Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Meus caros colegas aqui do fórum, gostaria de agradecer, por todas as ajudas prestadas.
Recentemente comecei meus estudos em vba e não era familiarizado com nada de programação...sou apenas um curioso que deseja otimizar o tempo de trabalho dos meus colegas aqui do trabalho.
Entrei nessa empreitada e estou concluindo meu primeiro projeto em vba; trata-se de um formulário de cadastro simples.

Porém, estou com um problema capital, que deve ser a dúvida de muitas pessoas que irão utilizar o formulário em rede ou em outras máquinas que possuem os mais diversos tipos de resolução de tela...já pesquisei aqui no fórum e em outros..de diversas formas, mas não consegui testar nada que desse certo!

Alguém sabe algum código de ajuste de resolução automática que se ajuste à resolução da tela sem conhece-lá.
Meu UserForm foi criado na resolução recomendável do meu monitor (1280x1024)
As resoluções que irão executar meu form são:
1280 x 1024 - original, aonde foi feito o userform
1366 X 768
1440 x 900
Meu form em alguns monitores não aparece os botões de controles..e nem da pra ajustar o tamanho do form com o mause.
Mas uma vez meu muitíssimo obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por AMORIM123 em 26 Out 2017 às 09:16, em um total de 1 vez.
Amorim
Bom dia,

Cara eu tive um problema desses um tempo atras e resolvi reduzindo as dimensões do meu form e incluindo uma barra de rolagem...
Sei que não é a melhor solução para o problema, mas resolvi desta forma e dei continuidade ao desenvolvimento.

Aqui no fórum existe uma galera bem fera, possivelmente surjam melhores soluções... De qualquer forma segue ai minha contribuição!!!
Amorim
Bom dia novamente,

Andei estudando sobre teu problema. Encontrei esta solução:

> Cole o código abaixo no Form:
Código: Selecionar todos
Private Declare Function GetSystemMetrics32 Lib "User32" _
    Alias "GetSystemMetrics" (ByVal nIndex&) As Long

Private Sub UserForm_Initialize()
    Dim nFator As Single
    nFator = 0.75
    Me.Width = GetSystemMetrics32(0) * nFator
    Me.Height = GetSystemMetrics32(1) * nFator
End Sub
Amorim

Observe que ele foi dimensionado ao tamanho da tela cheia, porém pude observar que o teu problema está no Height e não no Width, acredito que a barra de rolagem continua sendo a melhor das opções!!!

Vamos aguardar pra ver se mais alguem aqui do Forum tem uma solução.
Caro Wesley, ainda não encontrei minha solução..continuo pesquisando!
Em uma dessas minhas pesquisas achei uma planilha bacana..nessa planilha, cujos créditos são de Andy Pope, o cara escreveu um código em que o UserForm VBA assume as propriedades ANCHOR(TOP+LEFT por padrão, porém pode ser configurado) que esta disponível no windows forms e em outras linguagens (acho que é esse o termo). Enfim da uma conferida nessa planilha que achei é bem interessante...tentarei adaptar, com meus conhecimentos ao que desejo.

Segue anexo!
Meu caro amigo wesleyribeiro123
Não pude deixar de compartilhar esse arquivo!
O projeto anteriormente compartilhado realmente era incrível,porém bem extenso e difícil de ajustar às necessidades subjetivas (principalmente se for um calouro em vba, como eu!); encontrei esse código abaixo e realmente é muito massa! Ele possibilita um redimensionamento em qualquer direção com autoajuste de todos os controles de formulário.
Analisem é incrível mesmo!

' No módulo
Option Explicit

Declare PtrSafe Function FindWindowA& Lib "User32" (ByVal lpClassName$, ByVal lpWindowName$)
Declare PtrSafe Function GetWindowLongA& Lib "User32" (ByVal hWnd&, ByVal nIndex&)
Declare PtrSafe Function SetWindowLongA& Lib "User32" (ByVal hWnd&, ByVal nIndex&, ByVal dwNewLong&)

' Déclaration des constantes
Public Const GWL_STYLE As Long = -16
Public Const WS_MINIMIZEBOX = &H20000
Public Const WS_MAXIMIZEBOX = &H10000
Public Const WS_FULLSIZING = &H70000

'Attention, envoyer après changement du caption de l'UF
Public Sub InitMaxMin(mCaption As String, Optional Max As Boolean = True, Optional Min As Boolean = True, Optional Sizing As Boolean = True)
Dim hWnd As Long
    hWnd = FindWindowA(vbNullString, mCaption)
    If Max Then SetWindowLongA hWnd, GWL_STYLE, GetWindowLongA(hWnd, GWL_STYLE) Or WS_MAXIMIZEBOX
    If Min Then SetWindowLongA hWnd, GWL_STYLE, GetWindowLongA(hWnd, GWL_STYLE) Or WS_MINIMIZEBOX
    If Sizing Then SetWindowLongA hWnd, GWL_STYLE, GetWindowLongA(hWnd, GWL_STYLE) Or WS_FULLSIZING
End Sub
'no cód do form
Option Explicit

Dim Lg As Single
Dim Ht As Single
Dim Fini As Boolean

Private Sub UserForm_Initialize()
Dim i As Integer, L As Integer, TB

InitMaxMin Me.Caption
    Ht = Me.Height
    Lg = Me.Width

End Sub

Private Sub UserForm_Resize()
    Dim RtL As Single, RtH As Single
        If Me.Width < 300 Or Me.Height < 200 Or Fini Then Exit Sub
        RtL = Me.Width / Lg
        RtH = Me.Height / Ht
        Me.Zoom = IIf(RtL < RtH, RtL, RtH) * 100
End Sub

Private Sub UserForm_Terminate()
    Fini = True
End Sub
Em anexo o arquivo para apreciação, espero ter ajudado!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord