Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Jimmy
Olá jfelim,

Segue nova versão da planilha.

A planilha de classificação por Espirito Esportivo já está pronta. Peço que avalie.

Próximo passo será a planilha de classificação por pontos.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Opsss... desculpe.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por jfelim
Ola Jimmy, esta óptima, mas podemos deixar apenas a coluna Equipa, e cartões e Média de Idades.
Na classificação por Zona, ai sim colocamos as coluna todas que indicou na planilha Class Esport, mas por zona, conforme envie para voçe imagem.
Por Jimmy
Bom dia João,

Desculpe a demora em responder. O tempo foi curto esta semana.

Segue a mais nova versão da planilha. Fiz apenas a classificação por Espirito Esportivo. Falta ainda a por Pontos, mas já envio esta para teus testes.

Incluí, mas posso tirar se você quiser, um destaque para os 5 melhores classificados. Achei que os que estão do 2º ao 4º já podem ter como meta atingir a primeira colocação, e os que estão abaixo do 6º, poderão passar a ter como meta entrar na faixa verde, dos Top 5. Achei que isso iria incentivar mais os times.

Inclui também uma característica de preenchimento da planilha Jornada, que tem como objetivo evitar erros de preenchimento: quando um time é apagado ou alterado (células I3 e I4), todos os dados relativos a ele são apagados, forçando ao novo preenchimento. Isso evita que um time seja alterado, e os dados do time anterior permaneçam na planilha, ficando dados errados para aquele time.

Da mesma forma, quando a Zona é alterada ou apagada, todos os dados daquele jogo são apagados, inclusive árbitros, data e hora. O que acha disso?

Tenho feito testes e gerado Jornadas e Jogos. No início achei tudo bem, mas agora estou achando esse processo chato e moroso. Duplicar matriz, duplicar jogos, duplo-clique, etc, etc... Para um jogo ou outro, tudo bem, mas já pensou quanto tiver que gerar um campeonato novo, com 6 zonas, 100 times e 300 jogos? Vou pensar em algo pra melhorar.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim

Desculpe a demora em responder. O tempo foi curto esta semana.
Não tem de que!!
Segue a mais nova versão da planilha. Fiz apenas a classificação por Espirito Esportivo. Falta ainda a por Pontos, mas já envio esta para teus testes.

Incluí, mas posso tirar se você quiser, um destaque para os 5 melhores classificados. Achei que os que estão do 2º ao 4º já podem ter como meta atingir a primeira colocação, e os que estão abaixo do 6º, poderão passar a ter como meta entrar na faixa verde, dos Top 5. Achei que isso iria incentivar mais os times.
Esta muito bem assim! So pretendia uma coisa, que o nome da planilha fique Disciplina! Consegui editar o titulo da tabela pra Taça Dispciplina, mas o nome da planilha nao consegui. Eu depois tenho como formatar estas Planilhas criadas automaticamente, com tipo de letra, cor etc..??
Inclui também uma característica de preenchimento da planilha Jornada, que tem como objetivo evitar erros de preenchimento: quando um time é apagado ou alterado (células I3 e I4), todos os dados relativos a ele são apagados, forçando ao novo preenchimento. Isso evita que um time seja alterado, e os dados do time anterior permaneçam na planilha, ficando dados errados para aquele time.

Da mesma forma, quando a Zona é alterada ou apagada, todos os dados daquele jogo são apagados, inclusive árbitros, data e hora. O que acha disso?
Acho bem melhor desse geito.
Tenho feito testes e gerado Jornadas e Jogos. No início achei tudo bem, mas agora estou achando esse processo chato e moroso. Duplicar matriz, duplicar jogos, duplo-clique, etc, etc... Para um jogo ou outro, tudo bem, mas já pensou quanto tiver que gerar um campeonato novo, com 6 zonas, 100 times e 300 jogos? Vou pensar em algo pra melhorar.
Tem em mente algo melhor?

Abraço!
Por Jimmy
Olá João,
Esta muito bem assim! So pretendia uma coisa, que o nome da planilha fique Disciplina! E na planilha que deixe o titulo Taça Disciplina.
Feito!
Eu depois tenho como formatar estas Planilhas, com tipo de letra, cor etc..??
Sim. A maro formata muito pouco. A grande parte da formatação está na própria planilha, logo, se alterar a planilha Jogos Matriz, as duas planilhas de Classificação (Disciplina e Pontos), bem como a Jogos, vão herdar essa formatação.
Sim, a ideia é montar o "mapa" do torneio em uma planilha, e fazer uma macro que gere as Jornadas e Jogos com base nesse mapa. Já estou trabalhando nisso, mas vou pegar mais firme após terminar a classificação por pontos. Vou te mandar um modelo do mapa para que possamos ir trocando ideias sobre isso. O que eu chamei de mapa mas é na verdade uma simples relação.

Veja e me diga o que acha.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Esta muito bem assim! So pretendia uma coisa, que o nome da planilha fique Disciplina! E na planilha que deixe o titulo Taça Disciplina.
Feito!
Como mudou o nome da planilha?? Voce é barra!
Eu depois tenho como formatar estas Planilhas, com tipo de letra, cor etc..??
Sim. A maro formata muito pouco. A grande parte da formatação está na própria planilha, logo, se alterar a planilha Jogos Matriz, as duas planilhas de Classificação (Disciplina e Pontos), bem como a Jogos, vão herdar essa formatação.
Ok, percebi
Sim, a ideia é montar o "mapa" do torneio em uma planilha, e fazer uma macro que gere as Jornadas e Jogos com base nesse mapa. Já estou trabalhando nisso, mas vou pegar mais firme após terminar a classificação por pontos. Vou te mandar um modelo do mapa para que possamos ir trocando ideias sobre isso. O que eu chamei de mapa mas é na verdade uma simples relação.
Veja e me diga o que acha.
Acho que se o resultado final for o mesmo, é melhor! Assim criava uma planilha por jogo??

Ha um pormenor que pensei agora...
Eu nao quero partilhar toda a planilha com as equipas! pretendo apenas fazer chegar a elas a planilha do jogo, mas com todas as configurações criadas.
Quero que eles consigam preencher o boletim de jogo, e devolvam para eu copiar para planilha "mae".. acha isto complicado? Pensa só se é viavel....

Abraço.
Por Jimmy
Como mudou o nome da planilha??
O nome dessa planilha fica dentro da macro. Juntei todas as informações que você um dia pode querer alterar, todas numa SUB única. Assim ficará fácil alterar sozinho a maioria das coisas da planilha. Depois te darei uma explicação sobre isso, não se preocupe. Como essa "central" ainda está sujeita a alterações, vou te explicar quando terminarmos.
Assim criava uma planilha por jogo??
A idéia é essa. Todas as Jornadas e Jogos relacionados nessa planilha, a macro criaria duplicando a matriz, etc, e daria o nome.
Eu nao quero partilhar toda a planilha com as equipas! pretendo apenas fazer chegar a elas a planilha do jogo, mas com todas as configurações criadas.
Quero que eles consigam preencher o boletim de jogo, e devolvam para eu copiar para planilha "mae".. acha isto complicado? Pensa só se é viavel....
Temos que ver como fazer isso, porque, por exemplo: na planilha que você tem nas mãos, se você escolhe o número do primeiro jogador, esse número fica bloqueado para digitação nas demais células. Na planilha cópia que você enviaria a um terceiro, para manter essa característica, ela teria que ter a planilha ATLETAS, pois é nessa planilha que a macro obtém as informações de quais números de atletas são permitidos, com base no time escolhido. Se não tiver a planilha ATLETA, a macro poderia não rodar, o que permitiria à pessoa, por engano, escolher duas vezes o mesmo número de Atleta, o que te causaria problemas no retorno dessa planilha até você.

Numa primeira rápida análise, creio que seria ai o problema.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Bom dia Jimmy.
Temos que ver como fazer isso, porque, por exemplo: na planilha que você tem nas mãos, se você escolhe o número do primeiro jogador, esse número fica bloqueado para digitação nas demais células. Na planilha cópia que você enviaria a um terceiro, para manter essa característica, ela teria que ter a planilha ATLETAS, pois é nessa planilha que a macro obtém as informações de quais números de atletas são permitidos, com base no time escolhido. Se não tiver a planilha ATLETA, a macro poderia não rodar, o que permitiria à pessoa, por engano, escolher duas vezes o mesmo número de Atleta, o que te causaria problemas no retorno dessa planilha até você.
pois... tenho pensado nisso mesmo.... Mas a tabela atleta será a única que não me faz confusão terem acesso... ou podemos colocar como oculta ..... E na altura de mexer na segurança e boqluear a edição de determinadas células, podemos colocar a não permissão de editar planilha.... sei que essa password a podem quebrar, mas será mais difícil...
Ab
Por Jimmy
Bom dia João,

Imaginei que essa era a parte mais importante de não enviar, pois contém as informa pessoais como nome, time, etc.

Pensei numa saída.
O problema: se você enviar somente a planilha do Jogo, a macro deixa de funcionar, e a planilha passa a permitir escolha repetida do número do jogador.

Resalva: apesar de permitir repetição, a digitação se restringirá aos números dos jogadores daquela equipe, porque a validação foi gerada na escolha do time, e este foi você que escolheu, na planilha com macro, e passará a ele o jogo já com Zona e equipas escolhidas. Isso está correto?

Solução: para o terceiro que vai preencher a planilha, a coluna de número do atleta pode funcionar como a de camisola, ou seja, permite a digitação de repetido, mas mostra em laranja caso o valor já tenha sido digitado na coluna, bem como a mensagem da célula C5 vai alertá-lo.

Dessa forma, só precisará enviar o jogo em si, sem nenhuma outra planilha, ou macro. Pode, a partir da planilha completa, selecionar a guia da Jornada, copiar para uma planilha nova, e estará pronto para envio.

Se utilizar aquele terceiro elemento do nome da Jornada, o que vai após o número (Ex.: Jornada 3 Pedro), colocará ali todos os jogos que Pedro irá preencher, e não necessitará apagar da Jornada os jogos que não são dele.

O que acha disso?
Por jfelim
Resalva: apesar de permitir repetição, a digitação se restringirá aos números dos jogadores daquela equipe, porque a validação foi gerada na escolha do time, e este foi você que escolheu, na planilha com macro, e passará a ele o jogo já com Zona e equipas escolhidas. Isso está correto?

Solução: para o terceiro que vai preencher a planilha, a coluna de número do atleta pode funcionar como a de camisola, ou seja, permite a digitação de repetido, mas mostra em laranja caso o valor já tenha sido digitado na coluna, bem como a mensagem da célula C5 vai alertá-lo.
Parece me bem!
Mas podemos facultar a listagem dos atletas das duas equipas que vão jogar!
O preenchimento dos atletas vai ser da mesma forma?
Ou seja escolher o número de cartão e o nome e idade preenche automaticamente!?
Acha que devemos testar este cenário, antes de fazer a alteração que ponderou ontem?
Eu depois quando tiver essa Jornada ( por exemplo jornada 1 Sul) coloco na planilha principal é a macro já roda normalmente?
Por Jimmy
Mas podemos facultar a listagem dos atletas das duas equipas que vão jogar!
Sim, podemos, mas para a macro rodar, precisará deixar também a planilha de Zonas, pois a macro que auxilia na digitação dos jogos, "olha" para Zonas, e Equipes/Atletas. E, obviamente, enviar as macros, o que não se consegue quando se copia a planilha de Jornadas para uma planilha nova. Teria que Apagar os que não deseja enviar (Jornadas e Jogos que não tem a ver com a pessoa que vai receber a planilha), salvar com outro nome (aqui requer cuidado para não se distrair e salvar apenas, sem alterar o nome, porque destruiria as Jornadas que foram apagadas), e enviar.

Eu acho interessante o terceiro não ter as macros, porque se ele der um duplo-clique na ZONA, acionará a macro que dá nome, e se alterar o nome, haverá dificuldade em integrar essa planilha de volta à planilha geral, quando a receber de volta. A não ser pelo fato de restringir a digitação repetida do atleta, as macros não teriam papel algum na planilha a ser enviada.
O preenchimento dos atletas vai ser da mesma forma?
Ou seja escolher o número de cartão e o nome e idade preenche automaticamente!?
Sim. A única diferença seria que um número já escolhido não desapareceria da lista de opções das demais células.
Acha que devemos testar este cenário, antes de fazer a alteração que ponderou ontem?
Se refere à macro nova de gerar todo o campeonato? Se for isso, não tem relação ou interferência alguma. A nova macro apenas fará o que hoje seria feito manualmente, a cópia da jornada matriz, duplicação dos jogos, etc.
Eu depois quando tiver essa Jornada ( por exemplo jornada 1 Sul) coloco na planilha principal é a macro já roda normalmente?
Precisamos testar isso, mas não creio que haverá problemas.
Acho interessante enviar ao terceiro uma planilha de jornada completa, e não alguns jogos de uma jornada. Isso porque, caso mande apenas alguns jogos, quando receber a planilha, vai ter que selecionar e apagar esses jogos que estão em branco na sua planilha, abrir a planilha dele, copiar os jogos e inserir esses jogos na Jornada existente na planilha principal. Acho que se nesse processo os nomes dos jogos se perderem, terão que ser refeitos manualmente, e isso é problema. Vejo que se enviar toda a planilha Jornada, e depois apagar toda essa planilha, e inserir a que retornou na sua planilha principal, não há risco de perder nomes.

Por tudo isso é que acho que você deve evitar de colocar todos os jogos de uma jornada juntos, numa planilha única, e deveria usar o qualificador de Jornada, aquele "Pedro" a que me referi.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
Ok,

Retomamos então o assunto na segunda feira. Bom final de semana.
Por Jimmy
Olá João,

Sim, teve. Foi mais demorado do que eu havia previsto, mas já tenho a versão para testes. Estou te enviando a última versão da planilha.

Já está funcionando, a macro que gera as Jornadas e Jogos. Era pra eu ter feito antes a geração da planilha de classificação por pontos, mas me empolguei com esta e inverti a ordem.

A que gera Jogos pode ser usada para gerar todo um campeonato, mas também para gerar um único Jogo, em uma Jornada já existente (ou não), se quiser. Eu acho que com ela passou a ser desnecessário qualquer geração de Jornada/Jogo manual, com duplicação de planilhas, duplo-clique, etc. Usando ela é mais seguro das coisas ficarem certinho. Manualmente sempre existe o perigo engano.

A relação está na planilha “Cria Jogos”, bem como o botão de acionamento da macro. As colunas obrigatórias são Jornada e Jogo, e as opcionais são Zona, Equipe 1 e Equipe 2. Estas 3 últimas, se estiverem preenchidas, já serão lançadas na nova planilha.

As linhas vão sendo lidas, uma a uma, e para cada linha lida um jogo é criado, ou uma mensagem de erro aparece no final da linha. Quando a macro encontrar uma linha em branco, encerra o processamento, mesmo que abaixo dessa linha, hajam outras linhas preenchidas. Dessa forma, você não precisa apagar as linhas anteriores para incluir um jogo que esqueceu, por exemplo. Basta inserir 2 linhas em branco no início (linhas 18 e 19), preencher a 18, deixar a 19 em branco, e mandar rodar a macro. Ela irá criar o jogo da linha 18, e como a 19 estará em branco, não fará mais nada. O resultado é que você incluiu 1 jogo a mais, mas toda a elação do que foi criado está lá registrada.

Peço que teste bastante, inclusive simulando Jornadas não numéricas, Jogos que contenham espaço em branco, ou Zonas e Equipes que não existem na planilha de Equipes.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Olá

Já percebi...
Uma questão, para criar jogo ja nao é necessário carregar em zona na celula que no modelo anterior carregava?
Vou testar exaustivamente...

Em relação ao que partilhar com as equipas onde se vão realizar os jogos, de modo a nao passar planilha completa...
Quero só manter que ele tenham acesso aos dados necessários a tabela, os dados dos jogadores, já pensou lago diferente ?
Por Jimmy
Bom dia João,
Uma questão, para criar jogo ja nao é necessário carregar em zona na celula que no modelo anterior carregava?
Sim, é melhor esquecer aquela forma de gerar Jogos, e usar apenas este último, que pode fazer vários jogos de uma só vez, e deixa já tudo certo. Da forma antiga eu percebi que havia vezes em que o jogo era duplicado deixando uma linha em branco entre ele e o anterior, e havia vezes em que essa linha em branco não era deixada. Isso atrapalha a impressão, porque se ajustamos para caber 1 jogo + 1 linha em branco por folha, e a linha em branco não é deixada, desanda toda a impressão. Outra questão era que dependendo de como a planilha Matriz era copiada, a formatação de colunas ou de linha não ia junto, e o Jogo ficava desformatado. Você deve lembrar desses dois fatos. Da forma que está agora, como é a macro que faz, vai fazer sempre igual, padronizado (espero! kkk).
Em relação ao que partilhar com as equipas onde se vão realizar os jogos, de modo a nao passar planilha completa... Quero só manter que ele tenham acesso aos dados necessários a tabela, os dados dos jogadores, já pensou lago diferente ?
De tarde vou te mandar uma planilha exemplo do que ele receberia. Você simula preenchimento como se fosse ele, e me diz se atende.

Jimmy San Juan
Por Jimmy
João,

Ia te mandar a planilha, mas acho que vou ter que fazer uma macro específica para apagar da planilha tudo o que não interessa, e deixar o que é necessário.

Vou ver se consigo enviar amanhã pela manhã.

Como estão os testes do gerador de Jogos?

Jimmy San Juan
  • 1
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord