Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
Por marcioagr
Me ajuda aí com uma questão: Sou produtor de café e aqui na Fazenda a gente faz uma mistura entre blends de grãos para padronizar o tipo de bebida e o jeito que fazemos é por tentativa. O esquema é o seguinte: Tenho vários lotes de café e cada um possui uma característica que chamamos de "cata"(defeitos).Vou citar um exemplo prático que fizemos aqui:
-Lote 01: 306 kg com 43% de cata(ou seja:131,58 kg de "cata" ou defeitos)
-Lote 02: 700 kg com 29% de cata
-Lote 03: 720 kg com 30% de cata
-Lote 04: 633 kg com 29% de cata

*Então juntamos tudo(306+700+720+633=2359 kg) e no fim o valor de "cata" encontrado foi de 30%

A questão é o seguinte:
a)tem como estimar este valor da "cata"(defeitos) usando o Solver?
b)no exemplo acima qual a quantidade de cada lote tenho que misturar para se ter no final uma cata(defeitos) de 35%
Editado pela última vez por Kledison em 22 Mar 2016 às 12:56, em um total de 1 vez. Razão: Correção do título. Regra nº 2B: Não utilize textos como "AJUDA", "HELP", "DÚVIDA", "URGENTE" ou similares nos títulos. O título deve ser condizente com o conteúdo da sua pergunta.
Por Jonathaluis
Posts Avatar
Marcioagr, boa tarde!

Você tem um limite em kg na soma total dos lotes?
Dei uma olhada no solve e pelo que entendi ele faz a melhor combinação para chegar próximo do que deseja, mas não consegue calcular em cima dos valores pois se tratam de percentuais.

Segue o que eu fiz sem usar o Solve
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por marcioagr
Boa tarde amigo!
Primeiramente agradeço pela atenção. Olha só, não há limites em kg na soma total dos lotes.
A questão é que sabendo o valor de cata de cada lote e definindo o valor da cata que se deseja no final da mistura de cada lote, não importa o valor total em kg de cada lote. O que deve ser resolvido(estimado) pelo solver é a quantidade em kg de cada lote tenho que misturar para ter o valor da cata desejada no final. No exemplo em questão o valor de cata que se deseja no final é de 35%, independente da quantidade em kg de cada lote que tenho de usar.
Por marcioagr
Olá! Deu certo, porém teria que ter algumas restrições como usar todos os lotes para chegar no valor de cata desejado.Na planilha que me enviou quando o solver calcula a quantidade de cada lote para dar o valor de 35%(que é o que desejo) ele usa apenas o Lote 01(409,6 kg) e o Lote 02(655,36 kg).
Por marcioagr
Opa! Tava verificando aqui e deu certo sim a planilha.............é que eu tinha selecionado a célula errada.Era isso mesmo que estava precisando.
Valeu!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord