- 12 Ago 2021 às 19:31
Prezados, boa noite
eu desenvolvi um código que vai copiar os dados de uma planilha colar e uma nova, o usuário vai informar via inputbox o nome da nova planilha e o código vai rodar, o problema é se o usuário tentar criar duas planihas com o mesmo nome, o excel até exibe uma mensagem dizendo:
erro em tempo de execução '1004'
esse nome já foi usado. Escolha outro
porém mesmo assim o excel acaba criando a planilha, no entanto ele define automaticamente um nome para a nova planilha.
alguém sabe como faço para poder criar uma verificação, se já existir uma planilha com o mesmo nome que o usuário esta tentando criar, o excel não vai deixar.
exemplo:
eu desenvolvi um código que vai copiar os dados de uma planilha colar e uma nova, o usuário vai informar via inputbox o nome da nova planilha e o código vai rodar, o problema é se o usuário tentar criar duas planihas com o mesmo nome, o excel até exibe uma mensagem dizendo:
erro em tempo de execução '1004'
esse nome já foi usado. Escolha outro
porém mesmo assim o excel acaba criando a planilha, no entanto ele define automaticamente um nome para a nova planilha.
alguém sabe como faço para poder criar uma verificação, se já existir uma planilha com o mesmo nome que o usuário esta tentando criar, o excel não vai deixar.
exemplo:
Código: Selecionar todos
código utilizado na minha planilha de testeif nomedaplanilha = "alguma planilha já existente then
....
....
...
Código: Selecionar todos
Sub criarnovaplanilha()
Dim nomedaplanilha As String
nomedaplanilha = InputBox("Digite aqui o nome da sua nova planilha", "Criando uma nova planilha")
' eu copio os dados dessa planilha, ela será minha base
Sheets("teste").Select
Sheets("teste").Copy After:=Sheets(1)
ActiveSheet.Name = nomedaplanilha
ActiveSheet.Range("d2").Value = nomedaplanilha
End Sub