Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá!

Estou trabalhando em uma planilha na qual serão lançados diversos "eventos" relativos a diversas pessoas, todos um abaixo do outro, por ordem de data.

Preciso criar uma formatação condicional que destaque quando for lançado o evento "Comunicação de falta" relativo à mesma pessoa duas vezes consecutivas em um intervalo inferior a 7 dias.

Por exemplo:

01/07/2020 - outras informações - João - outras informações - Comunicação de Falta
02/07/2020 - outras informações - Maria - outras informações - Presença
06/07/2020 - outras informações - João - outras informações - Comunicação de Falta

Nesse caso, se disser João e disser Comunicação de Falta e o intervalo entre os dois for inferior a 7 dias, preciso que seja sinalizado colorindo o próprio evento já no momento em que ele está sendo lançado. Se houver outros lançamentos entre eles de outras pessoas, que estes não interfiram.

Pensei talvez em algo com a fórmula SE que retorne a data da última e da penúltima linha que cumpram esses critérios para que se faça a subtração entre elas... Assim na formatação condicional ficaria algo próximo de "SE(data último - data penúltimo < 8)

**Esse "outras informações" que coloquei é para sinalizar que há outras colunas entre elas..

** Em outra aba na mesma pasta eu tenho um relatório com a quantidade de faltas de cada uma dessas pessoas, mas eu preciso destacar a questão da falta consecutiva, por isso penso que deveria ser na hora em que está lançando mesmo, na própria aba de lançamentos.

Agradeço desde já quem puder me auxiliar nessa questão. Essa planilha é para um trabalho voluntário e essa é a primeira vez que posto neste fórum..
Olá, Thaisa.

Considerei que os dados estão a partir da linha 2. Aplique a FC a partir da linha 3.
Código: Selecionar todos
=E($E3="Comunicação de Falta";($A3-MAIOR(SE($C$2:$C3=$C3;SE($E3="Comunicação de Falta";$A$2:$A3));2))<8)
Se você não conseguir então disponibilize aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel.
osvaldomp escreveu:Olá, Thaisa.

Considerei que os dados estão a partir da linha 2. Aplique a FC a partir da linha 3.
Código: Selecionar todos
=E($E3="Comunicação de Falta";($A3-MAIOR(SE($C$2:$C3=$C3;SE($E3="Comunicação de Falta";$A$2:$A3));2))<8)
Se você não conseguir então disponibilize aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel.

Oi Osvaldo! Agradeço muito a tua disponibilidade em me ajudar!

Infelizmente eu só consegui que destacasse todos os eventos "Comunicação de Falta" ou que não destacasse nenhum! :|
Estou anexando uma planilha de amostra.. Eu precisaria que ficassem destacados os eventos (células da coluna G) que eu indiquei com a seta vermelha. A questão toda é que serão lançados diversos eventos e, dentre eles, eu preciso identificar quando um voluntário tiver duas faltas consecutivas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Thaisa em 09 Jul 2020 às 20:43, em um total de 1 vez.
RicardoLemos escreveu:Boa noite Thaisa,

Veja se é isso o que precisa.

Para aumentar a planilha selecione a última linha e arraste.
Oculte as colunas da coluna E em diante e formate conforme sua necessidade.
Oi Ricardo! Também quero te agradecer muito a disponibilidade!
O que tu me enviou, pelo que eu vi, está destacando conforme eu preciso sim. Mas para usar essa fórmula eu precisaria criar todas aquelas colunas à direita? Porque aí complica um pouco... seria melhor se não precisasse..
Oi, Thaisa.

Veja o arquivo anexo.
Apliquei a FC com base na fórmula que eu sugeri antes, alterei somente as colunas referenciadas de acordo com o lay out da sua planilha.

Na fórmula considerei se o evento ocorrer em até 7 dias, altere se necessário.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Nossa, funcionou direitinho!! Muito obrigada!!!
Vou estudar bem essa fórmula agora pra entender o raciocínio que tu fizeste..
O que estava me atrapalhando é que eu não entendi o porquê de usar A2:A3 ao invés de A:A (a coluna da data) e a mesma coisa com a coluna C, dos nomes. Talvez por isso que estava destacando todos os eventos..
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord