Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por NiltonASantos
Bom dia

Na planilha em anexo, eu possuo as abas de PROD, FORN, ENTRADAS e SAÍDAS, sendo que estas duas últimas são alimentadas pelo conteúdo das abas PROD e FORN, via lista suspensa.
Acontece que, quando eu converto as tabelas ENTRADAS e SAÍDAS em Tabelas, as listas suspensas deixam de puxar os respectivos itens. E eu preciso que elas sejam em Tabelas, para o cliente poder inserir novos dados, sem ter que ficar copiando e colando linha, a menos que haja outra forma de fazer isso. Onde eu estou errando e como corrigir isso, por gentileza?

Att.
Nilton
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Boa noite. Será que não há uma solução plausível para este meu problema ou eu postei no fórum errado? Se for este caso, solicito, por gentileza, que os Moderadores o movam para o fórum correto.

Att.

Nilton
Por Estevaoba
Você diz que como tabela a lista suspensa não exibe itens, mas em ambos arquivos é exibido só um item (geladeira).
Pode ser devido a versões diferentes de Excel. Eu uso a 365.
Talvez eu não tenha me expressado corretamente.

Vamos pegar a aba ENTRADAS, já que o comportamento errado acontece na SAÍDA também. Então, se encontrar a solução para uma, esta solução servirá para as duas.

Na célula C7, eu possuo uma lista suspensa, cuja fonte é =PROD!$G$7#. Se eu apagar o conteúdo dela (Geladeira) irão aparecer os demais itens para eu selecionar. O problema é que, ao iniciar uma nova compra na linha 8, o Excel pega toda a formatação correta da linha anterior (já que está como tabela), mas acaba pegando também o conteúdo da célula C7 e transcrevendo para a C8, me impedindo de eu selecionar um novo produto para esta venda. O mesmo está acontecendo com a célula D8, que também tem uma lista suspensa, cuja fonte é =FORN!$J$7#.

PS.: Eu uso o Office 365

Att.

Nilton
Por Estevaoba
Eu ainda não entendi como a sua validação de dados funcionaria a partir da linha 8 se ela é baseada num único intervalo =PROD!$G$7#, que por sua vez exibe dados a partir do que foi selecionado na linha 7, (C7). Isso, independente de ser ou não em formato tabela.
Sugiro usar esta adaptação da sua fórmula na aba Entrada, célula L7, por exemplo, e copiar para baixo:
Código: Selecionar todos
=CLASSIFICAR(TRANSPOR(FILTRO(PROD!$B$7:$B$283;ÉNÚM(LOCALIZAR(PRI.MAIÚSCULA(ENTRADAS!$C7);PROD!$B$7:$B$283));"Não cadastrado"));;1)
E alterar a fórmula na validação de dados em C7 (marcando a opção Aplicar alterações a todas as células...) para:
=$L7#

Ab.
Boa noite, Estevao.

Antes de mais nada, quero pedir desculpas pelo meu hiato, mas problemas pessoais me forçaram a ficar afastado da internet e, consequentemente, deste projeto, por alguns dias.

O motivo pelo qual eu necessito que seja em Tabela, é que este projeto não é para mim, e sim para um cliente. Então, à medida que for acrescentando dados, preciso que vá crescendo, para que o cliente não tenha que ficar desprotegendo, inserindo linha, copiando, etc...

Vou fazer as alterações que você recomendou mas, levando-se em consideração que eu quero que, à medida que o cliente vá inserindo dados, estas planilhas cresçam automaticamente, a fórmula que você sugeriu irá me atender? Ou o cliente terá que ficar copiando ela para as próximas linhas?

Att.

Nilton
Bom dia pessoal.

Peço antecipadas desculpas pela minha insistência no assunto, mas estou realmente precisando entregar este projeto e não consigo visualizar uma saída.

Então, se alguém tiver uma solução para me apontar, fico agradecido.

Nesta oportunidade, estou reenviando a planilha intitulada ESTOQUE SEM FÓRMULA, onde demonstro como ela está atualmente, e a ESTOQUE SEM FÓRMULA, com a mesma planilha, mas desta vez sem fórmula nenhuma, pois iso pode estar gerando confusão. Vou explicar o que eu preciso com os dados nela constante.

Na guia PROD, eu possuo o nome de todos os produtos que este cliente possui, com os respectivos estoques mínimos e valores unitários. Como esta lista de produtos pode crescer com o tempo, pensei em colocá-la como tabela, para que o cliente possa inserir novos produtos ao final dela, sem ter que ficar copiando e colando linhas. Vale lembrar que quanto menos o cliente tiver que mexer em dados como fórmulas ou formatações, melhor.

Feito isso, tenho a aba ENTRADAS e SAÍDAS. Vamos trabalhar com a aba ENTRADAS, pois creio que depois será apenas questão de replicar as fórmulas na aba SAÍDA.

Na aba ENTRADAS, temos coluna "Produto", entre outras informações, que posso trazer com o PROCV. O problema está em trazer o nome do produto para cada linha que for acrescentada uma data de compra.

Pensei em usar a fórmula ""=CLASSIFICAR(FILTRO(lstProdutos;(ÉNÚM(LOCALIZAR(H7;lstProdutos)));"Não Encontrado"))"" na célular G7 da aba PROD, fazendo com que pegasse as informações que estivesse na célula H7 desta mesma aba, sendo que tal informação viria do conteúdo do que estivesse na célula C7 da aba ENTRADAS que, por sua vez, teria uma validação de dados cuja fonte seria =lstProd_Entrada, que é justamente o que for gerado no intervalo a partir de G7 da aba PROD.

Funcionou perfeitamente, mas apenas para a primeira linha. Quando eu insiro uma nova data de compra, na linha seguinte, não estou conseguindo fazer com que o Excel faça a mesma busca e traba o produto procurado.

Após esta longa explanação, peço encarecidamente que me apontem uma saída, mesmo que eu tenha que refazer toda a estrutura. Ou, que corrijam onde estou errando, para que o Excel possa me entregar os dados da forma que o meu cliente precisa.

Att.

Nilton
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por PHSabater
Posts Avatar
@NiltonASantos, bom dia.
Com lista suspensa não aconselho e não gosto. Pra deixar dinâmico esse cadastro o certo é fazer em VBA. Caso não tenha conhecimento, mas queira utilizar, só me dizer que crio as rotinas pra você.
Lista suspensa fica engessado.
Boa tarde, Pedro. O que sei de VBA, dá para criar uma macro de apagar uma célula, hehehe
Brincadeiras à parte, se você conseguiu entender meu problema, acha que seria melhor em VBA e estiver disposto a me ajudar, só posso te agradecer.

Att..

Nilton
Por osvaldomp
Olá, @NiltonASantos .

Veja se ajuda.

Para criar uma lista dinâmica classificada A-Z dos produtos listados na coluna B da planilha PROD, coloque por exemplo em G7 da planilha PROD a fórmula abaixo:
=CLASSIFICAR(PRODUTOS[Produto])

E na Validação de Dados, por exemplo na coluna C da planilha ENTRADAS, aplique a fórmula que você colocou post #69381 acima ~~~> =PROD!$G$7#

Idem para fornecedores.

Não é necessário criar nomes.
Por PHSabater
Posts Avatar
@NiltonASantos, boa tarde.
Se quiser pode me chamar no whats 43 99980-6713, te ajudo a montar algo bem profissional e que vai te auxiliar bastante na sua rotina aí... Pelo whats é mais fácil pra alinhar o que você precisa de informações para controle, assim consigo te auxiliar e deixar exclusivo pra teu uso.
Olá, @osvaldomp,

Testei sua sugestão mas, infelizmente, não funcionou. Primeiro, porque desta forma eu não consigo digitar parte do que estou pesquisando na lista da validação de dados... depois, mesmo que eu selecione a opção de copiar para as células com a mesma configuração, quando eu insiro uma nova linha, a validação de dados não obedece e acaba ficando em branco...

Att.

Nilton
Por osvaldomp
NiltonASantos escreveu: 14 Mar 2022 às 18:30
Testei sua sugestão mas, infelizmente, não funcionou. Primeiro, porque desta forma eu não consigo digitar parte do que estou pesquisando na lista da validação de dados...
Você informou antes sobre essa operação de "digitar parte do texto" ?

depois, mesmo que eu selecione a opção de copiar para as células com a mesma configuração, quando eu insiro uma nova linha, a validação de dados não obedece e acaba ficando em branco...
Não entendi nada sobre essa operação, mas me parece que também não foi informada antes.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord