veja como ficou a planilha em anexo pra ver se eu entendi mesmo.
primeiro, tem que fazer alguns ajustes na sua planilha, vc não pode comparar numeros se colocar ' nas frente como estava na sua faixa de valores, tem que deixar sem as ' para ser tratado como número.
Depois, seus valores negativos estavam ao contrário ( demorei muito para perceber isso

)
eu juntei as duas tabelas numa so para facilitar as fórmulas, estão na AB a partir da linha 7 e por útlimo e não menos importante, quando vc tem faixa de valores, vc precisa decidir o que quer fazer quando seu valor está no limite da faixa, no caso aqui eu deixe ele no valor superior.
então se for -0,25 que poderia ser fav4 ou iguais, eu deixei como fav4 ( usei <= na comparação ) , precisa ficar atento a esse detalhe nas suas fórmulas quando trabalha com faixa.
Fiz de duas maneiras diferentes, somente com fórmulas e outra que mistura fórmula e VBA.
Já vou adiantando que não conheço as melhores técnicas, então talvez esteja usando a técnica errada, mas acredito que deu certo;
Se entendi bem, vc quer colocar dois times nas colunas AF e AG e que ele veja o confronto deles, uma coisa importante, estou supondo que os times se enfrentaram apenas uma vez e nessa ordem de colunas ( acredito que a ordem das colunas seja isso, jogo em casa e fora de casa )
Vou explicar como fiz com o pontos FT e vc faz com o resto, ok ?
O primeiro passo é encontrar qual linha da tabela operar tem esses dois times, para a fórmula ficar organizada e não ficar gigante, eu criei colunas auxiliares a partir da AR, na Operar AR eu uso primeiro um SES que verificam se o time da AF está na coluna C4 e o time da AG está na D4, esse primeiro iif retorna um array assim :
{ 1 , 0 , 0 , 0 , 0 } cada valor corresponde a uma linha da sua tabela operar, em seguida, e pego esse array e múltiplico pela coluna do COEF e somo os resultados da multiplicacao ( é isso que faz o somarproduto )
no exemplo da planilha ficaria algo assi m:
{1*-1 + 0*0,6 .... } = -1
agora tenho que descubrir qual é o valor desse -1 . O jeito que eu prefiro é com VBA, pois é muito mais fácil de entender , veja a célula AH5, simplesmente chamo a função que criei e passo o valor da célula e a função é bem simples, é um conjunto de if com base a sua faixa de valores :
Public Function uf_titulo(ByVal numero As Double) As String
If numero <= -0.9 Then
uf_titulo = "fava1"
ElseIf numero <= -0.75 Then
uf_titulo = "fava2"
ElseIf numero <= -0.5 Then
uf_titulo = "fava3"
ElseIf numero <= -0.25 Then
uf_titulo = "fava4"
ElseIf numero <= 0.25 Then
uf_titulo = "iguais"
ElseIf numero <= 0.5 Then
uf_titulo = "fafh4"
ElseIf numero <= 0.75 Then
uf_titulo = "favh3"
ElseIf numero <= 0.9 Then
uf_titulo = "favh2"
Else
uf_titulo = "favh1"
End If
End Function
Eu costumo iniciar o nome uf para minhas "user function" .
Se não quiser fazer com VBA, pode usar um truque para encontrar o valor sem um monte de ifs.
Primeiro cria uma coluna auxiliar com o número da linha ( coluna AB )
Depois, parecido com o somar produto anterior, mas diferente, a diferença é que no anterior queriamos valores exatamente iguais ao nome do time, agora queremos valores > que o limite inferior da faixa e menor igual ao limite superior da faixa, por isso daria errado fazer daquele jeito.
Neste caso de faixa de valores, o que tem que ser feito é uma múltiplicacao dos vetores :
=SOMARPRODUTO($AB$7:$AB$15;(
SES($AC$7:$AC$15<AR4;1;1;0)*SES(AD7:AD15>=AR4;1;1;0)))
Dica que acabei de aprender, aperta F2 na fórmula, seleciona um trecho da fórmula e aperta F9, ele mostra o resultado parcial !!! , fiz isso abaixo com os dois SES
=SOMARPRODUTO($AB$7:$AB$15;(
{1;0;0;0;0;0;0;0;0}*{1;1;1;1;1;1;1;1;1}))
Repara que se eu não multiplicar os dois arrays e no lugar colocar num único SES como no exemplo dos times, vai dar tudo 1, e vai somar errado, pois a gente quer que somente uma linha de 1 e o resto zero. Conseguimos isso múltiplicando os dois arrays e por último múliplicamos pelo número da linha.
agora com o número da linha ficou "fácil", veja a fórmula da célula AT4, vc pode usar a função índice que procura um valor de uma célula dado o range de células, a linha ( que pegamos no passo anterior ) e a coluna, que no nosso caso é fixa.
Mas como disse, eu prefiro usar uma função de VBA quando os valores das faixas são fixos e bem definidos como é o seu caso.
Espero que eu tenha entendido o que vc precisa !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.