Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Prezados,

A fim de colaborar com os colegas, eu estava com um problema aqui em duas grandes tabelas, e precisava fazer um relacionamento. Sei que o exemplo é simples mas pode contribuir.

Acontece que eu tinha a seguinte situação na tabela A:
  • Tabela A
    • Local
Na tabela B:
  • Tabela B
    • Local

Prezados,
A fim de colaborar com os colegas, eu estava com um problema aqui em duas grandes tabelas, e precisava fazer um relacionamento. Sei que o exemplo é simples mas pode contribuir.

Acontece que eu tinha a seguinte situação na tabela A:
  • Tabela A
    • Local
Na tabela B:
  • Tabela B
    • Local
No entanto o local se repete dentro da zona, por exemplo, eu tenho o local 215 na zona 10, mas também tenho 215 na zona 30, então eu tinha problemas de muitos códigos de local repetidos na tabela, e há muitos repetidos dentro de uma cidade, ou seja, as vezes eu tinha 20 locais com codigo 215 na mesma cidade e impedia que eu avançava.

Sendo assim, antes de relacionar as tabelas eu criei um campo em cada tabela:

Tabela A:
Código: Selecionar todos
filtro_local_TABELA_A = COMBINEVALUES(
        "-",
        tabelaA[CIDADE],
        tabelaA[ZONA],
        tabelaA[LOCAL]
)

Tabela B:
Código: Selecionar todos
filtro_local_TABELA_B = COMBINEVALUES(
        "-",
        tabelaB[CIDADE],
        tabelaB[ZONA],
        tabelaB[LOCAL]
)

Feito isso, depois bastou fazer o relacionamento da coluna "filtro_local_TABELA_A" com a coluna "filtro_local_TABELA_B", de muitos para muitos, e tudo deu certo.

Essa foi a maneira rápida e sem muitos estudos que eu encontrei, mas se alguém tiver alguma dica seria ótimo a contribuição.

Até mais!
Boa tarde,
Nesse seu exemplo, pode ocorrer que uma tabela tenha uma combinação que não tenha na outra, e não haverá ligação nesse registro, dependendo de que qual tabela está sendo usada para filtro.
Imagino que o ideal é que você tivesse três tabelas a mais, sendo uma cidade, outra zona e outra local, onde essas tabelas contenham registros distintos portanto únicos, e a estas ligadas as suas duas tabelas, sendo que todo o filtro de cidade seria pela tabela cidade, todo o filtro de zona e local também. Relação de um para n.
Outra opção seria unir a tabela A e B, em uma única tabela, visto que elas possuem os mesmos campos, e todo o filtro necessário seria direto nessa tabela unificada.
Ainda uma outra opção, pegando parte dessa sua solução seria criar esses campos como você fez, e também uma tabela nova, com a união distinta dessas duas colunas em uma coluna, criando uma tabela "pai" usando esse campo, que filtraria sua tabela A e B.
O Power BI ainda não trabalha bem a relação de muitos para muitos, e também não é recomendado, já tive casos de cálculos errados com tabelas grandes, com esse tipo de ligação, então é um ponto a ficar atento.
Espero ter contribuído para as ideias.
Att.
Gustavo
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord