Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado ao Excel básico, como somar, calcular média, colocar bordas, etc.
Por Patricis
Boa tarde!

Gostaria de saber com faço para mesclar vários dados iguais em uma planilha, sem ter que selecionar as célular e clicar no botão "Mesclar". Faço isso sempre manualmente, porém, como são vários dados, gostaria de saber se existe uma forma de mesclar as células iguais automaticamente na planilha.
Por Vidal
Posts Avatar
boa noite, Patricis.. como já foi dito aqui no fórum em outros tópicos... "existem várias formas de fazer a mesma coisa no Excel"... e seguindo esse conceito, eu posso citar e exemplificar duas destas maneiras.. outros que por aqui passarem talvez possam informar mais... mas por enquanto inicio com as minhas, ok?!
n°1 - Vc pode gravar uma macro realizando uma tarefa similar de mesclagem com o mesmo número de células... depois é só rodar a macro em todo lugar da planilha que vc quiser que tenha células mescladas.
n°2 - Vc pode usar o Ctrl+C para copiar uma área similar mesclada que tenha o mesmo formato que a área em que vc deseja executar mesclagens.... aí é só selecionar a célula superior esquerda da área em que vc deseja que seja feito a mesclagem e teclar Ctrl+V ;)
Por alexandrevba
Boa noite!!!

Tai algo que seria loucura ajudar alguém fazer, não há nada que eu mais odeie que mesclar células!

MAs porque esse tola necessidade?

Att
Por Vidal
Posts Avatar
Como assim, Alexandre? vc diz loucura, como? no sentido de ajudar alguém a mesclar células escrevendo códigos em VBA?
Por Vidal
Posts Avatar
...por ser complicado escrever códigos VBA para isso?
Por alexandrevba
Bom dia!!

Para quem não tem muita familiaridade com o excel, costumar usar células mescladas, o que na minha opinião (esse recurso), só atrapalha os novatos, eu sinceramente não gosto de células mescladas, para mim não tem utilidade!!

Att
Por Vidal
Posts Avatar
Bom dia,
Como muitos sabem, inclusive os novatos, o recurso de mesclar células realmente não uma finalidade operacional/funcional nos moldes de outras ferramentas.. da mesma forma que não tem finalidade operacional/funcional o tamanho de uma fonte... mas ele tem sim a sua finalidade; finalidade organizacional dos dados, ou de títulos de séries de dados.. finalidade de otimização de apresentação de dados para apresentação..impressão; e o usuário tem todo o direito de usar estes recursos da forma que melhor o atender... Existem outros recursos que podem ser implementados para que a pessoa gere relatórios de dados de outra forma, sem que seja pelo excel.. ok... mas isso não quer dizer que a pessoa não possa preparar uma Guia somente com os dados à serem apresentados.. com todo o respeito, acredito que vc foi infeliz no comentário em que diz que "é loucura" querer ajudar alguém a mesclar células.. eu acho que não... por isso dei idéias pra ele de como fazer.. principalmente pq ELE pediu... e deve ter os seus motivos .. e não cabe a mim e nem a ninguém julgar as necessidades dele como tola, você não acha, companheiro?! E tbm não me acho "louco" por querer ajudá-lo. Respeito o seu trabalho aqui.. reconheço que o seu conhecimento é enorme e admiro. Como já citei em outras oportunidades, acho muito legal suas apresentações em VBA e desejo muito aprender cada mais a respeito.. quem sabe um dia saber tanto quanto vc...
Mas acredito não ser muito elegante vc rotular as pessoas de "novatas" por quererem usar este ou aquele recurso... ou mesmo quem as deseja ajudar. Eu acredito sinceramente que tudo não tenha passado de um engano. Inclusive meu em achar que vc possa ter tido a intenção de ser indecoroso comigo ou com o amigo que criou o tópico.. sendo assim, deixo aqui as minhas desculpas.
Quanto ao tópico do amigo Patricis... continuo a deixar em aberto a solicitação: Se alguém souber alguma outra forma, senão a já citada no início do tópico, para solucionar a questão do Patricis, por favor, compartilhe aqui conosco o conhecimento. Desde já, o meu muito obrigado!
Por Henrique
Posts Avatar
Bom dia!

Também não gosto de usar células mescladas na planilha, pois atrapalha na seleção das células em alguns casos.

Um recurso interessante que "substitui" (entre aspas) o uso do mesclar células é o alinhamento na seleção, e desta forma não atrapalha em nada na seleção de múltiplas células. Vale a pena experimentar e ver se atende à sua necessidade.

Abraço,
Por Vidal
Posts Avatar
Eu gostaria de aprender isso, Henrique! Como é isso?!
Por Henrique
Posts Avatar
Vidal,

Para centralizar na seleção você digita o Texto ou Valor na célula e seleciona todas as que quer centralizar (como faz com o mesclar células), mas com CTRL 1 (propriedades) entre em alinhamento e selecione, centralizar na seleção. Veja passo a passo:

Imagem
Imagem
Por Vidal
Posts Avatar
Nossa!!! Excelente, Henrique! Vlw
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord