Página 1 de 1

Problema com vínculo de planilhas

Enviado: 26 Jun 2018 às 17:39
por mabdala
Criei duas planilhas uma com valores de venda mensal, discriminada por itens e no final com o valor do somatório total dos itens.
A segunda planilha, apresenta os valores totais retirados da primeira planilha.

Utilizei o seguinte comando para copiar os valores da primeira planilha: =[Mensal.xlsx]Planilha1!$D$8

O problema acontece quando preciso adicionar mais linhas na primeira planilha. Quando os dois arquivos estão abertos, eu adiciono linhas normalmente para colocar mais itens na primeira planilha e o somatório dos itens funciona certinho, passando o valor total para a segunda planilha.

Porém, quando a planilha anual está fechada e adiciono mais itens na planilha mensal e salvo. Ao abrir a planilha anual e clicar para atualizar o vínculo, ele retira apenas o valor referente a célula D8 da planilha mensal e não mais o valor total, que no caso se tiver adicionado apenas 1 item, estaria agora na D9.

Não sei se ficou bem claro, mas vou anexar as planilhas para entender melhor.
Mensal.xlsx
Anual.xlsx

Problema com vínculo de planilhas

Enviado: 26 Jun 2018 às 18:31
por cyllio
Olá mabdala, nem abri seu arquivo, mas se for o que estou pensando um simples ajuste nos seus intervalos de soma resolveriam.
Tente ao invés de trabalhar com colunas isoladas usar na área de dados o tipo TABELA. Se não gosta de usar essa formatação (eu também evito) defina intervalos nomeados. Para isso selecione a área a ser somada e no menu fórmulas/gerenciador de nomes defina um nome para sua área de dados. No outro arquivo ao invés de apontar para a coluna ou área de dados aponte para este intervalo nomeado criado (use F3 dentro da fórmula para uma ajuda extra).
Como eu disse, não sei se é isso q vc precisa.

Re: Problema com vínculo de planilhas

Enviado: 26 Jun 2018 às 18:38
por gfranco
Boa tarde.
Minha sugestão é utilizar apenas uma pasta de trabalho (vínculos externos devem ser evitados sempre que possível. Pelo menos na construção de fórmulas). Se for inevitável, utilize o power query para consolidar os dados numa pasta à parte.
Para esse caso apresentado, eu faria uma única base de lançamento com colunas individuais para lançar vendas e comissões mais um campo de data.
Feito isso, uma tabela dinâmica te fornecerá os resultados esperados.