Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Mestres, bom dia.
É o seguinte, na fase de ETL, através do Power Query, criei duas tabelas, uma com a data de início de cada mês do ano e outra com a última data de cada mês do ano, conforme imagem abaixo:
Imagem
A coluna nomeada como Dias Úteis (h) é a multiplicação dos dias úteis por 8.
Obs1.: O cálculo dos dias úteis, "por trás", dos números da tabela, levaram em consideração os feriados (feitos em outro arquivo).
Na sequência, construí uma tabela com a data de início de a data final de cada afastamento por funcionário. A ideia dessa implementação foi subtrair a quantidade total do mês pela quantidade dos dias úteis que corresponderam ao intervalo das datas. Segue a abaixo essa tabela:
Imagem
Porém, alguns afastamentos, pelo prazo, ultrapassam os meses, tal qual a imagem abaixo:
Imagem
Portanto, percebe-se que a simples subtração entre a quantidade de dias úteis do mês pela quantidade de dias úteis do período do afastamento não se aplica a todos os casos.
Tentando solucionar essa problemática no Power BI percebi que a criação de uma dCalendario não supre como resolução. Tanto relacionando a data inicial do afastamento, quanto a data final, não há o "respeito" aos períodos entre as datas, considerando os respectivos meses, conforme imagem abaixo (e mais uma vez o resultado do cálculo não é o esperado):
Imagem
Neste exemplo de cálculo, aplicando o filtro de Mês/Ano - ago/2021, o funcionário de matrícula 1534955 que tem um afastamento iniciando em 02/08/2021 e finalizando em 31/10/2021, totaliza 63 dias úteis para todo o período. O que desejaria obter com a definição do filtro para agosto de 2021 é o de que o Power BI para o funcionário em questão apresentasse a informação de 0 dias úteis, tendo em vista o dia primeiro ser um domingo, bem como o resultado da subtração da quantidade total de dias úteis do mês de agosto que seria 22 - 22.
No caso apresentado, através de uma medida que subtraia a quantidade de dias úteis total do respectivo mês e a quantidade de dias úteis do afastamento, considerando que a licença iniciou no dia 02/08/2021, o sistema calcula 22 - 63, o que resulta - 41.
Pensei em tentar resolver isso criando uma lista entre a data inicial e final dos afastamentos a fim de ser considerado, no cômputo do desconto dos dias úteis, todas as datas elencadas nesta lista. Contudo, eu até sei criar a lista a que me refiro, em M, pelo Power Query, gerando, assim, a tabela correspondente. O que eu não saberia implementar, seria uma medida ou uma coluna calculada, ou outra alternativa que permitisse chegar ao resultado esperado, ou seja, que a cada mês, a carga horária, em dias úteis, a serem consideradas para fins de cálculos de cada funcionário se restringissem ao respectivo mês.
Segue para análise o arquivo PBIX e o arquivo xlsx.
Meus amigos, desde já agradeço e estou à disposição para eventuais dúvidas surgidas para encontrar a solução, até mesmo por quê eu posso não ter sido claro no objetivo final, bem como por ser uma situação atípica.
Simplifiquei a base de dados, todavia, se for necessário fornecer a base completa, com todas as etapas percorridas, com dados fictícios, é só falar.
Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bom dia, Vilmar. Desde já agradeço pela disposição a ajudar. Estou viajando. Quando retornar eu analiso a solução com mais calma para verificar se o resultado é o pretendido. Caso não seja, tentarei esclarecer com mais propriedade. Feliz Ano Novo!!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord