- 08 Nov 2019 às 14:40
Saulo,
Na tela do editor do VBA (das macros), tem uma coluna à esquerda com os módulos. O primeiro módulo é o BLOQUEIO. Dando um duplo clique nele você abre p módulo, cujo conteúdo (macros) vão ser mostradas à direita.
As macros existentes nos módulos são de uso geral, são chamadas por botões, ou diretamente pela tela do editor do VBA, ou são chamadas por outras macros. Há macros que são de uso específico, e são executadas apenas quando alguns eventos pré-definidos acontecem. Alguns desses eventos são: Abertura ou fechamento da pasta de trabalho, seleção de uma planilha, alteração de alguma célula, cálculo, etc.
No nosso caso, quando qualquer célula da planilha é alterada, a macro do evento CHAGE é acionada, e ela, por sua vez, executa a macro que está no módulo BLOQUEIO.
Em outras palavras, foi dito ao Excel: “Excel, quando alguma célula for alterada, acione a macro do evento CHANGE, e ela deve acionar a macro do módulo. A macro do módulo deve verificar se a alteração em questão foi a inserção de uma fórmula na célula que foi inserida. Se não foi, pode encerrar. Se foi, marque essa célula para que fique bloqueada quando a planilha for protegida.”
As macros acionadas pelos botões podem estar em qualquer módulo, e não tem nada a ver com as macros de eventos.
Você deve ter feito dezenas de gravações de macros, não sei se propositalmente ou não, mas elas estão todas lá, ocupando espaço. Normalmente, uma planilha como a sua, com a finalidade de bloqueio como o seu, é feito com 2 ou 3 macros em um único módulo. Seu arquivo tem mais de 100 módulos, e 200 macros, provavelmente originárias das gravações que fez. Isso torna a planilha mais pesada e demorada para abrir.
Resumindo. Se você não utiliza macro alguma, exceto essas que fizemos juntos, me avise para que eu apague tudo aquilo, pois o quadro é assustador!! kkkkk
Quanto à senha, por mais basicão que seja, ao abrir o módulo ela irá aparecer. Alterei um pouco a macro para camuflar um pouquinho a senha. A segurança ainda é pequena, mas aumentou.
Coloquei a seguinte linha na macro:
Aux1 = "math or down undo let at row 213 023 199 724"
A senha é formada pela primeira letra (ou número) de cada “palavra” que está entre as aspas. Quando quiser alterar essa senha, coloque, para cada letra da senha pretendida, uma palavra iniciando por aquela letra.
Por exemplo: quero a senha Jimmy, então coloco, entre as aspas, as palavras “Join in my month yet”.
Se você acha que assim ficou complicado, posso voltar a como era, explícito assim:
Senha = “modular2017”
Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.
Jimmy San Juan
Nas mensagens que te ajudaram de alguma forma, dê seu LIKE: clique no "positivo" (ícone OBRIGADO).
Se o problema está encerrado, por favor, clique em MARCAR RESOLVIDO.