Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
TT%.xlsx
Olá tenho uma dúvida,

como resolver calcular o total da linha de um percentual. Notem na imagem em anexo, os percentual estão corretos, porém o total não está. Anexei um modelo excel de como deveria ficar no powerbi os total % pra cada grupo espécie, esta visao está sendo usado o mês de Maio/21 como exemplo, formato das colunas está como Ano/Semana.

a fórmula usada é essa:

teste = IF(OR(
1-(DIVIDE(
SUMX(
VALUES('PesoPrevisão'[Cod. Produto]),
CALCULATE(
ABS(SUM('PesoPrevisão'[Vol Previ CXF])-SUM('PesoPrevisão'[Vol Real CXF])) ) ),sum('PesoPrevisão'[Vol Real CXF])))<0,
1-(DIVIDE(
SUMX(
CALCULATE(
ABS(SUM('PesoPrevisão'[Vol Previ CXF])-SUM('PesoPrevisão'[Vol Real CXF])) ) ),sum('PesoPrevisão'[Vol Real CXF])))>1),0,
1-(DIVIDE(
SUMX(
CALCULATE(
ABS(SUM('PesoPrevisão'[Vol Previ CXF])-SUM('PesoPrevisão'[Vol Real CXF])) ) ),sum('PesoPrevisão'[Vol Real CXF]))))

agradeço quem puder me ajudar.
Imagem
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Está dando erro.

na primeira variável deu erro e retirei o SUM, como não entendo muito de DAX, a medida DIF ESPECIE já tinha SUM dentro dela,. No final das contas acabou que o resultado do total ficou mesmo, não mudou nada. Pode me ajudar novamente?

DIF ESPECIE = SUMX(
CALCULATE(
ABS(SUM('PesoPrevisão'[Vol Previ CXF])-SUM('PesoPrevisão'[Vol Real CXF]))))

Imagem
Imagem
Não estou conseguindo chegar aos mesmos valores do campo DIF ESPECIE. Repare que fazendo o calculo da diferença, o resultado é o mesmo na planilha e no visual. Há outros cálculos para chegar a estes valores ou é somente a diferença de duas colunas mesmo?

Imagem
Constantini agradeceu por isso
@Vilmar

Estranho é que se cálculo está aparecendo o resultado corretamente, mas ao aplicar aqui ele não fica certo. Olha o que eu fiz, mudei a fórmula da DIF ESPECIE, acrescentei mais um SUMX e um CALCULATE levando em consideração ANO/SEM e deu certo, resolveu o problema. Vc me ajudou demais, muito obrigado. Estou iniciando agora a pouco dias a construir meu primeiro indicador no PBI e compartilho contigo a cara dele como está ficando.

A garrafinha da coca cola é dinamico, de acordo que escolhe o mês ou algum Drill ela vai enchendo ou esvaziando.

Imagem
Imagem
Não estou conseguindo chegar aos mesmos valores do campo DIF ESPECIE. Repare que fazendo o calculo da diferença, o resultado é o mesmo na planilha e no visual.

——————————————————————————————————
puma rs x3
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord