Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por MarcoALJR
Bom dia Pessoal,

Preciso calcular o juros referente a uma determinada parcela de emprestimo de varios emprestimos(tabela Price), entretanto cada emprestimo possui datas, parcelas e taxas diferente. Segue abaixo a lista de emprestimos:

Imagem

O resultado do calculo também depende do mês que eu estou analisando, ou seja, preciso arrastar a formula para varios meses.

Contudo criei a seguinte formula na celula B3 e arrastei para as demais colunas:
=SUMPRODUCT((($H$3:$H$7)<B2)*(($J$3:$J$7)>B2)*(PV($M$3:$M$7;($N$3:$N$7)-IFERROR(DATEDIF($H$3:$H$7;B2;"M");0);-$K$3:$K$7))*($M$3:$M$7))
Imagem

Primeira Parte
B2 = Mês que estou apurando/analisando
($H$3:$H$7) = Data de Emissão
logo (($H$3:$H$7)<B2) = testa quais emprestimos começaram depois do mês apurado
($J$3:$J$7) = Data de encerramento do emprestimo
logo (($J$3:$J$7)>B2) = testa quais emprestimo terminam depois do mês apurado
Portanto (($H$3:$H$7)<B2)*(($J$3:$J$7)>B2) testa quais emprestimos estão "ativos" no mês apurado (B2)

Segunda Parte
PV = Saldo devedor
Taxa = $M$3:$M$7
Nper = ($N$3:$N$7)-IFERROR(DATEDIF($H$3:$H$7;B2;"M");0) =
Pmt = -$K$3:$K$7

PV*Taxa = Juros
(PV($M$3:$M$7;($N$3:$N$7)-IFERROR(DATEDIF($H$3:$H$7;B2;"M");0);-$K$3:$K$7))*($M$3:$M$7))

até aqui tudo bem...mas quando faço o calculo separado usando o F9 eu chego nos seguintes resultados
=SUMPRODUCT((($H$3:$H$7)<B2)*(($J$3:$J$7)>B2)*(PV($M$3:$M$7;($N$3:$N$7)-IFERROR(DATEDIF($H$3:$H$7;B2;"M");0);-$K$3:$K$7))*($M$3:$M$7))
=SUMPRODUCT({TRUE;TRUE;FALSE;TRUE;FALSE}*{TRUE;TRUE;TRUE;TRUE;TRUE}*{393,54;622,13;1267,15;209,90;32,80})
=SUMPRODUCT({1;1;0;1;0}*{393,54;622,13;1267,15;209,90;32,80})
=SUMPRODUCT({393,54;622,13;0;209,90;0})
=1225,58

mas sem usar o F9 o resultado direto da formula é
=1105,59

Porque o resultado direto é diferente? fazendo o calculo na calculadora o valor correto é de 1225,58....onde estou errando no SUMPRODUCT?

Alguem pode me ajudar?!? estou quebrando a cabeça com isso ja faz tempo e não consigo descobrir kkkkk

Abraçoo!!
Por laennder
$H$3:$H$7)<B2 testa quais emprestimos começaram ANTES do mês apurado

sendo assim, o resultado será todos os empréstimos que começaram ANTES DO MÊS apurado e terminaram depois, não?

Todos os empréstimos que começaram no mês apurado, não serão contabilizados.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord