Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por NikaS
Posts Avatar
Olá, estou criando uma planilha com 31 abas. cada aba se refere a um dia do mês, e sempre proxima aba terá que ter um valor da anterior, para que eu possa obter o resultado do dia atual. Porém nem sempre o valor que eu quero estará na anterior , pode estar por exemplo no dia 10 ou 5 e assim por diante. Então gostaria de uma formula que a celula procure o ultimo dado que eu preenchi mas ate achar esse valor queria que ele procurasse nas outras. Exemplo
dia 19 e o ultimo registro de km que fiz por exemplo de um carro de numero 008 foi dia 10 então o excel teria que procurar no dia 18,17,16,15,14,13,12,11 e por fim 10 quando achar o valor do dia 10 ele tem q ficar satisfeito e copiar o valor da celula para o dia 19. alguem pode me ajudar por favor? urgente..
Por DJunqueira
Este tipo de separação das abas por dia é um péssimo uso do Excel.
Utilize apenas uma aba p/ visualização e outra p/ reter os dados.
Utilize uma célula para selecionar o dia q vc quer ver puxando os dados de uma tabela.
Nikas, o q o @djunqueira sugeriu foi você montar uma base única com as informações de todos os dias em uma única aba, assim fica mais fácil para fazer gráficos, analisar, montar tabelas, etc...
Por Parkeless
Posts Avatar
NikaS,

Você quebrou uma regra do fórum postando novamente... cuidado com isso. Mas enfim,

Sinceramente, não entendi o que você precisa. Poderia por favor postar uma planilha exemplificando sua necessidade? Quanto mais detalhes, melhor.
NikaS vc não precisa de todas aquelas abas, na planilha abaixo eu acrescentei uma coluna de data e é isso o q vc deve fazer, manter todos os dados na aba Arquivo acrescentando a data na coluna A, assim ficará muito mais fácil vc fazer qq pesquisa p/ ranking.
Por Deciog
NikaS

Caso queira ficar com o seu modelo de planilha, melhorei as formula não mudei nada só coloquei como deve ser feito.

Também pode mudar como eu fiz no modelo que o DJunqueira fez que é ótimo também.

Esperando ter ajudado

Décio
Por NikaS
Posts Avatar
DJunqueira escreveu:NikaS vc não precisa de todas aquelas abas, na planilha abaixo eu acrescentei uma coluna de data e é isso o q vc deve fazer, manter todos os dados na aba Arquivo acrescentando a data na coluna A, assim ficará muito mais fácil vc fazer qq pesquisa p/ ranking.

Mas como faço para puxar o último valor e aplicar a mesma formula que estou usando.??
Por NikaS
Posts Avatar
Deciog escreveu:NikaS

Caso queira ficar com o seu modelo de planilha, melhorei as formula não mudei nada só coloquei como deve ser feito.

Também pode mudar como eu fiz no modelo que o DJunqueira fez que é ótimo também.

Esperando ter ajudado

Décio

Me ajudou bastante Décio, porém não existe nenhuma formula que procure o ultimo valor de hodômetro, sem eu ter que ficar repetindo a mesma coisa em cada aba até que o resultado se altere?Please..
NikaS escreveu:
DJunqueira escreveu:NikaS vc não precisa de todas aquelas abas, na planilha abaixo eu acrescentei uma coluna de data e é isso o q vc deve fazer, manter todos os dados na aba Arquivo acrescentando a data na coluna A, assim ficará muito mais fácil vc fazer qq pesquisa p/ ranking.
Mas como faço para puxar o último valor e aplicar a mesma formula que estou usando.??
Isso é ultra simples NikaS, é só vc passar todos os seus registros das outras abas - COM A RESPECTIVA DATA - p/ a aba Arquivo, de lá vc puxa a informação q vc quiser com MUITO mais facilidade. Separar datas por abas é uma insanidade q os novatos costumam fazer.
Refaça sua planilha q nós te guiamos p/ fazer o q vc quer e muito mais.
Por NikaS
Posts Avatar
Parkeless escreveu:NikaS,

Você quebrou uma regra do fórum postando novamente... cuidado com isso. Mas enfim,

Sinceramente, não entendi o que você precisa. Poderia por favor postar uma planilha exemplificando sua necessidade? Quanto mais detalhes, melhor.
Desculpe, não farei mais.

