Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por Jimmy
Olá Nuno,

Desculpe a demora em responder.

Eu prefiro fazer as alterações em fases, para evitar a possibilidade de ter que voltar atras por um erro no início.

Eu fiz a primeira fase, que é limpar os Soldos zero das duas primeiras planilhas. Teste primeiro, e ai passamos para a fase seguinte. A macro pode ser acionada por botão, ou por teclado. Inicialmente coloque apenas teclado: segure CTRL+SHIFT e pressione Q.

Segunda fase:
Precisava que em tudo o que tenha saldo nessa coluna passasse para outro ficheiro as colunas Data (D), Código cliente (E), Nome cliente (F), Resp (G), Coluna H, Numero factura (C), Condições de pagamento (J), Saldo (R) e vencimento (K) por esta ordem.
Perguntas:
- Vamos pegar o que tem saldo das duas planilhas limpas na fase 1, ou apenas de 1 delas? Se for de 1, qual?
- A ordem das linhas será a mesma que está nas planilhas?
- O ficheiro onde serão colocados esses valores existe ou será criado um ficheiro novo?
- Se já existe, qual o nome? Está na mesma pasta do Livro 2? Pode mandar o modelo?
- Se for novo, com que nome será salvo? Em que pasta? Deve ter a mesma formatação de colunas que o Livro 2?

Acabando esta fase, partimos para a próxima.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por nmcaslb
Oi Jimmy
Sem problema, respondes quando for possível. A ver se te consigo explicar o que pretendo, porque há alguns passos que não fui claro no e-mail inicial. Eu tenho uma planilha onde tenho estas 3 folhas que te mandei com mais outras folhas. Desse ficheiro eu quero que a macro faça uma cópia dessas 3 folhas para uma planilha nova. Depois dessa cópia feita, quero que a macro retire as ligações externas dessas folhas. A seguir é para fazer o que já fizeste na macro, ou seja retirar todas as linhas que tenham saldo zero na coluna R (nas duas primeiras folhas). Depois desse passo feito quero que fiquem nas duas primeiras folhas apenas as colunas C (num), D (data), E (sem título), F (Cliente), G (resp), H (sem título), J (cond), K (venc) e R (Saldo), todas as outras colunas são para eliminar. Na terceira folha quero que fiquem apenas as colunas A (data), B (cod), C (nome), D (resp), F (débito) e K (vencimento), todas as outras colunas são para eliminar. Depois desta seleção feita, queria numa fase seguinte que ele reunisse as informações das 3 folhas numa só, mas com atenção que na terceira folha apenas me interessa o primeiro setor (até à linha 16). Ou seja numa nova planilha queria que ele passasse todas as linhas das folhas 19clientes, 19clientes-M e despesas (primeiro setor). O último passo é re-ordenar as colunas pela ordem que segue no ficheiro que vou anexar, que é o resultado final. Como podes verificar na planilha em anexo, a ordem por que ficam os dados é primeiro a coluna da data ( das três folhas ), depois as coluna do código e do nome do cliente (tembém das três folhas), depois fica a coluna H das duas primeiras folhas (que não tem título) a seguir fica a coluna do numero da factura (das primeiras duas folhas), a seguir vem a coluna F (só da terceira folha), a seguir vem a coluna das condições de pagamento (só das duas primeiras folhas), depois vem a coluna do saldo (das três folhas) e por fim a coluna do vencimento (das três folhas). Se precisares de mais alguma coisa diz.

Obrigado e cumprimentos,

Nuno
Por Jimmy
Olá Nuno
Eu tenho uma planilha onde tenho estas 3 folhas que te mandei com mais outras folhas. Desse ficheiro eu quero que a macro faça uma cópia dessas 3 folhas para uma planilha nova.
OK. Salvei com mesmo nome da planilha, acrescido da palavra RESUMO no final. Se quiser diferente disso, me diga.
Depois dessa cópia feita, quero que a macro retire as ligações externas dessas folhas.
“Retire” quer dizer limpe as células, apague seu valor, ou transforme seu valor em valor fixo? A principio, transformei em valores.

Poderia indicar nas folhas, em que células estão essas ligações externas?
Depois desse passo feito quero que fiquem nas duas primeiras folhas apenas as colunas C (num), D (data), E (sem título), F (Cliente), G (resp), H (sem título), J (cond), K (venc) e R (Saldo), todas as outras colunas são para eliminar.
Ok
Na terceira folha quero que fiquem apenas as colunas A (data), B (cod), C (nome), D (resp), F (débito) e K (vencimento), todas as outras colunas são para eliminar.
Ok, mas a coluna F não é de DÉBITO, e sim a I. Deixei a I (débito).
A seguir é para fazer o que já fizeste na macro, ou seja retirar todas as linhas que tenham saldo zero na coluna R (nas duas primeiras folhas).
Ok
Depois desta seleção feita, queria numa fase seguinte que ele reunisse as informações das 3 folhas numa só, mas com atenção que na terceira folha apenas me interessa o primeiro setor (até à linha 16). Ou seja numa nova planilha queria que ele passasse todas as linhas das folhas 19clientes, 19clientes-M e despesas (primeiro setor).
Como juntas as 3 se há colunas nas 2 primeiras que não existem na terceira, e vice-versa?
Que existem nas 2 primeiras, e não na terceira: Num, sem título, Cliente, sem título, Cond, Saldo.
Que existem na terceira e não nas 2 primeiras: Cod, Nome, Débito.

Teste até aqui, e quando estiver tudo ok continuamos.

Jimmy San Juan
Por nmcaslb
Olá Jimmy
Com a grande ajuda que me deste e os conhecimentos de VBA que tenho fui tentar completar a macro e acho que consegui chegar ao que queria. Segue o ficheiro em anexo com a macro (podes ter que fazer algumas adaptações na macro), porque eu fiz com seleção de nome de ficheiro. Vê o que achas e se achares que posso melhorar alguma coisa diz-me, até porque acho que está a demorar muito tempo a eliminar as linhas que têm saldo zero. Se calhar fui eu que coloquei informação a mais.
Se qualquer forma muito obrigado pela ajuda, sem ela não teria conseguido.
Cumprimentos
Nuno
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord