Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Pessoal, tudo bem?
Preciso de um help. Estou tentando montar uma tabela ou matriz em que eu vejo resumidamente Lojas, Vendas e
Despesas Operacionais - aplicando filtro de datas pela segmentação. Segue o problema:

1) Uma tabela de Vendas com diversas lojas está relacionada "muitos para muitos" com a tabela Calendário;
2) Preciso trazer dados de Despesas Operacionais de uma outra tabela que contém info de lojas e info de datas, mas não consigo relacioná-la ao mesmo tempo com Vendas e com Calendário, pq ambas teriam relação "muitos para muitos". Assim, ou filtro pela data ou filtro pela loja.

Como conseguiria resolver essa questão?

Muito obg. Abs
Qual o motivo da relação entre a tabela Calendario e a tabela de Vendas ter relação muitos para muitos? A tabela Calendario deve ter datas únicas.
O ideal seria você anexar um exemplo pequeno com dados fictícios para ajudar a entender o seu problema.
Mgoncalves escreveu:Pessoal, tudo bem?
Preciso de um help. Estou tentando montar uma tabela ou matriz em que eu vejo resumidamente Lojas, Vendas e
Despesas Operacionais - aplicando filtro de datas pela segmentação. Segue o problema:

1) Uma tabela de Vendas com diversas lojas está relacionada "muitos para muitos" com a tabela Calendário;
2) Preciso trazer dados de Despesas Operacionais de uma outra tabela que contém info de lojas e info de datas, mas não consigo relacioná-la ao mesmo tempo com Vendas e com Calendário, pq ambas teriam relação "muitos para muitos". Assim, ou filtro pela data ou filtro pela loja.

Como conseguiria resolver essa questão?

Muito obg. Abs

Olá Mgoncalves!

Primeiro, não deveria existir este relacionamento de MUITOS PARA MUITOS entre as vendas e a dCalendario. O Fluxo deve ser fVendas (n) ← (1) dCalendario

Segundo, não deve existir relacionamento entre DESPESAS e VENDAS, elas são tabelas fatos distintas.

O conceito de um modelo estrela que deve ser aplicado nos seus relacionamentos é que, todas as tabelas dimensionais (dCalendario, produto, cliente etc.) devem ser conectados por uma tabela fato e lá serem visualizados.

Neste seu caso, se você quer visualizar em uma matriz ou tabela informação de VENDA e DESPESA por loja, tenta alterar seus relacionamentos como no exemplo abaixo:

Imagem

Desta forma, quando você retornar os dados na Matriz/Tabela, será possível retornar informações de ambas as tabelas fato.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord