Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por Diego100ges
Pessoal, bom dia.
Estou utilizando uma planilha com muitas fórmulas e acaba que ela está pesada para abrir, será que teria alguma forma de otimizar talvez aplicando alguma macro, por favor, deem suas opiniões.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Diego,

Veja se melhorou. Se melhorou, comentamos.

Não feche o tópico porque tenho comentários a fazer sobre seu outro post sobre a macro do evento Change.

Jimmy San Juan
Por Diego100ges
@Jimmy Não senti muito diferença, onde foram as alterações? Não consegui perceber...
Por Jimmy
Estranho! No meu PC rodou em 1/3 do tempo.

A alteração foi feita nas fórmulas das colunas I:L da planilha ANUAL 2019.

O Proc está procurando numa faixa até a linha 5000 da planilha BASE, mas a BASE só tem 35 linhas.

Na ANUAL 2019 mandei trocar todos os :$N$5000 por :$N$37.

Teste novamente se certificando que baixou e abriu a planilha que eu coloquei. Coloco novamente com o nome JIMMY no início, pra não haver possibilidade de troca.
Por Diego100ges
Entendi, então eu deixei 5000 linhas porque é uma base que cresce semana a semana, ai não precisaria ficar ajustando a fórmula, eu pensei em transformar em tabela pra não precisar deixar linhas a mais, mas não posso ter cabeçalhos com mesmo nome da tabela, e isso influenciaria a função SE no PROCV, a única forma que pensei seria alterando a estrutura da Base, ai sim poderia utilizar como tabela, mas não ficaria boa de leitura como está agora.
Por Caiquemuratt
formate o intervalo como tabela, assim sempre que incluir uma linha nova a formatação e fórmulas serão copiadas.
Por Jimmy
Mas você testou e o tempo de abertura não mudou com a alteração?
Por Diego100ges
@Jimmy Melhorou sim, está mais rápida que a primeira versão.
Por Jimmy
Quanto mais rápida? Aqueles 1/3 do tempo que levou no meu PC?
mas não posso ter cabeçalhos com mesmo nome da tabela
Explique melhor o porque não fez tabela. Não entendi o que você falou do nome.
Por Diego100ges
Mais ou menos isso, melhorou bastante.
Por Jimmy
mas não posso ter cabeçalhos com mesmo nome da tabela
Explique melhor o porque não fez tabela. Não entendi o que você falou do nome.
Por Diego100ges
Então, eu não fiz tabela pelo seguinte, eu preciso usar um critério de "Patamar", no PROCV, como você viu na planilha, mas se alterasse a planilha "Base" pra uma tabela, eu não poderia utilizar no título da coluna um nome repetido, por exemplo "Pesado" os outros ficariam "PESADO2", "PESADO3" e assim sucessivamente, eu teria que alterar a tabela pra uma outra estrutura, como no anexo.
Por Jimmy
Diego,

Na planilha abaixo eu só fiz uma alteração: coloquei uma linha cinza no final dos dados da planilha base.

Isso serve pra evitar que dados sejam incluídos no final, sem que linhas sejam adicionadas. Com essa linha cinza, antes de incluir mais dados no final, o operador vai marcar algumas linhas (digamos 10) e mandar INCLUIR. Ao fazer isso, as fórmulas da ANUAL 2019 já serão atualizadas, pois essas fórmulas estarão "olhando" pra faixa até a linha 36 (linha cinza). Logo, ao incluir as linhas novas, as fórmulas da ANUAL 2019 acompanham.

É possível até, que o operador tivesse também que incluir essas linhas se fosse uma tabela.

Peço um favor: verifique nas mensagens acima aquelas de alguma forma te ajudaram, e dê um like (mãozinha). Obrigado.

Jimmy San Juan
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord