Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Bom dia!
preciso calcular o km de veículo onde a placa com o km está em diversas linhas, EX.: se ele aparecer na linha (19) e tiver o mesma placa na linha (5) ele irá procurar a placa e calcular o km rodado

agradeço a atenção
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Olá, @Ricardoadm .

Cole uma cópia da fórmula abaixo em J3 e arraste para baixo.
Código: Selecionar todos
=SE(OU(I3="";CONT.SE(I$2:I2;I3)=0);"NÃO CONSTA";G3-PROC(2;1/(I$2:I2=I3);G$2:G2))
osvaldomp escreveu: 16 Fev 2022 às 11:47 Olá, @Ricardoadm .

Cole uma cópia da fórmula abaixo em J3 e arraste para baixo.
=SE(OU(I3="";CONT.SE(I$2:I2;I3)=0);"NÃO CONSTA";G3-PROC(2;1/(I$2:I2=I3);G$2:G2))
Osvaldo, bom dia! a formula deu certo mas agora deparei com a seguinte situação:
como é para calcular a média de combustível diária, a na mesma planilha teve 2 abastecimento no dia, sendo um de Arla e outro de Diesel, em algumas situações, ela não calculou. veja o anexo
Ricardoadm escreveu: 17 Fev 2022 às 09:16 ... mas agora deparei com a seguinte situação:
Considerando que a planilha do segundo exemplo é diferente da planilha do primeiro exemplo então "seguinte situação" quer dizer "nova situação", ou seja, um novo critério. É isso? . :?

em algumas situações, ela não calculou. veja o anexo
Não é razoável você transferir para mim o trabalho de verificar em quais casos a fórmula "não calculou".
Além de "verificar" eu precisaria também "adivinhar" pois você não informou os resultados desejados. Você precisa informar em "quais células" o resultado não atende nessa "nova" estrutura, e não em "algumas situações".
Disponibilize uma nova planilha com 3 ou 4 placas de exemplo, com TODAS as variações possíveis para o abastecimento (exemplo abaixo) para cada uma das placas se essas variações forem relevantes para os cálculos. Coloque na coluna S TODOS os resultados esperados com AS NECESSÁRIAS EXPLICAÇÕES.
Ainda,
1. eu indiquei para você colocar a fórmula na linha 3 (J3), porém você colocou na linha 2 (K2) e fez os ajustes de endereços relativos/absolutos de forma incorreta nas fórmulas que estão em K2:K3
2. na coluna Placa não há células vazias, diferentemente do seu primeiro exemplo. Confirme, pois nesse caso esta parte da fórmula se torna desnecessária ~~~> OU(J3="";

Variações possíveis no abastecimento, se forem relevantes para os cálculos desejados.
a) datas iguais / combustíveis iguais
b) datas iguais / combustíveis diferentes
c) datas diferentes / combustíveis iguais
d) datas diferentes / combustíveis diferentes
Editado pela última vez por osvaldomp em 17 Fev 2022 às 14:05, em um total de 2 vezes.
osvaldomp escreveu: 17 Fev 2022 às 11:00
Ricardoadm escreveu: 17 Fev 2022 às 09:16 ... mas agora deparei com a seguinte situação:
Considerando que a planilha do segundo exemplo é diferente da planilha do primeiro exemplo então "seguinte situação" quer dizer "nova situação", ou seja, um novo critério. É isso? . :?

em algumas situações, ela não calculou. veja o anexo
Não é razoável você transferir para mim o trabalho de verificar em quais casos a fórmula "não calculou".
Além de "verificar" eu precisaria "adivinhar" pois você não informou os resultados desejados. Você precisa informar em quais células e não em "algumas situações".
Disponibilize uma nova planilha com 3 ou 4 placas de exemplo, com TODAS as variações possíveis para o abastecimento (exemplo abaixo) para cada uma das placas se essas variações forem relevantes para os cálculos. Coloque na coluna S TODOS os resultados esperados com AS NECESSÁRIAS EXPLICAÇÕES.
Ainda,
1. eu indiquei para você colocar a fórmula na linha 3 (J3), porém você colocou na linha 2 (K2) e fez os ajustes de endereços relativos/absolutos de forma incorreta nas fórmulas que estão em K2:K3
2. na coluna Placa não há células vazias, diferentemente do seu primeiro exemplo. Confirme, pois nesse caso esta parte da fórmula se torna desnecessária ~~~> OU(J3="";

Variações possíveis no abastecimento, se forem relevantes para os cálculos desejados.
a) datas iguais / combustíveis iguais
b) datas iguais / combustíveis diferentes
c) datas diferentes / combustíveis iguais
d) datas diferentes / combustíveis diferentes
Osvaldo, desculpe se não soube expressar, jamais queria transferir a responsabilidade, apenas solicitando ajuda.
coloquei no anexo o problema:
quando tem mudança de combustível, onde o km é o mesmo ele irá calcular o primeiro numero da referencia de baixa lá .. coloquei algumas setas para facilitar.
veja se pode me ajudar.
Olá, @Ricardoadm .

Pegando o exemplo que você destacou nas linhas 5 e 6, e que apresenta:
a) combustíveis diferentes
b) datas iguais
c) Referências diferentes
d) quilometragens iguais

Para este caso explique com exatidão:
1. a fórmula que está em K5 retorna 802. Esse é o resultado esperado? Se não for então explique com exatidão qual o cálculo que você quer fazer e qual o resultado esperado.
2. a fórmula em K6 retorna zero, suponho que seja este resultado que você quer mudar. Se sim, então explique com exatidão qual o cálculo que você quer fazer e qual o resultado esperado.

Explique também o que você quer fazer nos demais casos.

Se você não me passar as informações que preciso, aí não consigo lhe ajudar.

dica - para responder clique em + Resposta, localizada abaixo da última postagem. Só clique em Responder com citação se necessário.
Osvaldo, isso mesmo, a célula( K5) voltou com o resultado correto, porém a (K6) veio com (0), justamente pelo fato das datas (E5 e E6) serem as mesmas, ai ele considera a primeira.
Na pergunta anterior havia me perguntado sobre a coluna de (placas)(J) que antes tinha células vazias; isso irá acontecer. aqui não veio porque filtrei apenas em uma placa.
ai gostaria que a formula da coluna (K) conseguisse ler e identificar quando houver a diferença de Diesel ou ARLA que estão na coluna (A). e retornasse com o km percorrido. igual aparece na coluna (k5)

grato pela atenção.
Olá, @Ricardoadm .

A fórmula abaixo faz o cálculo da quilometragem em função da placa e do tipo de combustível.

Cole um cópia em K3.
=SE(OU(J3="";CONT.SES(A$2:A2;A3;J$2:J2;J3)=0);"NÃO CONSTA";H3-PROC(2;1/(J$2:J2=J3)/(A$2:A2=A3);H$2:H2))
osvaldomp escreveu: 18 Fev 2022 às 14:39 Olá, @Ricardoadm .

A fórmula abaixo faz o cálculo da quilometragem em função da placa e do tipo de combustível.

Cole um cópia em K3.
=SE(OU(J3="";CONT.SES(A$2:A2;A3;J$2:J2;J3)=0);"NÃO CONSTA";H3-PROC(2;1/(J$2:J2=J3)/(A$2:A2=A3);H$2:H2))

Olá Osvaldo, boa tarde.

Estou tentando usar essa fórmula em situações que eu utilizo, posso perguntar porque no "PROC" no valor_proc, (valor procurado) você colocou 2 nesse caso? Eu estou tentando entender para tentar montar a minha fórmula. Agradeço se puder responder.
Olá, @LARYSSABECKER .

Sugestão: disponibilize diretamente aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel com alguns dados, com os resultados desejados e com as necessárias explicações.
@osvaldomp,

Sou nova aqui Osvaldo, vim para aprender, gostaria de utilizar essa fórmula e só queria entender porque utilizou o 2 no PROC, pois normalmente a gente específica o valor que é para ser encontrado. Não sei se posso fazer isso aqui, se não pode, peço desculpas. Mas na realidade queria tentar entender para criar eu mesma, entendeu?

Obrigada :D
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord