Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Bom dia!

Sou engenheiro mecânico e trabalho com auditoria e manutenção de frota pesada... Já fiz bastante coisa no PBI para automatizar meus relatórios, mas tem algumas coisas específicas de oficina que não tenho encontrado resposta, mesmo procurando em fóruns de PBI em inglês... Gostaria de pedir ajuda para saber se é possível fazer o que preciso no PBI. É o seguinte:

Tem uma tabela do meu PBI que traz 3 colunas: o carro, a peça que foi trocada, e a data que aquela peça foi trocada...

Tem outra tabela que me traz os serviços que foram feitos, no mesmo padrão, 3 colunas: o carro, o serviço feito, a data que aquele serviço foi feito.

O que eu queria: quando for trocada uma peça do sistema de direção (peças cód X Y e Z por exemplo), o carro tem que fazer o alinhamento da direção após a troca dessa peça, em no máximo 2 dias. Queria uma medida que olhasse essa tabela contendo todas as peças trocadas em todos os carros, identifique as peças X, Y e Z que são do sistema de direção, e olhasse se tem um serviço de alinhamento registrado no máximo 2 dias após a troca de uma dessas peças X, Y e Z naquele carro que trocou a peça. E retornasse uma tabela com os carros que não tiveram o alinhamento feito em até 2 dias após a troca da peça.

A ideia seria no final, eu ter um grande filtro de mês/ano e ao selecionar o mês de março por exemplo, ele me der que em março teve 20 carros que trocaram alguma peça de direção, desses 20 carros apenas 14 tiveram o alinhamento feito em até 2 dias, e que o % desse KPI nesse mês de março foi de 70% (14/20)

Eu cheguei a fazer isso na mão em uma tabela dinâmica em Excel, mas foi um trabalho imenso e eu só tinha feito pra 1 mês hehehehe por isso quis automatizar.

O meu maior problema é que nunca achei nada sequer parecido com esse problema... E tenho várias outras medidas muito semelhantes a essa que são coisas de oficina mesmo, então se conseguir uma luz pra resolver essa, vou conseguir resolver todo o resto.

Alguém já fez algo parecido? É possível fazer o que preciso em DAX? Coloquei uma planilha simples com dados fictícios +- nos moldes do que tenho. Uma aba tem as peças trocadas, outra os serviços de alinhamento feitos e outra tem a lista das 7 peças que se forem trocadas, requerem serviço de alinhamento.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Opa! Muito obrigado pela ajuda!! Fizeste bem menos complexo do que eu pensava que necessitaria!

Vou agora transformar tudo em uma única medida já que a base é bem grande e fazer as agregações! Hehe! Novamente, muito obrigado!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord