Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
E aí pessoal! Tudo bem com vocês?
Adicionei um exemplo de planilha no anexo, para facilitar o entendimento e resolução do problema.
edit.: acrescentei uma coluna em amarelo, com a resposta do problema, escrita "na mão", servindo de guia para a solução.

Contexto:
- tenho uma base de vendas, que diariamente novas vendas vão sendo adicionadas, onde cada linha na base é uma nova venda de um determinado produto, podendo ter muitas vendas do mesmo produto no mesmo dia e muitos dias de vendas de um mesmo produto.
- tenho também uma outra base onde são criadas campanhas de venda para os produtos, com data de início e fim, onde mais de um produto pode participar de uma mesma campanha, mas o mesmo produto não pode estar em mais de uma campanha no mesmo período.

O problema a ser resolvido:
- Preciso classificar a venda do produto, na base de vendas, sendo feita por uma campanha ativa no período ou sendo como uma venda orgânica (o produto vendido não participou de nenhuma campanha ativa no período), a partir da minha base de campanhas. O problema é que existem datas de entrada de vendas que estão entre a data de início e de fim de uma campanha.
- ou seja: se na data de entrada da venda, o código do produto da venda, estava em alguma campanha ativa no período, se sim, me dizer qualquer campanha é essa, se não, classificar a venda como "venda orgânica".

Espero que tenha ficado claro mas, se não, fico à disposição para mais detalhes e explicações.

Desde já agradeço a ajuda e a atenção!
Abraços,
Gabriel.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por costa1ga em 14 Set 2021 às 21:23, em um total de 1 vez.
Olá, @costa1ga .

Veja se atende.

Na próxima vez coloque manualmente o resultado esperado, assim irá facilitar pra quem for tentar lhe ajudar.
Código: Selecionar todos
=SEERRO(ÍNDICE(BASE_CAMPANHAS!E$2:E$9;CORRESP(2;SE(BASE_CAMPANHAS!A$2:A$9=A2;SE(BASE_CAMPANHAS!C$2:C$9<=C2;SE(BASE_CAMPANHAS!D$2:D$9>=C2;1)))));"orgânica")
costa1ga agradeceu por isso
Olá, Osvaldo! Tudo bem?!

Primeiramente, muito obrigado pela rápida resposta e pela dica das respostas manuais!
Eu já alterei a planilha, com essa sua dica!

Sobre a fórmula que vc me indicou, infelizmente, para mim, usando-a, todas as linhas retornam "orgânica". Você conseguiu aplica-lá?

Mais uma vez, agradeço a ajuda!
osvaldomp escreveu: 14 Set 2021 às 20:37 Olá, @costa1ga .

Veja se atende.

Na próxima vez coloque manualmente o resultado esperado, assim irá facilitar pra quem for tentar lhe ajudar.
=SEERRO(ÍNDICE(BASE_CAMPANHAS!E$2:E$9;CORRESP(2;SE(BASE_CAMPANHAS!A$2:A$9=A2;SE(BASE_CAMPANHAS!C$2:C$9<=C2;SE(BASE_CAMPANHAS!D$2:D$9>=C2;1)))));"orgânica")
Olá, Osvaldo! Tudo bem?!

Primeiramente, muito obrigado pela rápida resposta e pela dica das respostas manuais!
Eu já alterei a planilha, com essa sua dica!

Sobre a fórmula que vc me indicou, infelizmente, para mim, usando-a, todas as linhas retornam "orgânica". Você conseguiu aplica-lá?

Mais uma vez, agradeço a ajuda!
osvaldomp escreveu: 14 Set 2021 às 20:37 Olá, @costa1ga .

Veja se atende.

Osvaldo! Favor desconsiderar! Apenas não executei a formula como matricial!

Executando-a com ctrl+shift+enter, o resultado é exatamente o que eu precisava!

Mais uma vez, muito obrigado!
costa1ga escreveu: 14 Set 2021 às 21:40 Executando-a com ctrl+shift+enter, o resultado é exatamente o que eu precisava!
Gabriel, peço desculpas por não ter alertado que se tratava de matricial.

Não sou o único culpado, uso a versão 365 e a MS fez o favor (ou a besteira?) de não precisar dar entrada na fórmula com Ctrl+Shift+Enter, basta o Enter, e isso acaba que os usuários desatentos como eu não mais se ocupem em diferenciar a entrada em outras versões.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord