Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por rfialkoski
Boa noite! Estou com o seguinte problema para resolver:
Imagine esta condição hipotética:

=SE(E(A1=E1:E10;B1=F1:F10);"RESULTADO 1";"RESULTADO 2")

Ou seja, eu quero saber se A1 está contido no intervalo E1:E10 e B1 está contido no intervalo F1:F10 ao mesmo tempo.
Se a resposta for verdadeira, retorna "RESULTADO 1", senão retorna "RESULTADO 2".
Qual a melhor solução para este caso?
Abraços!
Por Vidal
Posts Avatar
A Função =E(teste lógico1; teste lóico2; etc...) irá retornar VERDADEIRO se todos os testes lógicos informados forem checados como verdadeiros.. em nosso caso o teste lógico 1 é ... se I3 > 0 ou se o resultado de CONT.SE(E1:E10;A1) retornará VERDADEIRO.... e o teste lógico 2 é se I4 > 0 ou o resutado de CONT.SE(F1:F10;B1) retornará VERDADEIRO.... e se estes dois tetes lógicos forem verdadeiros.. o resultado da Função =E() será tbm VERDADEIRO.... e pra finalizar.... usando a Função =SE() SE o resultado de E() for VERDADEIRO.. a Função SE retornará "Resultado 1" como resposta.... mas SE o resultado de E() for FALSO.. a Função SE retornará "Resultado 2".
Por Vidal
Posts Avatar
Arquivo em anexo!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Vidal
Posts Avatar
Bom dia, Henrique!... então, amigo. Não funciona assim.. pq na sua função só vai retornar "Resultado1" se a somatória dos CONT.SE der 2... na verdade.... qualquer somatório... independente das parcelas (desde que não seja ZERO) tem que dar resultado UM.. por isso eu fiz o teste logístico >0 ... qualquer resultado da cont.se que seja maior que zero.... e se as duas cont.se forem maiores que zero.. então é "Resultado1"
Bom dia Vidal,

Você tem razão!
Conforme proposto no enunciado do Post do rfialkoski. Veja:
=SE(E(A1=E1:E10;B1=F1:F10);"RESULTADO 1";"RESULTADO 2")

Ou seja, eu quero saber se A1 está contido no intervalo E1:E10 e B1 está contido no intervalo F1:F10 ao mesmo tempo.
Se a resposta for verdadeira, retorna "RESULTADO 1", senão retorna "RESULTADO 2".
Neste caso, e conforme minha sugestão de fórmula (AGORA COM UMA ADAPTAÇÃO NO CASO DE TER MAIS DE UMA VEZ NO CONJUNTO), irá apresentar RESULTADO 1 se as duas condições estiverem VERDADEIRAS, ou seja, A1 está contido em E1:E10 e B1 está contido em F1:F10.
Código: Selecionar todos
=SE(SE(CONT.SE($E$1:$E$10;$A$1)>0;1;0)+SE(CONT.SE($F$1:$F$10;$B$1)>0;1;0)=2;"RESULTADO 1";"RESULTADO 2")
Questão de lógica! :geek:

Obrigado pelo seu post. Abraço amigo.
Vidal escreveu:Bom dia, Henrique!... então, amigo. Não funciona assim.. pq na sua função só vai retornar "Resultado1" se a somatória dos CONT.SE der 2... na verdade.... qualquer somatório... independente das parcelas (desde que não seja ZERO) tem que dar resultado UM.. por isso eu fiz o teste logístico >0 ... qualquer resultado da cont.se que seja maior que zero.... e se as duas cont.se forem maiores que zero.. então é "Resultado1"
Editado pela última vez por Henrique em 16 Out 2015 às 13:03, em um total de 1 vez.
Por Vidal
Posts Avatar
não não, Henrique.. o que está proposto no tópico dele é exatamente o que eu te disse, amigo.. tanto que ele mesmo agradeceu o meu comentário...veja vc mesmo... então... veja que o que ele realmente propõe está no texto dele...escrito abaixo da fórmula que ele pôs lá... fórmula que ele pôs foi apenas uma forma de exemplo de como ele estava tentando montar a função... função pra fazer o quê?.. exatamente pra fazer aquilo que ele escreveu no texto abaixo da fórmula... por isso ele pediu ajuda pra criar a fórmula... por isso vc não pode levar em conta a fórmula dele... mas sim o texto dele, meu amigo!
Vidal escreveu:não não, Henrique.. o que está proposto no tópico dele é exatamente o que eu te disse, amigo.. tanto que ele mesmo agradeceu o meu comentário...veja vc mesmo... então... veja que o que ele realmente propõe está no texto dele...escrito abaixo da fórmula que ele pôs lá... fórmula que ele pôs foi apenas uma forma de exemplo de como ele estava tentando montar a função... função pra fazer o quê?.. exatamente pra fazer aquilo que ele escreveu no texto abaixo da fórmula... por isso ele pediu ajuda pra criar a fórmula... por isso vc não pode levar em conta a fórmula dele... mas sim o texto dele, meu amigo!
Você tem razão. Eu editei o post acima. Obrigado novamente.

Abraço.
Por Vidal
Posts Avatar
mas de qualquer forma... agradeço a atenção, amigo! conforme ele e vc podem ver...o que criei atende exatamente ;) mas é claro... outras formas de fazer a mesma coisa são sempre bem vindas. eu mesmo postei ontem ..antes de ontem... sei lá... uma planilha com duas formas de resolver um problema solicitado por outro amigo aqui do site..uma com indice ...e outra com procv... sem problemas! Acho muito legal aprender outras formas de fazer algo... além de legal..acho importante.. pois tem situações q realmente.. não vai dar pra fazer de um jeito... aí é importante vc saber fazer de outro jeito tbm.
Por Henrique
Posts Avatar
Exatamente!

O Excel nos permite esta versatilidade de formas diferentes de fazer a mesma coisa. Em alguns casos uma forma é melhor do que a outra em performance, mas mesmo assim vale a pena aprender e nos enriquecer de conhecimento.

Bom final de semana amigo.
Por Vidal
Posts Avatar
Opa! Maravilha! Um excelente final de semana pra todos nós! forte abraço!
Por rfialkoski
Agradeço aos amigos Vidal e Henrique pela atenção e solução do problema. O Excel é sensacional, nos dá muitas possibilidades. Usei um exemplo hipotético. O que precisava é exatamente a solução apresentada pelo Vidal. A solução do Henrique também foi útil e com certeza agregou mais conteúdo ao meu conhecimento.
Muito obrigado!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord