Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Bautto
Colegas do Guru, boa tarde.
Assisti a um vídeo do Laennder sobre VBA, onde ensina a montar a planilha anexa, com a rotina em VBA para registrar LOGs de atividades.
Acompanhei e fiz todos os procedimentos conforme indicado, porém estou recebendo a mensagem de erro "subscrito fora do intervalo" na linha "Set lo = shtLOG.ListObjects("tbLOG")", que se refere ao local onde será inserida a informação, uma tabela criada na planilha shtLOG.
Não consegui solucionar, mesmo após pesquisar nas comunidades.
Alguém pode me esclarecer a razão do erro e como corrigí-lo?
Agradeço qualquer ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por osvaldomp
Substitua a linha em que está ocorrendo o erro por essa abaixo.
Código: Selecionar todos
Set lo = shtLOG.ListObjects("Tabela1") 
Corrija também a linha abaixo: substitua Acao por Ação, conforme a parte em vermelho.
.Range(lo.ListColumns("Ação").Index) = Acao

Se o seu objetivo for elaborar o histórico das alterações efetuadas nas planilhas então é conveniente ocultar a planilha shtLOG via macro e proteger manualmente o Projeto VBA, pois se não o fizer, o histórico poderá ser facilmente manipulado ou involuntariamente alterado e aí perderá a veracidade.

Se houver interesse, é possível rastrear e gravar na planilha shtLOG qual célula de qual planilha foi alterada, bem como conteúdo anterior e novo conteúdo, entre outros, utilizando para isso um único código VBA beeeeeem mais simples do que esses que você está tentando utilizar.
Por Bautto
Boa tarde, Osvaldomp.
Agradeço muito sua informação. Com as alterações que você indicou, a funcionou rotina funcionou.
Me desculpe, mas poderia me esclarecer sobre isso, uma vez que o que fiz está totalmente de acordo com o que o autor fez e orientou fazer no vídeo, tal como nomear a tabela como "tbLOG"?
Pode ser alguma diferença entre as versões do Excel?
Quanto ao seu comentário, como esta planilha tem a finalidade apenas de "testar" a rotina, não fiz as proteções que normalmente faço em operação de rotina.
Sobre o rastreio e gravação de dados, gostaria sim de conhecer o código a que você se referiu.
Mais uma vez, agradeço seu interesse e ajuda.
Abçs.
Por osvaldomp
O erro ocorre porque não existe na sua planilha um ListObject com o nome de tbLOG. O único ListObject existente tem o nome de Tabela1. Rode o código abaixo e você poderá confirmar.
Sub teste()
 Dim lo As ListObject
  For Each lo In ActiveSheet.ListObjects
   MsgBox lo.Name
  Next lo
End Sub
Quanto à outra solução que comentei antes, para testar, em um arquivo vazio multi planilhas nomeie uma delas como Log e instale o código abaixo no módulo de EstaPastaDeTrabalho .
Lembrando que para não permitir o livre acesso à planilha Log é necessário ocultá-la via VBA (VeryHidden) e também proteger o Projeto VBA.
Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
 Dim LR As Long
  If Sh.Name = "Log" Then Exit Sub
  Application.EnableEvents = False
   With Sheets("Log")
    LR = .Range("A" & Rows.Count).End(xlUp).Row
    .Range("A" & LR + 1).Value = Format(Now, "dd-mm-yy hh:mm:ss")
    .Range("B" & LR + 1).Value = Sh.Name
    .Range("C" & LR + 1).Value = Target.Address(False, False)
    .Range("D" & LR + 1).Value = Target.Value
    .Range("E" & LR + 1).Value = Environ("USERNAME")
    .Range("F" & LR + 1) = Environ$("computername")
   End With
  Application.EnableEvents = True
End Sub
Outras informações podem ser acrescentadas à planilha Log, conforme abaixo:
Application.UserName  ' usuário do Excel
Hex(CreateObject("Scripting.FileSystemObject").GetDrive("C:\").SerialNumber) 'número do HD
Por Bautto
Osvaldo, boa noite.
Agradeço novamente sua disposição em esclarecer-me, e o código que realmente é bem mais simples e eficiente.
Não querendo abusar de sua boa vontade, peço se puder esclarecer-me quanto à nominação de tabelas, pois, conforme acompanhei no vídeo, foi dado o nome de "tbLOG", selecionando o cabeçalho e a primeira linha vazia, e este nome aparece na lista de nomes, no gerenciador de nomes da aba "Fórmulas".
Ao acessar a caixa de nomes, também está lá o "tbLOG".
Pergunto isto pois, ao criar uma nova tabela, apenas nos é solicitado informar o intervalo e se tem cabeçalho e ao dar o "ok", é atribuída a nomenclatura sequencial "Tabela1", "Tabela2"... É possível alterar essa nomenclatura para utilização em ListObjects?
Desculpe se estou tomando muito seu tempo e paciência.
Boa noite e bom Natal.
Abçs.
Por osvaldomp
Sim, é possível renomear a Tabela.

Quanto ao nome tbLOG provocar erro eu sugiro que você verifique novamente o vídeo para confirmar se tudo que está feito no seu arquivo e nos códigos que você instalou está em conformidade com as instruções e se persistir a dúvida passe uma mensagem ao autor do vídeo relatando o problema.
No local do vídeo não há um arquivo de exemplo para ser baixado ? Assim você poderia confrontar com o seu.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord