- 17 Fev 2021 às 17:40
#62288
Oi, pessoal!
Há alguns anos na empresa em que trabalho, fiz um sistema de registro em Excel/VBA que, depois que um formulário é preenchido (no próprio Excel - ficou bem desenhado pelo menos, hehe), eu coleto um intervalo de dados e salvo numa outra planilha na rede.
À época, a melhor forma que encontrei (e mais segura segundo meu conhecimento), foi a seguinte:
Tem funcionado bem, mas como podem ter notado, há uma etapa bem "travada" aí que é o arquivo bd na rede para cada colaborador. Assim, se um novo entrar, eu preciso criar um pra ele; se esquecer, ele não salva.
Eu optei por fazer um arquivo para cada pessoa para evitar a planilha compartilhada, o que consequentemente poderia fazer com que o registro de uma pessoa fosse perdido quando, ao acaso, outra pessoa fosse salvar no mesmo momento.
Pensei então em fazer algumas mudanças e a primeira hipótese seria a de salvar em um arquivo do Access. ACHO, apenas acho, que eu poderia usar uma única base, pois no Access não haveria esse problema de várias pessoas salvando ao mesmo tempo.
Mas não consegui. Até tentei alguns modelos na internet, alguns ótimos, mas nenhum me atendia, ou melhor, não consegui adaptar nenhum. Outra possibilidade seria a de salvar em CSV ou TXT para cada registro, mas aí eu correria o risco de ter centenas de milhares de arquivos, e não sei se seria uma boa. Alguma luz?
Se eu optar por Access, alguém poderia me explicar como salvar uma range em um bd?
Há alguns anos na empresa em que trabalho, fiz um sistema de registro em Excel/VBA que, depois que um formulário é preenchido (no próprio Excel - ficou bem desenhado pelo menos, hehe), eu coleto um intervalo de dados e salvo numa outra planilha na rede.
À época, a melhor forma que encontrei (e mais segura segundo meu conhecimento), foi a seguinte:
- Para cada usuário que fará os registros, criei uma base em Excel simples na rede usando seu nome de rede (ex.: leandro.campacci);
Assim que esse usuário salvar o registro, a planilha dele chama esse 'bd', insere na linha seguinte, salva e fecha o arquivo.
Tem funcionado bem, mas como podem ter notado, há uma etapa bem "travada" aí que é o arquivo bd na rede para cada colaborador. Assim, se um novo entrar, eu preciso criar um pra ele; se esquecer, ele não salva.
Eu optei por fazer um arquivo para cada pessoa para evitar a planilha compartilhada, o que consequentemente poderia fazer com que o registro de uma pessoa fosse perdido quando, ao acaso, outra pessoa fosse salvar no mesmo momento.
Pensei então em fazer algumas mudanças e a primeira hipótese seria a de salvar em um arquivo do Access. ACHO, apenas acho, que eu poderia usar uma única base, pois no Access não haveria esse problema de várias pessoas salvando ao mesmo tempo.
Mas não consegui. Até tentei alguns modelos na internet, alguns ótimos, mas nenhum me atendia, ou melhor, não consegui adaptar nenhum. Outra possibilidade seria a de salvar em CSV ou TXT para cada registro, mas aí eu correria o risco de ter centenas de milhares de arquivos, e não sei se seria uma boa. Alguma luz?
Se eu optar por Access, alguém poderia me explicar como salvar uma range em um bd?