Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa tarde!
Solicito ajuda para correlacionar dados entre planilhas
OBS: Maiores detalhes encontra-se na planilha em anexo.
Desde já Agradeço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Saulo em 03 Mar 2022 às 08:21, em um total de 5 vezes.
EDIT: Corrija a inconsistência de cabeçalhos na sua planilha. Os símbolos de ordinais (°) estão diferentes entre elas.

No Excel 365 ou posterior, cole em B9 e copie para a direita e para baixo.
Código: Selecionar todos
=PROCX($B$3&B$8;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$A$9:$A$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$C$9:$C$24;PROCX($A9;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$8:$J$8;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$9:$J$24;""))
No Excel de versões anteriores, esta fórmula matricial. Cole em B9, confirme com Ctrl+Shift+Enter em vez de apenas Enter e copie para a direita e para baixo.
=ÍNDICE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$9:$J$24;CORRESP($B$3&B$8;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$A$9:$A$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$C$9:$C$24;0);CORRESP($A9;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$8:$J$8;0))
Good luck!
Por Saulo
Prezado Estevaoba - 17 Fev 2022 às 19:50
Primeiramente muito obrigado por dispor de seu tempo para ajudar-me.
Procedimentos realizados de acordo com sua orientação:
1) Inconsistência de cabeçalhos devidamente corrigidas;
2) Copie e colei sua formula em B9 e logo após teclei Ctrl+Shift+Enter em vez de apenas Enter;
3) Copiei para a direita e para baixo nas células adjacentes (C9 a E15).
Então....
Após realização dos procedimentos (1 a 3), os dados não se atualizaram na planilha RESULTADO GRÁFICO a medida que Eu ia atualizando na planilha RESULTADOS AVALIAÇÃO.
Anexo planilha com as alterações para se possível Você possa analisar.
Desde já agradeço
Boa tarde, Saulo.

A fórmula contém referências relativas e absolutas, conforme a necessidade de alterar ou não à medida que se copia, seja na horizontal ou na vertical.
Quando eu disse "copiar para a direita e para baixo", foi no sentido de clicar na alça de preenchimento (canto inferior direito da célula) e arrastar para as células vizinhas.
Não sei como você copiou corretamente para baixo, mas não para a direita.
Ao copiar para baixo, notei que a referência relativa de linha mudou conforme a mudança de linha. A parte CORRESP($A9; mudou para CORRESP($A10; CORRESP($A11; etc.
Mas a parte CORRESP($B$3&B$8 na célula B9 permaneceu sem alteração em C9, quando na verdade deveria ter mudado para CORRESP($B$3&C$8, CORRESP($B$3&D$8 em D9, etc.

Faça isso e a fórmula exibirá os resultados corretamente.

Se não conseguir, avise e postarei aqui a planilha com as alterações.

Ab.
Por Saulo
Prezado Estevaoba - 18 Fev 2022 às 18:34
Bom dia!
Primeiramente muito obrigado por dispor de seu tempo para ajudar-me.
Funcionou como planejado, meu erro foi na hora de copiar/colar as fórmulas, utilizei o recurso teclando (ctrt /c) + (ctrt /v).
OBS: Deixo aqui meus agradecimentos, pois não estou conseguindo faze-lo através da opção [obrigado] exibido no tópico que está emitindo uma mensagem restritiva.
DEUS te abençoe!
Por Saulo
Bom Dia!
Prezado Estevaoba - 18 Fev 2022 às 18:34
Por um erro conceitual Meu, se possível peço que reavalie a fórmula original {=ÍNDICE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$9:$J$24;CORRESP($B$3&B$8;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$A$9:$A$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$C$9:$C$24;0);CORRESP($A9;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$8:$J$8;0))} para que a mesma passe a levar também em consideração no resultado final a variável: Função (célula B4), ou seja, o resultado da matriz (B9 até E15) devem levar em consideração: B3&B4&B8
Maiores detalhes na planilha anexo
Desde já agradeço.
Boa tarde.

Se sua estrutura de dados se mantiver como no exemplo, as referências de Colaborador, função e período na mesma linha, basta acrescentar o novo valor procurado ($B$3&$B$4&B$8) e a nova matriz onde buscá-lo ('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$A$9:$A$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$B$9:$B$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$C$9:$C$24). A fórmula em B9 ficaria assim:
=ÍNDICE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$9:$J$24;CORRESP($B$3&$B$4&B$8;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$A$9:$A$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$B$9:$B$24&'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$C$9:$C$24;0);CORRESP($A9;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$8:$J$8;0))
Não esquecer de confirmar com Ctrl+Shift+Enter e em seguida arrastar para a direita e para baixo.

Ab.
Por Saulo
Prezado Estevaoba - 28 Fev 2022 às 14:00
Boa Tarde! Primeiramente muito obrigado por dispor de seu tempo para ajudar-me.
Funcionou perfeitamente!
Só mais um detalhe se isso for possível (pois sou nível básico em excel), na sua fórmula, Alterei ($J$24 / $J$1048576); ($A$24 / $A$1048576) ; ($C$24 / $C$1048576),; ($B$24 / $B$1048576) no intuito de ganhar amplitude, pois as inclusões de dados são constante e com isso ficou muito lenta.
OBS: Caso não exista função para a situação acima, saiba que a sua solução atual é de grande ajuda e resolveu o problema.
Desde já agradeço
Boa tarde. De nada, amigo. Fico feliz em poder ajudar.

Já era esperado o processamento ficar lento mesmo, pois os cálculos são feitos linha por linha, mais de um milhão de vezes, em três colunas.
Tente desta outra forma, se puder trabalhar com uma coluna auxiliar. Faça a concatenação das três colunas com esta fórmula em M9, por exemplo, da aba de dados (RESULTADOS AVALIAÇÃO) e copie para baixo o tanto de linhas conforme o intervalo determinado na fórmula seguinte (M9:M1000).
=SE(A9="";" ";A9&B9&C9)
E para não trabalhar com coluna inteira, crie um intervalo dinâmico, no Gerenciador de nomes, na faixa de fórmulas, nomeie-o Intervalo, por exemplo, e no campo Refere-se a, cole esta fórmula:
='RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$M$9:ÍNDICE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$M$9:$M$1000;CONT.SE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$M$9:$M$1000;"<> "))
Altere o intervalo $M$9:$M$1000 conforme necessidade.

A fórmula de busca em B9 ficaria assim:
=ÍNDICE('RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$9:$J$24;CORRESP($B$3&$B$4&B$8;Intervalo;0);CORRESP($A9;'RESULTADOS AVALIAÇÃO'!$D$8:$J$8;0))

Teste para avaliar o desempenho de processamento.

Se resultar em erro #N/D, verifique se há inconsistência de cabeçalhos. Nesta sua última planilha modelo, levei um tempo até descobrir que estava EQUIPTOB (sem espaço) na coluna A da aba de dados e EQUIPTO B (com espaço) em C3 da aba Resultado Gráfico.

Ab.
Por Saulo
Prezado Estevaoba - 01 Mar 2022 às 13:45, Bom Dia!
Primeiramente Muito Obrigado em dispor de seu tempo para ajudar-me.
Ficou Show! Alem do que o desempenho da planilha melhorou consideravelmente.
Grato
Atenciosamente
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord