Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Boa tarde

Descobri na net um exemplo da Karine Lago em como somar valores de células em função da sua cor.
Contudo quando altero a cor da célula os valores não são actualizados.

Como é possível fazer isso? Ou seja alterando a cor de uma das células o calculo do somatório é automático?

Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Olá Cabral,

Há um controle no Excel que define se uma célula precisa ou não ser calculada. Tem por finalidade evitar recálculos de células que não precisariam ser recalculadas.

Quando altera uma célula, as que dependem dala ganham o status de recalculável, as que dependem dos valores delas, também, as que dependem das que dependem dela também, etc...

Se você altera a cor de fundo da célula, isso não torna as células que dependem dela como recalculáveis, pois seu valor segue o mesmo. Após alterar as cores, você deve teclar F9 para solicitar ao Excel que recalcule, independente da necessidade ou não.

Uma alternativa é fazer uma macro que roda periodicamente (a cada 5 segundos, por exemplo), e que recalcula a planilha. Assim, se alterar uma cor de fundo, em no máximo 5 segundos os cálculos estarão realizados. Para planilhas com grande carga de cálculos, isso pode ser que prejudique a operação devido ao tempo consumido. Se isso te atende, avise e faremos.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Boa noite Jimmy

Obrigado pela explicação, mas o que se passa é que nem com F9 a planilha é recalculada, ou seja depois de eu alterar a cor da célula se carregar em F9 nada acontece, tenho que editar a célula onde está a função fazer ENTER e ai sim ela calcula de novo, não sei o que estou a fazer de errado.
Olá Cabral,

Tem razão! Eu respondi sem testar, e me dei mal. Desculpe.

Creio que podemos dar um jeito nisso, desde que não estejamos a falar de dezenas de milhares de dados. Quantos serão, no máximo?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Caro Jimmy

Acho que resolvi o problema, não sendo possível automatizar, é possível fazer sempre o F9 calcular desde que no principio da "Function" se coloque Application.Volatile, e ai o F9 já funciona.
Como é para uso pessoal e não tenho que distribuir para ninguém, já me ajuda muito.

Muito obrigado pela ajuda
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord