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Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
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Por SandroLima
#71139
Boa noite, pessoal.

Preciso da ajuda de vocês.

Tenho uma fórmula (SOMARPRODUTO) no intervalo D39:J39 (destacada em amarelo) que divide as despesas mensais por sala conforme a participação assinalada por um "X" na Tabela "TB_RelMensal_Rec_Desp_Participacao".

Até aí tudo ok.

Preciso incrementar na fórmula a participação conforme o mês assinalado na Tabela 'TB_RelMensal_Mes_Participacao".

No caso do exemplo da Planilha anexa que traz o mês de Fevereiro como Modelo a linha 39 traz o resultado considerando que a Sala 2 participou das despesas do Mês de Fevereiro o que não ocorreu pois o Mês de Fevereiro não está assinalado na Tabela 'TB_RelMensal_Mes_Participacao" para a Sala 2.

Na linha 40 (destacada em verde) está o resultado esperado.

Não sei como ajustar a fórmula para considerar o Mês de participação de cada sala. O Mês refere-se a coluna de datas destacada pela cor Laranja,

Alguém poderia me ajudar nesse ajuste?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por SandroLima
#71166
Boa tarde.

Alguém poderia me ajudar com a fórmula?

Para ajudar no entendimento do resultado alcançado/ desejado a forma como desejo que seja feita o cálculo seria assim:

Primeiramente desconsiderem a coluna [Valor integral]... ela não faz parte dos cálculos necessários.

1) Reparem que valor total de despesas pagas por cada sala e que fazem parte do rateio estão distribuídas na Tabela "TB_RelMensal_DespesasPagas" e nesse caso do exemplo as despesas do Mês de Fevereiro foram todas pagas pela Sala 6 e correspondem ao total de R$ 2.084,41

2) Os meses em que cada Sala participa do rateio de despesas está assinalado na Tabela "TB_RelMensal_Mes_Participacao"

No caso do exemplo da planilha em que estão listadas apenas as despesas de fevereiro estão participando das despesas somente as Salas 1,5 e 6

3) O tipo de despesa que cada Sala participa do rateio está assinalado na Tabela "TB_RelMensal_Rec_Desp_Participacao"

4) A Sala 5 participa apenas de 2 tipos de despesas:

- Despesas fixas / recorrentes (R20) no total de R$ 621,71

- Despesas ocasionais / esporádicas (R22) no total de R$ 198,35

Que juntas somam R$ 820,06

Sendo assim o valor correspondente da Sala 5 é igual a 820,06 dividido pela quantidade de sala participantes das despesas no Mês de Fevereiro (no caso Salas 1, 5 e 6), portanto 820,06/3 = 273,35

5) Por outro lado as Salas 1 e 6 participam de todas as despesas:

- Despesas fixas / recorrentes (R20) no total de R$ 621,71

- Despesas - funcionários (recepção) (R21) no total de R$ 1.264,35

- Despesas ocasionais / esporádicas (R22) no total de R$ 198,35

- Outras despesas (R23) no total de R$ 0,00

Sendo assim o valor de rateio das Salas 1 e 6 corresponde a (621,71/3) + (1.264,35/2) + (198,35/3) + (0/2) = 905,53 , já que ambas estão assinaladas para participação no Mês de Fevereiro.

Espero que tenha esclarecido e qualquer dúvida estou à disposição.

Grato desde a quem tiver a intenção de ajudar.
Por SandroLima
#71202
Bom dia, pessoal

Precisando muito dessa fórmula... alguém poderia me ajudar?

Preciso somente incluir o mês de participação no cálculo.

Agradeço a quem puder colaborar.
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