Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por ansp1991
Boa noite,

Tenho tentado criar um botão para submissão de dados para que envie os dados para uma outra folha no mesmo livro.
A área que pretendo copiar é A18:M27 e quero que envie para a mesma área numa outra folha. A questão é que pretendo que na folha para onde são copiados os dados, a mesma seja atualizada, ou seja que os dados não sejam copiados para a mesma área onde já existem dados, sendo este o caso. E ao mesmo tempo que a primeira folha de onde foram copiados os dados, a area de submissão seja limpa para que possa voltar a inserir dados novamente.
Por aí em diante.
Podem me ajudar?
Por Jimmy
Olá,

Segue um livro com um modelo do que pedistes.

Se esta mensagem ajudou de alguma forma, dê seu like clicando no polegar (acima, do lado direito).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Esqueci de apagar os dados copiados, após a cópia.

Segue planilha novamente.
Por ansp1991
Bom dia Jimmy,

Muito obrigado pelo apoio! Exatamente o que pretendia.
Estava a tentar um outro método, como pode ver no link https://www.youtube.com/watch?v=tcLNWvhaUH8, mas resultava em muitos erros e a informação ficava toda desorganizada.
Se me permite, qual a diferença entre o seu método e o do link?
Uma outra questão, estou criando uma base de dados por pessoa, sendo que neste momento com a sua ajuda já é possível copiar para uma folha em especifico, na minha primeira folha tenho uma lista para selecção da pessoa, como poderia configurar o macro para que enviasse os dados para a folha da pessoa especificamente seleccionada na primeira folha?
Mais uma vez muito obrigado pelo seu apoio.
5*
Obrigado.
Por Jimmy
Bom dia Ansp!

Há várias diferenças, mas vejo duas como principais:

a) O védeo copia célula a célula, enquanto que na nossa solução é copiado todo o bloco A18:M27.

b) Nas duas soluções é necessário encontrar em que linha terminam os dados da planilha de histórico, para logo abaixo dela copiar os novos dados. No vídeo, o autor procura de cima para baixo, e na nossa solução a procura é feita de baixo para cima, ou seja, ele procura, a partir da célula A1, a primeira célula em branco na direção para baixo. Na nossa procuramos a partir da última célula da coluna A (A1048576), a primeira célula em branco na direção para cima. Nenhum dos 2 métodos é 100% seguro no nosso caso, pois diferente do vídeo que está copiando apenas 2 células na mesma linha, no nosso caso pode haver alguma célula em branco na coluna A do bloco, e ela será erroneamente identificada como o local onde os novos dados devem ser copiados.

Por isso, sempre é desejável que as perguntas do fórum venham acompanhadas de uma planilha anexada, pois assim não são adotadas soluções genéricas, mas sim sob medida para a necessidade.

Vou anexar uma nova planilha, com uma alteração que elimina essa possibilidade. O que farei: após cada bloco copiado, incluirei uma informação qualquer na coluna A (um ponto, por exemplo) após a última linha de dados copiados (planilha histórico). Isso fará com que a busca nunca caia no meio do bloco, mesmo que este tenha células vazias.

A escolha de diversas planilhas histórico, uma para cada pessoa, é possível e de fácil implementação. Na nova versão da planilha que enviarei, isso já estará ativo. Creio que seremos mais eficiente se você mandar a planilha, mesmo que com dados reduzidos e fictícios.

Fique a vontade de perguntar caso tenha dúvidas.
Editado pela última vez por Jimmy em 03 Set 2019 às 09:48, em um total de 1 vez.
Por ansp1991
Bom dia Jimmy ,

O método que utilizou está perfeito, era exactamente o que pretendia e ainda adicionou a data de exportação da data que foi algo em que não tinha pensado e é bastante útil. Muito obrigado.
Quanto ao destino dos dados exportados, a célula que selecciona o nome do agente é a "SALESASSISTANT", o que teria de mudar para que o destino dos dados dependesse da selecção nesta lista?
Por Jimmy
Olá,

É bom saber que estou te ajudando! Segue abaixo nova planilha com o ponto "." que mencionei, e a escolha da planilha destino. Se tiver dificuldades em adaptar, avise.

Uma observação: se o objetivo do histórico é apenas consultar, é possível passar os dados para as planilhas das pessoas, mas sem respeitar o formato do bloco, copiando as informações para uma única linha. Dessa forma, é possível selecionar quais informações do bloco serão copiadas, e quais não. Se existirem, por exemplo, títulos nos dados copiados (Ex.: Nome: Carlos / Endereço: Rua da Mata) não seria necessário copiar nem a palavra NOME, e nem ENDEREÇO a cada cópia feita. Bastaria copia CARLOS e RUA DA MATA para suas colunas específicas.

Em outras palavras, cada cópia feita geraria uma única linha na planilha de histórico, com apenas as células selecionadas do bloco .

Não entendi bem o que é o SALESASSISTANT.
Por ansp1991
Boa tarde Jimmy,

Neste caso a informação de todos os campos é necessária.
Agradeço imenso o apoio prestado! Ficou perfeito, e foi completamente esclarecedor.
Muito obrigado Jimmy.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord