Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa noite Pessoal!

Queria uma força em um desenvolver alguma técnica de encontrar quantas combinações eu tenho dentro de uma lista já existente.

Exemplo:

PEDIDO A - ITEM 1
PEDIDO A - ITEM 4
PEDIDO A - ITEM 8
PEDIDO B - ITEM 4
PEDIDO B - ITEM 1
PEDIDO C - ITEM 4
PEDIDO C - ITEM 8
PEDIDO C - ITEM 5
PEDIDO C - ITEM 3
PEDIDO D - ITEM 8
PEDIDO D - ITEM 4

O meu problema é tentar descobrir quantos pedidos eu tenho com o item 4 e 8 no mesmo pedido e por ai vai. Uma analise de mistura de itens sobre cada pedido, já tentei de tudo aqui mas não consegui ainda... Na minha cabeça praticamente ficaria:

ITEM 4 E ITEM 8 - 3 PEDIDOS
ITEM 1 E ITEM 4 - 2 PEDIDOS
ITEM 4, ITEM 8 E ITEM 1 - 1 PEDIDO

Agradeço qualquer ajuda!
Olá
Anexo planilha com uma primeira solução.
O resultado, as combinações estão numa Tabela dinâmica que você por ajustar
o nível de detalhes de visualização que você precise.
É Isso
Até
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Olá
Respondendo:
1- As combinações são contadas independente da posição do item de nomes exatamente iguais. No seu exemplo seria contado duas combinações. Outro detalhe a rotina não agrupa itens que foram repetidos num mesmo pedido.
2- O erro "Estouro" deve ser porque algumas variáveis da rotina são do tipo inteiro, pelo numero de linhas da sua tabela devem ser do tipo long, fiz as alterações.
3- Anexo Planilha Alterações, veja se atende.
É isso
Até
Cara agradeço a ajuda, mas não seria muito bem isso, acredito que não me expliquei muito bem.

Usando um exemplo que fiz aqui:

971372+2324995 29

Não seria quantas combinações exatas de ITEM 971372 + ITEM 2324995 e sim quantos pedidos contem o ITEM 971372 + ITEM 2324995. independente da ordem dos itens. Provavelmente teria que fazer todas as combinações possíveis com a lista e depois ir contando... algo assim.
Olá
A tabela dinâmica informa exatamente o que você esta pedindo, talvez como disse na primeira mensagem só precisa ajustar o nível de detalhes de apresentação da mesma.
Você pode agrupar a data por ano e recolher todo o campo Combinacoes (item)
Ou ainda se não precisar das informações de data e pedido parece que é o caso refaça a tabela dinâmica só com o campo Combinacoes.
É isso.
Até
Men tentei de tudo aqui na dinâmica mas ainda não consegui, ele só me retorna pedidos que tem exatamente a mesma combinação, não consigo encontrar pedidos que contém uma combinação dentro de vários itens.

Conforme a imagem que tirei print da primeira combinação. Não aparece o pedido em amarelo e ele contem os dois itens combinados.

https://i.imgur.com/JwYBtjG.png

Novamente agradeço a ajuda de qualquer forma.
Olá
A planilha os procedimentos foram feitos para contar o numero de combinações exatas que se repetem e mostrar os respectivos pedidos, realmente as interações entre combinações, ou seja se combinações menores estão inseridas em combinações maiores não calcula mesmo.
Mas uma possível alternativa para saber o numero de combinações, inclusive as interações é dentre todas as combinações contar as que se repetem.
Se você verificar na planilha - Nr_Combinações - na coluna AG estão listados os pedidos e todas as combinações existente e cada combinação com os itens ordenados da esquerda para direita.
Na coluna AK pelas funções Classificar e Único listo todas as combinações únicas.
Na coluna AN utilizando um formula matricial calculo o numero de interações considerando a coincidência(igual) do numero de caracteres a esquerda de cada combinação, visto elas estarem ordenada da esquerda para a direita.
Veja se resolve, por enquanto e o que eu pude e posso fazer
Até
Anexo Planilha
Olá
Nada Como a base real dos dados para avaliarmos corretamente o que realmente precisamos resolver. infelizmente ate agora não resolvemos a questão na forma total, tudo que fiz até agora considerei as combinações apos ordenadas da esquerda para direita com seus elementos em posição fixas.
Mas você precisa da quantidade de interações de combinações menores contida em combinações maiores independente da posição dos elementos, assim estou entendendo agora, na realidade era o que você precisava desde o inicio.
Ordenei os dados da Tabela Combinações (colunas AE,Af e AG) pelo campo combinações e fica bem claro o exposto acima, vários itens são coincidentes mas estão em posições diferentes.
Temos um problema de Análise Combinatória e de Conjuntos (contido, não contido).
Quem sabe alguém do fórum tenha uma melhor abordagem ou conheçam algum algorítimo ou programa que faça estes cálculos é nos de a solução.
Vou continuar tentando
Até
Vilela escreveu:Boa noite Pessoal!

O meu problema é tentar descobrir quantos pedidos eu tenho com o item 4 e 8 no mesmo pedido e por ai vai. Uma analise de mistura de itens sobre cada pedido, já tentei de tudo aqui mas não consegui ainda... Na minha cabeça praticamente ficaria:

Nos exemplos acima, você listou até três itens num mesmo pedido.
Qual seria o número máximo de itens possível num pedido?
É possível fazer com fórmulas, usando colunas auxiliares, mas essa informação é fundamental.

Ab.
olá
Já havia mandado esta resposta, mas não foi postada.
E mais uma tentativa para sua analise
Tentando dar uma solução é estudando um pouco mais este caso e tendo por premissa que estamos procurando repetições de combinações, ou seja, de dois produtos no mínimo. O cálculo exato de todas as possíveis repetições teríamos de pesquisar todos o sub-conjuntos de cada combinação oriunda dos pedidos. Considerando que os pedidos têm combinações de 2 a 98 produtos, e que os números de subconjuntos e dado por 2n sendo n o número de produtos. Este cálculo só me parece necessário em 100% de confiabilidade do resultado. Os cálculos da planilha anexa não cobre os 100%, mas pode ser uma boa indicação de tendência, uma possível solução se é isto que se está procurando. Cálculo as interações das 200 primeiras combinações elencadas na primeira tentativa na lista das combinações de todos os pedidos, considerando quando a primeira está contida na segunda. (Filtro com opção contem e contem e .....).
Até
Obs. Tive de excluir a tabela Dados para anexar.
Olá
Só complementando o calculo que fiz na coluna "AS" pode ser estendido ou melhor feito para todas as combinações da coluna AF que somam 20894 variando de 2 a 98 itens e mesmo assim não cobririam 100% das possibilidades pois não estaremos pesquisando os sub-conjunto de cada combinação com mais de 2 itens . (sub-conjuntos = 2 elevado a n -> n numero de itens).
Talvez como já disse possa haver outra abordagem para este caso.
Até
Bom dia!!

Perdão mas só vi agora a resposta, não estou recebendo emails do site.. Mas então pelo que eu entendi vc fez de um jeito que olha somente as maiores interações, isso? Como eu poderia executar essa planilha com novos dados? Peço desculpas mas ficou um pouco confuso pra mim quando abri a planilha kk

Mas eu acho que já começa a resolver o meu problema, agradeço a ajuda !!
Estevaoba escreveu:
Vilela escreveu:Boa noite Pessoal!

Nos exemplos acima, você listou até três itens num mesmo pedido.
Qual seria o número máximo de itens possível num pedido?
É possível fazer com fórmulas, usando colunas auxiliares, mas essa informação é fundamental.

Ab.
Referente a quantidade de itens, temos em média até 100 itens em um pedido, porém a maior concentração é até 7 itens que seria o nosso foco no problema.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord