Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por rochagm
Posts
#6338
Boa tarde.
Eu tenho uma tabela dinâmica com DOIS campos no rótulo de linha UM campo de valores. O campo de valores está como % da Coluna sobre o total, porém, eu gostaria de fazer um % da Coluna sobre o subtotal e não sobre o total. Como eu faço isso?

O anexo exemplifica. Em vez de 77% e 23%, eu gostaria que estes subtotais fossem de 100%. Daí, por exemplo, eu quero ver no % da linha 1 / fVfV / v+, o % 153/306 e não 153/1326.

Alguém sabe como fazer isso? Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#6344
Boa tarde!!!

No modelo postado tem uma imagem, onde está os dados e a TD ?


Att
Avatar do usuário
Por Kledison
Avatar
#6356
Boa noite,

conforme o Alexandrevba solicitou, envie parte de sua planilha com dados fictícios mostrando o que você precisa, assim fica mais fácil para ajudá-lo.
#6371
Ok, montei uma planilha que explica o que eu desejo. A coluna H mostra o % da coluna na tabela dinâmica. A coluna J é o que eu gostaria que a coluna H mostrasse, ou seja, o % da coluna sobre o subtotal em vez de sobre o total.

Deu pra entender?

Grato,
Gabriel
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#6373
Boa tarde,

agora facilitou o entendimento, segue o exemplo.

O que foi feito:

Cliquei com o botão direito na célula que tem 29%, fui em Configurações do Campo de Valor, Mostrar valores como, selecionei % do Total de pais.

Espero ter ajudado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#6383
Kledison, obrigado, primeiramente.

Quando eu abri aqui, o rótulo de linha igual a 'b' (célula F9) estava fechado. Eu o abri, e veja o que apareceu (anexo). Mesmo assim, reabri e tentei fazer o que vc explicou mas nada aconteceu. O que é "% do Total de pais"? Eu só tenho o "% do Total" disponível. A minha versão é Office 2007.

Grato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#6411
Ola Rochagm,

tentei fazer de diversas maneiras no Excel 2007 mas não obtive êxito, respondendo sua pergunta O que é "% do Total de pais"? ele está presente na versão do Office 2010 em diante e serve para calcular o percentual por linha-pai na tabela dinâmica.

Vou continuar procurando e se eu conseguir eu posto o resultado, ou quem sabe algum colega do grupo possa nos auxiliar nessa questão.

segue imagem da tabela dinâmica no Excel 2013.

Imagem
#6419
Kledison, obrigado. Depois do seu post, olhei no google e achei o % da linha do pais, realmente é disso que preciso, pois na versão 2007 não está disponível. Tvz a solução seja mesmo obter o 2010, pelo menos, mas se alguém souber alguma outra forma, agradeço.

Eu explorei bastante o "% de", mas não entendo bem o que são Campo Base e Item Base. Sempre aparecem uns %s maiores do que 100%, não entendo pra que serve isso.

Gabriel
Avatar do usuário
Por Vaz
Posts Avatar
#6521
Olá rochagm!

O recurso de % de serve para comparação entre critérios (no seu exemplo, quebra 1 (A, B e C) e quebra 2 (E e F).

Para auxiliar na compreensão do por quê que aparecem aqueles valores maiores que 100, estudamos em estatística os números índices, e, dentro deles temos os Relativos de Base Móvel (RBM) e Relativos de Base Fixa (RBF):

O RBM é a divisão de um valor pelo próximo/anterior. Por exemplo:

Imagina duas colunas: ano e produção. Vamos de 2010 até 2012 e a produção em toneladas, por exemplo. Associando, teríamos a seguinte análise, sendo os números escolhidos aleatoriamente por mim:

(produção de 2011 / produção de 2010) * 100 = 95%
> a produção em 2011 foi 5% menor do que a de 2010

(produção de 2012 / produção de 2011) * 100 = 140%
> a produção em 2012 foi 40% maior do que a de 2011

O RBF é a divisão de um valor sempre pelo mesmo critério escolhido (critério fixo). Por exemplo:

(produção de 2011 / produção de 2010) * 100 = 95%
> a produção em 2011 foi 5% menor do que a de 2010

(produção de 2012 / produção de 2010) * 100 = 140%
> a produção em 2012 foi 40% maior do que a de 2010

Agora, nesse mesmo embalo, pegamos o seu exemplo:

Campo Base = o campo analisado
Item base = RBM (próximo/anterior) ou RBF (fixo)

> Aqui escolha o % de Campo Base "quebra 1", Item Base "anterior" (RBM)
> Assim, todas as análises serão relativas ao item ANTERIOR, levando em consideração somente os itens de cada grupo, e, como o A não tem nada antes, ele é 100%
> B é 23% maior que C, (16/13)*100=123%
> F, dentro de B, é 220% maior que o F, dentro de C, (16/5)*100=320% e assim por diante
> Não existe relação de B para A, por que A não é anterior, anterior é C
Imagem

> Aqui escolha o % de Campo Base "quebra 1", Item Base "A" (RBF)
> Assim, todas as análises serão relativas à A (100%), levando em consideração somente os itens de cada grupo
> C é 8% maior que A, (13/12)*100=108%
> F, dentro de B, é 129% maior que F, dentro de A, (16/7)*100=229%
> Todos se relacionam com A (critério fixo)
Imagem

> Aqui escolha o % de Campo Base "quebra 1", Item Base "próximo"
> Assim, todas as análises serão relativas ao PRÓXIMO (100%), levando em consideração somente os itens de cada grupo, e, como o B não tem nada depois, ele é 100%
> A é 8% menor que C (12/13)*100=92%
> F, dentro de C, é 69% menor que o F, dentro de B, (5/16)*100=31%, e assim por diante
> Não existe relação de A para B, por que B não é próximo, o próximo é C
Imagem

> Aqui escolha o % de Campo Base "quebra 2", Item Base "anterior" (RBM)
> Assim, todas as análises serão relativas à E, excluindo-se as análises em "quebra 1" (por isso todos os Es são 100% e A, B e C estão em branco. Enxergue apenas E e F, mais nada!)
> F, dentro de A, é 40% maior que E, dentro de A, (7/5)*100=140%
> F, dentro de C, é 37% menor que E, dentro de C, (5/8)*100=63%
Imagem

Para finalizar, note que os grupos A, B e C, não se relacionam com E e F. Existem mais opções dentro desse recurso que valem a pena serem explorados para facilitar análises diárias. Mais info aqui, num post completo do MrExcel e Michael Alexander: http://www.quepublishing.com/articles/a ... 5&seqNum=6
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord