Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Pessoal, gostaria de saber se é possível utilizar o comando arrastar, com a seguinte lógica.

=G1+H1

Quando arrastar pra baixo ele vai fazer o seguinte: G2+H2, G3+H3, etc.

Mas os meus dados sempre pulam 4 linhas.

Gostaria que ele fizesse assim: G5+H5, depois G9+H9, depois G13+H13.

A planilha tem umas 200 linhas e a fórmula é bem grande, mas a lógica é essa. Se eu for fazê-la na mão vai demorar muito.

Existe essa possibilidade?
Tem um jeito, porém como vc disse que a fórmula é muito grande talvez não vai servir, vou explicar como funciona :
Tem uma categoria de funções que chama Pesquisa e Referência, elas servem para poder fazer referência e células e pegar endereços das células.
a ideia é a seguinte, vc vai pegar a linha atual + 4 e criar uma referência com base nesse endereço, e dada a referência vc usa a função indireto que pega o conteúdo daquela célula

da pra fazer também com VBA uma função genêrica para pular, se tiver interessando posso montar uma pra vc

em anexo tem o exemplo para vc pegar a ideia :

=INDIRETO(ENDEREÇO(1+4*(LIN(K1)-1);7))

a função lin pega a linha da célula, então substrai 1 ( que no meu ex é a linha inicial ) e multiplica por 4 e em seguida soma mais 1. Essa primeira fórmula calcula a linha atual, então isto aqui 1+4*(LIN(K1)-1), retorna 1

quando vc puxa para baixo vai ficar
=INDIRETO(ENDEREÇO(1+4*(LIN(K2)-1);7))
e 1+4*(LIN(K2)-1) vai somar 4 linhas de uma vez, indo para a linha 5

ahi o indireto pega dois parâmetros neste caso, a linha, e a coluna e pronto

espero ter esclarecido e se precisar do VBA para facilitar me avisa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Amigo, muito obrigado. Está perto do que preciso.
Segue em anexo a planilha que estou fazendo. Na aba "Orçamento" tenho as colunas "E" e "G", respectivamente Valor Unitária e Fornecedor que são onde preciso desta fórmula que estamos conversando. O Valor unitário, ele pesquisa o menor valor informado na outra aba, e o Fornecedor eu usei a fórmula se, para vincular o menor valor ao fornecedor correspondente.
Elas puxas as informações da aba "Fornecedor". Indo na Aba fornecedor, vc vai entender o que falo. Os valores não estão em linhas sequencias.
Talvez tenha uma maneira mais fácil para fazer isto, mas não sei como.
Consegue me ajudar? Terei que fazer várias desta.
o ideal seria que sua tabela de fornecedores seja diferente, assim vc deixa muito amarrado, o correto seria ter uma coluna para produto, outra para fornecedor e outra para preço e vc acrescenta varias linhas para cada produto, um para cada fornecedor, não teria problema.
Vamos lá :-)
tive que criar uma coluna auxiliar na sua planilha, na tabela de produtos, vou usar ela para saber em qual linha temos que procurar.
Na coluna J da tabela de orçamentos estou usando o soma se nessa coluna comparando o nome do produto, com isso a gente encontra a linha onde está o produto
com a linha usamos a função indireto para pegar as referencias das formulas, eu atualizei a coluna do fornecedor também usando a mesma lógica.
Estou usando procx(), mas ainda acho melhor vc mudar a estrutura da sua tabela de fornecedores :mrgreen:
da uma olhada como seria com a estrutura que estou sugerindo, fica mais simples de atualizar, vc pode por exemplo mandar uma planilha de todos seus produtos para o seu fornecedor e pedir para ele colocar no seu excel ( não se se ele faria isso pra vc ... ) e ahi seria so questão de vc copiar e colar a planilha toda incluindo o nome do fornecedor, ainda, vc poderia ter mais uma coluna com data da cotação e com isso poder comparar e negociar preços caso ele mude muito de uma data para outra, ou até para vc saber que aquela cotação é antiga e pode não ter mais valor.
douglasdesimas escreveu: 24 Abr 2021 às 08:55 ... os meus dados sempre pulam 4 linhas.
Gostaria que ele fizesse assim: G5+H5, depois G9+H9, depois G13+H13.
Na planilha Orçamento :
em E8 ~~~> =MÍNIMO(DESLOC(Fornecedores!C$7;(LIN()-8)*4;;;6))
em G8 ~~~> =ÍNDICE(DESLOC(Fornecedores!C$6;(LIN()-8)*4;;;6);;CORRESP(E8;DESLOC(Fornecedores!C$7;(LIN()-8)*4;;;6);0))
em seguida selecione E8:G8 e dê duplo clique no canto direito baixo de G8 para estender as fórmulas pelas colunas, ou arraste-as para baixo
CursoDeExcelGratis agradeceu por isso
osvaldomp escreveu:MÍNIMO(DESLOC(Fornecedores!C$7;(LIN()-8)*4;;;6))
osvaldomp escreveu:MÍNIMO(DESLOC(Fornecedores!C$7;(LIN()-8)*4;;;6))
Legal, mas assim vc está supondo que a planilha orçamento tem todos os produtos da tabela fornecedores e na mesma ordem, correto ?
Desculpe, mas não vou entrar em considerações paralelas pois a minha postagem foi direcionada ao usuário que abriu o tópico.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord