Página 1 de 1

Procv com dois critérios em várias colunas.

Enviado: 22 Jan 2016 às 10:15
por nmissionario
Boa tarde, necessito de saber qual a situação de um funcionário num determinado dia só que todos estes dados estão em colunas, como resolvo? O valor a ser devolvido deve ser o que está na celula encontrada. Por exemplo o funcionario "11" no dia 1/12/2015 está de férias(cod 1 na Celula D27) , é esse valor ("1")que deve aparecer na celula L7. Em caso de dois valores pode aparecer apenas o primeiro (se não fôr possivel aparecer a soma dos dois).
Obrigado

Procv com dois critérios em várias colunas.

Enviado: 25 Jan 2016 às 15:26
por Vaz
Olá nmissionario!

Poderias verificar o anexo e ver se atende?! Se não, vamos ajustando.

Acredito que poderias passar a utilizar uma base de dados adequada! Isso iria modificar um pouco a forma como registra os dados, mas poderia facilitar no momento de saber a situação do funcionário, realizar cálculos, porcentagens, médias e assim por diante.

Fiz um sugestão, com o uso da tabela dinâmica, conheces?!!

Re: Procv com dois critérios em várias colunas.

Enviado: 25 Jan 2016 às 19:50
por nmissionario
Boa noite Vaz, desde já obrigado pela sua resposta.
A solução que me dá na minha tabela é realmente a que preciso, mas não apenas para a coluna "D" das Férias, mas sim para as restantes "E","F", "G" e "H". Nesta tabela necessito de saber se o trabalhador esteve presente e se esteve quantas horas foram. Esta tabela é de transição, serve para atribuir o subsidio de alimentação (se esteve presente quatro horas ou mais), e o subsidio de transporte (se esteve presente). Ou seja se haveria alguma forma de no lugar de ser :

SE(ÍNDICE($D$5:$D$27;CORRESP($K9&Q$5;$A$5:$A$27&$C$5:$C$27;0))=1;"Em férias";" ")) ser

SE(ÍNDICE($D$5:$I$27;CORRESP($K9&Q$5;$A$5:$A$27&$C$5:$C$27;0))=1;"Em férias";" "))

Em relação às tabelas dinâmicas não estou por dentro. Acha que era mais aplicável nesta situação que agora descrevo.
agradeço de novo pela disponibilidade e pela paciência visto que não sou grande entendido em excel e possivelmente estou ou a pedir algo impossivel ou a complicar o que é facil.

Procv com dois critérios em várias colunas.

Enviado: 25 Jan 2016 às 21:52
por Vaz
Olá nmissionario!

Infelizmente não há como! :( Imagine que o que desejas são dados que não há como calcular ao mesmo tempo e não iriam aparecer na célula ao mesmo tempo, pois dizem respeito a critérios diferentes!

Estou colocando em anexo uma opção, diferente da que vem utilizando. Você conseguiria se adaptar a esse modelo?! Não é ainda a forma mais adequada, mas facilita os cálculos. A ideia básica é que vc lance as ocorrências no momento em que ocorram, por exemplo: se a pessoa saiu de férias, vc lança "Férias", mais o período de gozo e ela passa a não receber alimentação nem transporte (é isso?). Se vc lançar como ativo, é preciso calcular a quantidade de horas a partir da sua política (que eu não entendi). Veja algumas dúvidas que fiquei, abaixo:

Quantas horas o pessoal trabalha aí? Qual o regime de trabalho? É diário?
A alimentação e o transporte são contabilizados diariamente? Poderias explicar melhor?
Quando cita que a pessoa que não está em férias receberá alimentação se esteve 4 horas ou mais, isso é diário? Com base em quantas horas diárias?

Por enquanto é isso, vamos indo.

Re: Procv com dois critérios em várias colunas.

Enviado: 26 Jan 2016 às 16:40
por nmissionario
Boa tarde Filipe Vaz, desde já obrigado pela disponibilidade
A tabela onde vou buscar os dados é fornecida por um relógio de ponto pelo que não pode ser alterada.
O regime de trabalho é diário de 08 horas por dia.
Existem duas situações distintas:
Subsidio de refeição -- Só contam os dias de segunda a sexta-feira, o funcionário tem que trabalhar um minimo de 04 horas por cada dia para ter direito a esse subsidio. Contam-se os dias do mês em que trabalhou (no minimo quatro horas por dia) multiplica-se por X€ e acha-se o valor a pagar.
Subsidio de transporte -- O funcionário trabalha nem que seja um minuto, em qualquer dia da semana (segunda a sexta- feira) tendo dessa forma direito ao subsidio. Multiplica-se o nº de dias em que trabalhou por X€ e acha-se o valor a pagar.
Na tabela A1:I27 estão apenas os elementos que tiveram algum tipo de falta, pelo que todos os outros cumpriram a jornada de trabalho completa (8 horas), assim sendo na tabela K5:AB9 devem ser acrescentados alguns funcionários só para exemplo.
Talvez a solução passe por juntar, numa tabela de apoio, as coluna "D" e "F" que dão valores de 1 ou célula vazia e as colunas "E", "G" e "H" que dão valores em horas, para depois avançar para outra contagem. A coluna "I" é um erro pelo que deve ser ignorada.
Penso que é isto... não sei se respondi a tudo, acha que pode haver alguma solução ou é demasiado complicado?
Obrigado