A planilha esta la em cima.
Por Parkeless
Posts Avatar
Boa tarde,

Pela descrição do NikaS, me pareceu que ele precisa é de uma função que retorne o último "HODOMETRO ATUAL" de cada veículo, procurando nas abas anteriores o mais recente; se for isso, a solução abaixo deve atender, no layout atual (que não é o mais adequado, mas enfim).

Fiz uma função simples, que faz um PROCV pelas abas anteriores à atual, até achar algum valor na coluna "Hodometro Atual".
Código: Selecionar todos
Function UltimoHodometro(Veículo As Range)
Dim Planilha As Worksheet
Set Planilha = Veículo.Parent
Application.Volatile

Dim i As Long

For i = Planilha.Name - 1 To 1 Step -1
    UltimoHodometro = Application.WorksheetFunction.VLookup(Veículo.Value, Sheets(i).Range("A:C"), 3)
        If UltimoHodometro <> "" Then: Exit For
Next i

End Function
Acabou ficando um pouco lenta, porque são muitas planilhas para fazer PROCV :D

Mas, conforme você for preenchendo os dados, a tendência é a fórmula ir carregando mais rápido, porque ela busca da última aba para trás (se ela achar logo de primeira, vai terminar bem mais rápido).

Anexa a aplicação - função inserida na coluna D6 a D101 de cada aba, com exceção da primeira e última.
Por Deciog
NikaS

Outra forma de fazer planilha é colocando Abas de Janeiro a Dezembro, tudo que estiver relacionado em Janeiro fica na Aba Janeiro e assim por diante, pois imagina a linguiça que vai ficar a sua planilha, colocando tudo numa só o ano todo.

Sugiro mudar pois assim é a maneira que grande parte usa, podendo depois ter resumos por mês, gráficos e se quiser por dia.

Tentando ajudar para melhor se vista pelos seus usuários.

Décio
Por NikaS
Posts Avatar
Parkeless escreveu:Boa tarde,

Pela descrição do NikaS, me pareceu que ele precisa é de uma função que retorne o último "HODOMETRO ATUAL" de cada veículo, procurando nas abas anteriores o mais recente; se for isso, a solução abaixo deve atender, no layout atual (que não é o mais adequado, mas enfim).

Fiz uma função simples, que faz um PROCV pelas abas anteriores à atual, até achar algum valor na coluna "Hodometro Atual".
Código: Selecionar todos
Function UltimoHodometro(Veículo As Range)
Dim Planilha As Worksheet
Set Planilha = Veículo.Parent
Application.Volatile

Dim i As Long

For i = Planilha.Name - 1 To 1 Step -1
    UltimoHodometro = Application.WorksheetFunction.VLookup(Veículo.Value, Sheets(i).Range("A:C"), 3)
        If UltimoHodometro <> "" Then: Exit For
Next i

End Function
Acabou ficando um pouco lenta, porque são muitas planilhas para fazer PROCV :D

Mas, conforme você for preenchendo os dados, a tendência é a fórmula ir carregando mais rápido, porque ela busca da última aba para trás (se ela achar logo de primeira, vai terminar bem mais rápido).

Anexa a aplicação - função inserida na coluna D6 a D101 de cada aba, com exceção da primeira e última.

Obrigadaaa, era isso mesmo que eu queria.. Mas irei tentar melhorar essa planilha. Como os outros disseram, fiquei foi com vergonha agora. :D :D Obrigada mesmo.
Por NikaS
Posts Avatar
Deciog escreveu:NikaS

Outra forma de fazer planilha é colocando Abas de Janeiro a Dezembro, tudo que estiver relacionado em Janeiro fica na Aba Janeiro e assim por diante, pois imagina a linguiça que vai ficar a sua planilha, colocando tudo numa só o ano todo.

Sugiro mudar pois assim é a maneira que grande parte usa, podendo depois ter resumos por mês, gráficos e se quiser por dia.

Tentando ajudar para melhor se vista pelos seus usuários.

Décio
Irei melhorar, posso contar com a ajuda de vcs?? Irei tentar refazer aqui. e mostrar-lhes. ate mais
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord