Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Oi, pessoal!

Há alguns anos na empresa em que trabalho, fiz um sistema de registro em Excel/VBA que, depois que um formulário é preenchido (no próprio Excel - ficou bem desenhado pelo menos, hehe), eu coleto um intervalo de dados e salvo numa outra planilha na rede.

À época, a melhor forma que encontrei (e mais segura segundo meu conhecimento), foi a seguinte:
  • Para cada usuário que fará os registros, criei uma base em Excel simples na rede usando seu nome de rede (ex.: leandro.campacci);
    Assim que esse usuário salvar o registro, a planilha dele chama esse 'bd', insere na linha seguinte, salva e fecha o arquivo.
Ao longo do dia, tenho uma rotina que consolida todos esses arquivos num só.

Tem funcionado bem, mas como podem ter notado, há uma etapa bem "travada" aí que é o arquivo bd na rede para cada colaborador. Assim, se um novo entrar, eu preciso criar um pra ele; se esquecer, ele não salva.

Eu optei por fazer um arquivo para cada pessoa para evitar a planilha compartilhada, o que consequentemente poderia fazer com que o registro de uma pessoa fosse perdido quando, ao acaso, outra pessoa fosse salvar no mesmo momento.

Pensei então em fazer algumas mudanças e a primeira hipótese seria a de salvar em um arquivo do Access. ACHO, apenas acho, que eu poderia usar uma única base, pois no Access não haveria esse problema de várias pessoas salvando ao mesmo tempo.

Mas não consegui. Até tentei alguns modelos na internet, alguns ótimos, mas nenhum me atendia, ou melhor, não consegui adaptar nenhum. Outra possibilidade seria a de salvar em CSV ou TXT para cada registro, mas aí eu correria o risco de ter centenas de milhares de arquivos, e não sei se seria uma boa. Alguma luz?

Se eu optar por Access, alguém poderia me explicar como salvar uma range em um bd?
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord