Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Bom dia

Pessoal, primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte desse grupo e já realizar a minha primeira duvida, que pode ser de mais alguém.

Estou com uma dificuldade referente a um levantamento de dados, pois os mesmos são preenchidos por varias pessoas e sem um padrão pré-definido, portanto passível de erros. Preciso extrair de um texto 9 caracteres numéricos que começam com os dígitos "4000" sendo que os restantes não possuem padrão (pode ser qualquer numero) , no entanto consegui realizar essa tarefa utilizando-se da seguinte formula =(EXT.TEXTO(A2;PROCURAR("4000";A2);9)).

Quando fui aplica-la me deparei com a seguinte situação, no mesmo texto possuir dois textos começando com "4000" , por padrão o Excel retorna o primeiro, porem no meu caso esse primeiro numero possui um carácter "-" o que esta errado, então deveria ser o próximo.

Segue em anexo uma planilha com um exemplo da formula aplicada, sendo que as células pintadas de verde estão corretas e a em amarelo propositalmente foi incluída com o valor errado para exemplificar minha dificuldade.

Nota: Onde estou só posso utilizar o excel 2007.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Eu adicionei uma procura por códigos começando por "200" tb:
Código: Selecionar todos
=SE(ÉERRO(PROCURAR("-";EXT.TEXTO(A2;PROCURAR("4000";A2);9)));SEERRO(EXT.TEXTO(A2;PROCURAR("4000";A2);9);SEERRO(EXT.TEXTO(A2;PROCURAR("200";A2);9);0));SEERRO(EXT.TEXTO(A2;PROCURAR("4000";A2;9);9);0))
Mas se não quiser:
=SE(ÉERRO(PROCURAR("-";EXT.TEXTO(A174;PROCURAR("4000";A174);9)));SEERRO(EXT.TEXTO(A174;PROCURAR("4000";A174);9);0);SEERRO(EXT.TEXTO(A174;PROCURAR("4000";A174;9);9);0))
Olá, @rornasci .

Segue uma sugestão de fórmula compacta.
=EXT.TEXTO(A2;PROC(2^15;PROCURAR("4000";A2;LIN(INDIRETO("1:"&NÚM.CARACT(A2)))));9)
#
Ou, se você preferir tratar o erro caso "4000" não exista na célula:
=SEERRO(EXT.TEXTO(A2;PROC(2^15;PROCURAR("4000";A2;LIN(INDIRETO("1:"&NÚM.CARACT(A2)))));9);"NÃO ENCONTRADO")
DJunqueira, Patropi agradeceu por isso
Bom dia

Obrigado, @DJunqueira e @osvaldomp , a solução apresentadada por voces me atendeu perfeitamente.

Feliz natal e prospero ano novo.
Apenas por curiosidade, existem alguma maneira de eu restringir a formula para buscar nos 9 dígitos apenas números?

Mais uma vez obrigado, pelo apoio.
rornasci escreveu: 26 Dez 2021 às 11:01 Feliz natal e prospero ano novo.
Feliz NataL (de 2022) também pra você e próspero Ano Novo.

... buscar nos 9 dígitos apenas números?
Me parece que você quis dizer buscar nos 9 caracteres apenas dígitos, é isso?
Sugestão: disponibilize uma planilha com alguns dados representativos e com os respecitivos resultados desejados.
PedroBB agradeceu por isso
rornasci escreveu: 26 Dez 2021 às 11:01 Bom dia
Obrigado, @DJunqueira e @osvaldomp , a solução apresentadada por voces me atendeu perfeitamente.
Feliz natal e prospero ano novo.
Apenas por curiosidade, existem alguma maneira de eu restringir a formula para buscar nos 9 dígitos apenas números?
Mais uma vez obrigado, pelo apoio.
Feliz natal e prospero ano novo p/ vc tb.
Boa tarde

@osvaldomp me parece que a formula que você propôs faz exatamente o que eu perguntei no meu segundo post.
Fiz uma adaptação usando a sua formula como referencia na procura dos "4000" e "200" somente com números e inclui vários erros para mapear a possibilidade de outros caracteres, ficando assim no final, essa condição me atendeu perfeitamente , porem fiquei com umas duvidas por não conhecer o método que você usou.
=SEERRO(EXT.TEXTO(A2;PROC(2^15;PROCURAR("4000";A2;LIN(INDIRETO("1:"&NÚM.CARACT(A2)))));9);(EXT.TEXTO(A2;PROC(2^15;PROCURAR("200";A2;LIN(INDIRETO("1:"&NÚM.CARACT(A2)))));9)))
Obrigado, mais uma vez, você poderia me explicar o "2^15" e o "1:" dessa formula, eu não entendi muito bem.
Anexei um arquivo, e destaquei em vermelho a parte da formula que não entendi. grato.
PedroBB agradeceu por isso
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord