Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Boa noite

Venho aqui junto de vós solicitar ajuda para um problema.

Andei pesquisando na internet e encontrei algumas coisas que tentei adaptar para a planilha que pretendo, mas não estou conseguindo, porque além de eu não perceber nada de VBA, o que encontrei vem tudo em separado e não consigo colocar junto, porque vai dar asneira de certeza.

Assim, pretendo que, cada usuário que entre só tenha acesso ( permissão ) que lhe for dada pelo Admin.
Na Aba Users, estarão os Usuários e as respectivas Senhas para entrarem na planilha.
Na Aba Acesso deverá estar quem tem permissão para ver ( mostrar ) cada Aba.
Assim:
Admin ( tem permissão para tudo, tudo visivel )
USER1 ( Aba Existentes, Aba Log, Aba Acessos ) Não pode ter acesso, devem ficar ocultas
UTILIZADOR1 ( Aba Existentes, Aba Log, Aba Acessos ) Não pode ter acesso, devem ficar ocultas
CARLOS ( Aba Existentes, Aba Log, Aba Acessos ) Não pode ter acesso, devem ficar ocultas
SUSANA ( Aba Existentes, Aba Log, Aba Acessos ) Não pode ter acesso, devem ficar ocultas

Como poderão ver, existem duas Abas Log, é para ficar uma, na qual pretendo que, sempre que cada usuário entre, registe a sua entrada na planilha, a data, a hora, o nome do Usuário que entrou, máquina, o usuário da máquina, e as alterações que possam fazer nas células, conforme está na Aba Logg, que queria que ficasse na Aba Log.

Assim de momento não me estou a lembrar de mais nada, se houver alguma duvida, estejam á vontade para perguntar, pois vocês é que percebem da matéria.

O código VBA existente deverá estar todo emaranhado, peço desculpa, pois é por isso que vos venho pedir ajuda.

Obrigado

Bom fim de semana

Tela de Login
User: Admin
Senha: 123
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa tarde PHSabater

Obrigado por me estar a tentar ajudar, mas da maneira que esse video está, obriga a ter que ir ao código VBA, e penso que existe outra maneira de dar acessos aos Usuários, através da Aba Acessos colocando True e False na planilhas que não queremos que os Usuários tenham acessos, ficando as mesmas Ocultas.

E pretendo também que fique registado tanto as suas entradas como as alterações que façam nas células.

Mas obrigado na mesma pela sua ajuda PHSabater.

Continuação de um bom domingo

Cumps
Não sei teu grau de domínio do vba, mas é possível tratar e fazer isso conforme as permissões doa usuários você mostra ou oculta as abas e através dos controles não permite alteração por esses usuários nas respectivas planilhas.
Não tive necessidade de fazer algo do tipo ainda, mas é bem tranquilo desenvolver.

Nós formulários você limita a abertura deles pelo grupo de permissões também.
Boa-tarde Bikke

Adaptei um código que eu tinha para a sua Planilha, aparentemente está funcionando, acessa as planilhas conforme permissão de cada usuário. Vai testando ai...!!!
Ainda não implementei a parte de Log, talvez eu demore um pouco.
Caso o "PHSabater" estiver com um "tempinho" disponível e puder dar uma mãozinha, será muito bem vinda.

Att,
Francisco
Boa noite fcarlosc2018

Obrigado desde já pela sua ajuda.

Quanto às permissões, fui testar está perfeito, é isto mesmo que pretendo.

Mas, tem uma coisa agora, os Usuários quando entram não ficam registados no Log como estava a ser feito.

E isso para mim é imprescindível para ter o controle dos Usuários.

Depois, só fica a faltar o registo das alterações que os Usuários possam fazer na Aba NumerosUsados na Aba Log.

Obrigado desde já fcarlosc2018

Cumps
Boa noite @fcarlosc2018

Obrigado pela tua preciosa ajuda, está a ficar uma maravilha sim senhor, está quase.

Quero te perguntar uma coisa, sff.

Os dados que estão na Aba Users da célula L1 para a direita, não podem estar na Aba Acessos ??
Fazia mais sentido, pois a Aba Users era mais para os Registos dos Usuários.
Neste momento só estão esses Usuários, porque são meramente figurativos ( estando agora só para ajudar na criação desta planilha ), e irão ser eliminados depois e Registados 10 outros juntando-se ao Admin.

Outra pergunta.

Há alguma possibilidade quando se abre a planilha de só aparecer a Tela de Login, nada mais, a Aba Menu não deverá aparecer.
Após colocar o nome de Usuário mais a Senha do Usuário e se tiver tudo certinho consoante o Usuário aí sim, é que deverá abrir a planilha e aparecer as Abas consoante as permissões de cada Usuário.

Fiz-me entender @fcarlosc2018??

Obrigado por tudo @fcarlosc2018

Cumps
Boa noite @fcarlosc2018

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda neste projecto.
Fui testar a planilha e reparei numa coisa.
Coloquei o nome do Usuário e a seguir a Senha do Usuário e depois cilquei no SAIR, o que devia acontecer era que não devia aparecer o Aba Menu mas sim fechar a planilha e sair.
Apareceu-me depois a opção se eu Desejo guardar as alterações, Sim, Não ou Cancelar.
Se eu Clicar em Cancelar a Planilha fica Aberta, não deve.

A outra coisa que acontece é, se eu não colocar o nome do Usuário nem a Senha do Usuário e clicar em SAIR, faz a mesma coisa que expliquei em cima.
Imagem

Podes-me ver isso, sff??
Deve haver aí uma falha no código VBA.

O botão << LOGOFF >> no final não deverá constar no Menu, não é necessário, pois cada Usuário entrará com a sua Senha e o seu Login e depois de terminar o seu trabalho nessa planilha deverá SAIR mesmo dessa planilha.
Portanto, não pretendo ter esse botão aí.

Fui testar a entrada dos Usuários e as alterações que possam fazer na Aba NumerosUsados e reparei que não está a fazer o Registo na Aba Logg dos Usuários que fazem essas alterações.
Assim o Admin não consegue saber quem foi a pessoa que em determinado dia fez a ou as alterações em determinada célula ou células.
Porque na Aba Logg regista, mas não me diz quem foi que fez as alterações.

Dava-me jeito.

Cumps
Bom-dia

Fiz as alterações e aparentemente está tudo OK...!
Também fiz testes na Aba NumerosUsados com usuários diferentes e está registrando as alterações na Aba Logg.
Já está bloqueando Usuários após digitar 5 vz a senha errada e não está mas aparecendo a Aba Menu quando clicar em SAIR conforme mencionou e removi o botão "LOGOFF" que eu estava usando apenas para testes pra não ter que fechar toda vez a planilha depois de fazer alguma alteração.

Att,
Francisco
Boa noite @fcarlosc2018

Isto da escrita é complicado, eu mais tarde é que me apercebi e já não fui a tempo de alterar o que escrevi e dizer para deixares estar o botão << LOGOFF >>, e depois do projecto estar concluído, aí sim, tirá-lo para não estares sempre a entrar e a sair, eu apercebi-me disso, portanto, fica a teu critério, deixares estar neste momento e mais tarde tirá-lo, para mim, neste momento é-me indiferente.

Fui testar as alterações que os Usuários possam fazer e não está a registar o Usuário que faz o Login com o das alterações.

Exemplo, fiz o Login com o Usuário da SUSANA, e escrevi Ola em D10, saí e entrei com o Login do Admin e fui ver no Logg, o usuário que lá está é Bikke, quando devia estar SUSANA.

Eu pretendo que apareça o nome do Usuário da Aplicação como está na Aba Log em F2

Portanto, não está a registar quem faz as alterações na Aba NumerosUsados.

Podes me ver isso, sff

Obrigado

Cumps
Boa noite @fcarlosc2018

Há alguma possibilidade de na Aba Logg nas células G2 a G400 ( Valor Anterior ) e H2 a H400 ( Valor Novo ) poderem aparecer os dados correctos quando se faz uma alteração ??

Exemplo: Na célula C7 da Aba NumerosUsados, que leva um número de 5 algarismos, nas células G2 e H2 da Aba Logg aparece em formato data, e se eu formatar e colocar em texto, resolvo essa parte, mas, aparece logo outro problema.

Quando se faz uma alteração nas células F7 a F226 ou em G7 a G226 da Aba NumerosUsados que são Datas, nas células G2 a G400 e em F2 a F400 as datas não aparecem, aparecem números.

Dá para resolver isto @fcarlosc2018.

Obrigado pela tua ajuda.

Continuação de um bom Domingo

Cumps
Boa-tarde

O que eu consegui por enquanto é que na Aba NumerosUsados nas colunas com data, usei:

Formatar Células -- Personalizado e coloquei -- 00\/00\/0000

Na Aba Logg nas colunas que gravam as alterações, coloquei: Geral;00\/00\/0000

No caso vai ficar assim:
ex.: 20032022
e se tiver um zero à esquerda irá ficar assim: 1032022

Att,
Francisco
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord