- 18 Jul 2019 às 10:58
Nuno, bom dia.
Obrigado pelo like.
Segue a planilha com a macro. Veja que você mesmo pode alterar as colunas-chave (de códigos e de resultado) caso haja mudança na planilha. Basta abrir a macro e alterar as 3 primeiras linhas. Se não souber como abrir a macro, me diga que eu te explico.
Você havia falado em 500 mil linhas, mas esta planilha que passou só tem 26 mil. Testei o tempo de execução e foi de menos que 3 segundos.
Eu exclui a coluna de fórmulas, porque elas tornam a planilha pesada, e com elas a execução da macro passa de 3 para 15 segundos. O resultado da macro foi idêntico ao da fórmula, exceto pela última linha de dados (linha 26608, que a macro deixou em branco e a fórmula resultou #NÚM!.
Eu mantive um botão para a execução da macro, mas coloquei uma alternativa que é segurar as teclas CTRL+SHIFT e teclar Q, que permite acionar a macro de qualquer lugar da planilha. Se dessa forma resultar mais prático, o botão pode ser apagado.
A vantagem de ter as fórmulas é que não há a necessidade de executar a macro, pois elas são calculadas automaticamente. Dependendo da forma de operação da planilha, elas podem ser melhor opção que a macro, que é acionada manualmente. Há formas de tornar a execução da macro também automática, mas para isso seria necessário conhecer a forma com que a planilha é operada, para evitar execuções sucessivas e desnecessárias.
Caso opte pelas fórmulas, creio que precisam de um pequeno ajuste, porque quando inseri uma linha nova na linha 1 ou 2, as fórmulas não funcionaram adequadamente.
Jimmy
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Nas mensagens que te ajudaram de alguma forma, dê seu LIKE: clique no "positivo" (ícone OBRIGADO).
Se o problema está encerrado, por favor, clique em MARCAR RESOLVIDO.