Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Mauro
Boa tarde,

Preciso que ao colorir uma célula, a célula da coluna imediatamente ao lado é preenchida com o valor =Maior(Range) + 1.

Ou seja, se eu colorir a célula A5 então o Excel verifica qual o numero maior no range B:B suponhamos que seja 15 então ele preenche a célula B5 com o valor 16.

Obrigado
Por osvaldomp
Aplicar cor em uma célula não dispara qualquer evento, então em seguida será necessário efetuar manualmente alguma operação que possa disparar algum evento, como apertar Enter ou clicar com o direito ou aplicar duplo clique.
Se você quiser testar, segue uma solução que utiliza Enter. Instale uma cópia dos dois primeiros códigos abaixo no módulo da planilha de interesse e uma cópia do terceiro código em um módulo comum.
Código: Selecionar todos
Private Sub Worksheet_Activate()
 Application.OnKey "{ENTER}", "InsereMáx"
End Sub
Private Sub Worksheet_Deactivate()
 Application.OnKey "{ENTER}"
End Sub
Sub InsereMáx()
 If ActiveCell.Column = 1 And ActiveCell.Interior.ColorIndex <> -4142 Then _
  ActiveCell.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B]) + 1
End Sub
#
funcionamento - após aplicar cor em uma célula da coluna A aperte a tecla Enter localizada junto ao teclado numérico, assim o terceiro código irá inserir em B, mesma linha, o máximo valor de B acrescido de uma unidade.
Mauro agradeceu por isso
Por Mauro
Muito obrigado. É exatamente isto que procuro. Seria possível fixar o pincel de formatação numa cor qualquer e utilizar o invento de clicar para pintar a coluna A e ao mesmo tempo numerar a coluna B?
Por osvaldomp
Instale uma cópia do código abaixo no módulo da planilha.
Esta solução não necessita dos códigos que passei antes.
Private Sub Worksheet_BeforeDoubleClick(ByVal Target As Range, Cancel As Boolean)
 If Target.Column > 1 Then Exit Sub
 Target.Interior.Color = vbYellow
 Target.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B]) + 1
 Cancel = True
End Sub
#
funcionamento - ao aplicar duplo clique em qualquer célula da coluna A o código irá pintar a célula clicada de amarelo e irá inserir em B, mesma linha, o máximo valor de B acrescido de uma unidade.
Mauro agradeceu por isso
Por Mauro
Boa noite, funciona perfeitamente, agradeço a sua ajuda.
Estou a tentar implementar o evento do duplo clique e a função Application.OnKey simultaneamente. Fiz algumas alterações da função "InsereMáx", segue abaixo o codigo.
Dim rang As Range
Sub InsereMáx()
Set rang = Selection
If rang.Column > 1 Then Exit Sub
If rang.Offset(, 1).Value > 1 Then
 MsgBox ("Ja esta(o) numerada(s)")
 Exit Sub
End If
rang.Interior.Color = vbYellow
 rang.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B]) + 1
End Sub
Desta forma consigo fazer uma seleção, pintar essa mesma seleção, numerar as células do range B:B e se alguma estiver numerada ele para.
O problema é a minha 2ª condição.
If rang.Offset(, 1).Value > 1 Then
 MsgBox ("Ja esta(o) numerada(s)")
 Exit Sub
End If
Se eu selecionar as células com a tecla "Ctrl" ex: "A1;A9;A3" a condição funciona perfeitamente, se alguma célula da seleção em B:B estiver preenchida, ele para o procedimento, perfeito! Mas se eu selecionar com um range com 1 rato ex. "A3:A5" dá erro.
Alguma dica?
Obg e cmps
Por osvaldomp
Uma possibilidade é aplicar as ações do código individualmente em cada célula selecionada, via Loop.

Assim, em lugar de Set rang = Selection coloque

For each rng in Selection
'seu código
Next rng

Se você não conseguir então disponibilize uma amostra do seu arquivo Excel com TODOS os códigos instalados e descreva com exatidão o que deseja fazer.
Mauro agradeceu por isso
Por Mauro
Boas, com o loop ele numera sequencialmente a seleção, ou seja, eu seleciono A5:A7 e ele numera A5=1; A6=2, A7= 3 mas o pretendido é ele numerar a seleção com o mesmo numero. A5, A6, A7 = 1
Apenas quando eu voltar a selecionar novamente, aí é que ele vai numerar com um novo numero.
O meu objetivo é picar os valores de um extrato e numerar sequencialmente mas às vezes vou numerar vários valores e esses valores têm que ter a mesma numeração.
Criei também procedimentos que não estão a funcionar a 100%, em que se eu eliminar algum numero ele renumera todos os outro e se eu me esquecer de picar algum valor que deveria estar numa certa posição através da numeração, então eu atribuo a numeração manualmente e o procedimento renomera o restante. Não sei se fui explicito o suficiente. Deixo em anexo tudo o que consegui até ao momento. Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
Experimente o código abaixo no lugar do existente.
Sub InsereMáx()
 Dim rng As Range, n As Boolean
  For Each rng In Selection
   If rng.Column = 1 Then
    If rng.Offset(, 1) <> "" Then
     MsgBox rng.Offset(, 1).Address(0, 0) & " ja está numerada"
    ElseIf Not n Then
     rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B]) + 1
     rng.Interior.Color = vbYellow
     n = True
    Else: rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B])
    End If
   End If
  Next rng
End Sub
#
Mauro agradeceu por isso
Por Mauro
Boa tarde Osvaldo, está muito bom o código mas tem um senão que pode induzir em erro quem está a trabalhar no ficheiro, passo a explicar. Eu seleciono um grupo de células ex: A3:A9 em que a célula A3 e A5 estão numeradas mas as restantes não, ele efetivamente menciona na msgbox quais as células que estão numeradas e não faz nada(5*) mas numera as restantes, o que é um problema porque quem está a trabalhar pode não se aperceber e está o caldo entornado :D . Tentei para o loop com um exit for aseguir a msgbox mas ele efetua sempre a numeração da primeira seleção se não tiver numerada.
cmps
Por osvaldomp
Mauro escreveu: 08 Jan 2021 às 15:03 ... mas numera as restantes, o que é um problema ...
E o que você quer fazer nesses casos?
Com base nos critérios que você colocou antes, no caso de seleção multi células, adjacentes ou não, o código irá analisar cada uma da seleção, nada fará se em B já houver conteúdo, e nas demais colocará em B o máximo+1 e repetirá esse valor nas outras e pintará A.

O quer você quer alterar nesses critérios ?
Mauro agradeceu por isso
Por osvaldomp
Veja se atende.
Sub InsereMáx()
 Dim rng As Range, n As Boolean, c As Range
  Set c = Selection.Offset(, 1)
  If Application.CountA(c) > 0 Then
   MsgBox "Há pelo menos uma célula numerada em B" & vbLf _
    & "           o código será encerrado"
   Exit Sub
  End If
    If rng.Column = 1 Then
     If Not n Then
      rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B]) + 1
      n = True
     Else: rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([B:B])
     End If
    End If
   Next rng
End Sub
Mauro agradeceu por isso
Por Mauro
Bom tarde, ainda em relação a este assunto, uma ultima questão, fazer a seleção através de células escondidas por filtro?
Eu estou a começar com a programação, eu consegui entende praticamente todos os códigos que me enviou, deixo código comentado:
Sub NumerarExt()
    Dim rng         As Range, tRng As Range, n As Boolean, c As Range
    Set tRng = Selection
    'Se a(s) celula(s) selecionada(s) estiver(em) na coluna 4
    If tRng.Column = 4 Then
        'Verifica se existe alguma celula preenchida da seleção tRng na coluna 5 (Offset(, 2)) se _
        houver ele apresenta msgbox
        Set c = Selection.Offset(, 2)
            MsgBox "Há pelo menos um valor ja numerado!"
            Exit Sub
        End If
        'Se não, se a(s) celula(s) selecionada(s) estiver(em) na coluna 5
    ElseIf tRng.Column = 5 Then
        Set c = Selection.Offset(, 1)
        'Verifica se existe alguma célula preenchida da seleção tRng na coluna 5 (Offset(, 2)) se _
        houver ele apresenta msgbox
            MsgBox "Há pelo menos um valor ja numerado!"
            Exit Sub
        End If
    End If
    'Por cada seleção
        'Se a seleção for na columa 4
        If rng.Column = 4 Then
            'Se for selecionado como Ex: "D4:D:6" ou Ex: "D4;D5;D6" vai _
            somar o maior valor + 1(Application.Max([F:F]) + 1) ao(s) valore(s) da seleção paralela(coluna 5)
            If Not n Then
                rng.Offset(, 2).Value = Application.Max([F:F]) + 1
                n = True
            Else: rng.Offset(, 2).Value = Application.Max([F:F])
            End If
        End If
        'Se a seleção for na columa 5
        If rng.Column = 5 Then
            'Se for selecionado como Ex: "E4:E:6" ou Ex: "E4;E5;E6" vai _
            somar o maior valor + 1(Application.Max([F:F]) + 1) ao(s) valore(s) da seleção paralela(coluna 5)
            If Not n Then
                rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([F:F]) + 1
                n = True
            Else: rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([F:F])
            End If
        End If
    Next rng
End Sub

só não consegui perceber o funcionamento desta parte relativamente ao IF
If Not n Then
                rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([F:F]) + 1
                n = True
            Else: rng.Offset(, 1).Value = Application.Max([F:F])
            End If
O quê que ele está validar como falso ou verdadeiro? Será que me pode dar uma breve explicação? Obrigado
Por osvaldomp
Mauro escreveu: 12 Jan 2021 às 12:38 O quê que ele está validar como falso ou verdadeiro?
A variável n está declarada como tipo Boolean, então ela assumirá o valor Verdadeiro ou o valor Falso.
Por padrão, a cada vez que o código for executado essa variável será inicializada com o valor Falso.

No caso da seleção de múltiplas células o critério que você estipulou foi que a primeira célula receberia máximo+1 e as demais receberiam valor igual à primeira.
Aproveitei essa característica da variável para determinar ao código quando inserir máximo+1 e quando inserir somente máximo.

Então ao rodar o código, ao analisar a primeira célula, o valor de n será Falso por padrão, e nesse caso o comparativo If Not n retornará afirmativo e aí a célula à direita receberá o valor máximo+1, e na sequência o código altera o valor de n para Verdadeiro, preparando assim a variável para a análise da segunda célula da seleção.

Ao analisar as demais células da seleção a partir da segunda, o comparativo If Not n retornará negativo e então será executada a alternativa Else que irá inserir o máximo e não mais o máximo+1.

dica - a condição If Not n equivale a If n=False e também a If n <> True
Editado pela última vez por osvaldomp em 14 Jan 2021 às 16:48, em um total de 1 vez.
Mauro agradeceu por isso
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord