Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá Pessoal, bom dia!

Ajuda: tenho uma lista com vários valores como abaixo e gostaria de uma fórmula que retornasse apenas os valores sem que eles repetissem e ainda, em função do ano.

TABELA DE DADOS
DATA Dados
01/01/2020 ABEV3
02/02/2020 ABEV3
15/05/2020 BBDC4
20/06/2020 BBDC4
21/06/2020 ABCD3
20/06/2021 BBDC4
20/06/2021 ABCD5

Por exemplo, caso digitasse 2020 em uma célula fixa, o resultado da lista deveria ser:
linha 1 ABEV3
linha 2 BBDC4
linha 2 ABCD3

E no caso de 2021 o resultado deveria ser:
linha 1 ABEV3
linha 2 BBDC4
linha 2 ABCD3
linha 2 ABCD5

Tentei de várias maneiras, criando Chaves mas não conseguir :(
Não sei se ficou claro, mas anexei uma planilha com o resultado esperado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por sjmartins em 16 Abr 2021 às 18:12, em um total de 2 vezes.
tem duas funções que talvez podem te ajudar, ÚNICO e Filtro

a função filtro é tipo um procx porém que retorna varios registros, com ela vc pode procurar pelo ano
e a função único tira as duplicidades.
sjmartins agradeceu por isso
Em F7 e arraste para baixo.
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE(M$8:M$18; CORRESP(0; SE(ANO(D$2)=ANO(L$8:L$18); CONT.SE(F$6:F6; M$8:M$18); ""); 0));"")
CursoDeExcelGratis escreveu:tem duas funções que talvez podem te ajudar, ÚNICO e Filtro

a função filtro é tipo um procx porém que retorna varios registros, com ela vc pode procurar pelo ano
e a função único tira as duplicidades.
Tentei com essas funções mas quando utilizo o Filtro, ele não consegue filtrar só pelo ano, então incluo a ÚNICO e ficam duas colunas. Mas realmente essas funções são muito boas. Valeu!
osvaldomp escreveu:Em F7 e arraste para baixo.
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE(M$8:M$18; CORRESP(0; SE(ANO(D$2)=ANO(L$8:L$18); CONT.SE(F$6:F6; M$8:M$18); ""); 0));"")
Olá Osvaldo, excelente.
Fiz e deu certo, mas dúvida: tentei fazer de outra forma, só que dessa vez ao invés de 'filtrar' as informações pelo ano, acumular inclusive os dados do ano anterior quando colocar o ano de 2021. Por exemplo, para 2020 está perfeito, mas para 2021 seriam os dados de 2020 + os de 2021. (essa é outra alternativa porque tive a ideia de 'acumular' as informações ano a ano.
Não se fui claro, mas deixei o excel.
boa noite @sjmartins em anexo estou enviando o mesmo resultado com o uso das funções filtro e único. no caso do filtro tem que usar o SES também, pois ele precisa de um vetor de 1 para saber quais registros devem aparecer

a função é esta aqui

=ÚNICO(FILTRO(M9:M21;SE(ANO(L9:L21)=ANO($D$2);1;0)))

o SE(ANO(L9:L21)=ANO($D$2);1;0) retorna um vetor de 1 e 0, ( 1 quando 0 ano é o selecionado caso contrario 0 )
ahi o filtro retorna todas essas linhas e por último, aplica o único para tirar as duplicidades
Repara que no filtro, no primeiro parametro, eu não inclui a coluna da data, pois eu so quero retornar a coluna do codigo da ação

só não fiz o tratamento de erro
ah, esqueci de comentar da pra fazer sem o Se também , mas ahi compromete a leitura

=ÚNICO(FILTRO(M9:M21;ANO(L9:L21)=ANO($D$2)))

isto funciona pois fazer uma comparação como está ANO(L9:L21)=ANO($D$2) já retorna o verdadeiro e falso, que é o que a gente precisa.
CursoDeExcelGratis escreveu: 16 Abr 2021 às 19:10 ah, esqueci de comentar da pra fazer sem o Se também , mas ahi compromete a leitura

=ÚNICO(FILTRO(M9:M21;ANO(L9:L21)=ANO($D$2)))

isto funciona pois fazer uma comparação como está ANO(L9:L21)=ANO($D$2) já retorna o verdadeiro e falso, que é o que a gente precisa.
Perfeito! Deu certinho.
Muito Obrigdao!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord