Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Criei um arquivo anual (12 abas) pois preciso fazer um controle mensal e anual, porém ao classificar uma lista em ordem decrescente em cada mês, não consigo vincular estas informações na aba anual, que seria a soma das informações. Já tentei utilizar a fórmula conte.se, mas não consigo fazer o vínculo entre as abas dos meses. A fórmula soma não tem sido viável, pois cada mês terá uma ordem decrescente e as informações na aba anual ficam erradas.
Há a possibilidade desse ranking funcionar tanto nas abas mensais quanto nas abas anuais? Qual fórmula que devo usar?
Obrigada!
Boa tarde!!1

Por favor poste seu arquivo modelo compactado!!!

Att
tentei dar uma olhada tambem
confesso que fiquei perdido e nao entendi direito
de qualquer forma, se for o que estou pensando, voce poderia usar corresp e indireto
pra buscar o resultado e voltar com o valor desejado
Desculpa! Tentarei ser mais clara agora com o documento. Só quem utiliza entende.. rs
Em todos os meses há do lado esquerdo defeitos procedentes, eles serão buscados em G5:G21, não são todos que aparecem mensalmente; utilizei a fórmula conte.se e eles serão classificados do maior para o menor para apresentação dos gráficos.
Na aba 2016 há do lado esquerdo a mesma lista de defeitos procedentes, mas esses serão acumulados. Aí que está o meu problema. Eles devem buscar os defeitos que apresentaram em cada mês. Essa é a questão: Quando organizo do maior para o menor nos meses, na aba 2016 ele deverá identificar essa organização para a retirada das informações. Essa interação que eu não consigo realizar.
Camila, não ficou claro qual visão você deseja.
Na guia 2016 você quer simplesmente somar, separado por tipo de Defeito, todos os meses?

No arquivo que vc enviou, marque o que, onde, e de que forma deseja.
Explico: Na celular a16, da guia 2016 deve realizar a soma de todos os meses.
ou na guia xpto, somar todos os meses por tipo de defeito, enfim, faça isto no proprio arquivo, escrevendo na celula o que deseja.
Olá!
A função "soma" nos casos como o da célula c2 na planilha 2016 é desnecessário, em vez de
=SOMA(JAN!C26+FEV!C26+MAR!C26+ABR!C26+MAI!C26+JUN!C26+JUL!C26+AGO!C26+SET!C26+OUT!C26+NOV!C26+DEZ!C26)
vc pode usar somente
=JAN!C26+FEV!C26+MAR!C26+ABR!C26+MAI!C26+JUN!C26+JUL!C26+AGO!C26+SET!C26+OUT!C26+NOV!C26+DEZ!C26
Para agilizar o preenchimento das fórmulas na planilha 2016 nas céluas c26 a c52 podemos:
1- copiar a célula c2 e colar na célula c26.
2- a referência em c26 fica apontando para c50 nas planilhas dos respectivos meses, então...
3- pressione ctrl+u para ativar a ferramenta de substituição e comande a substituição de c50 por c31.
4- copie e cole ou arraste de c26 a c52.

Porém, quando forem feitas reordenações os riscos são muitos.
Pode se manter uma planilha de alimentação SEM fazer reordenações nela para preservar a integridade das fórmulas e salvar uma cópia onde podemos até colar dados em vez de fórmulas e trabalhar nela com todas as ordenações que se desejar. Eu particularmente mantenho uma planilha de dados o mais limpa possível e uso sempre cópias para geração de gráficos e relatórios.
A outra alternativa seria apelar para o VBA, dá mais trabalho pra fazer mas fica muito prático.
Sra. Camila.

Eu adaptei para fazer a clasificação criando mais uma coluna.

Vê se ajuda desta forma

Decio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bom dia!!

JorgeLuisNeves e Deciog, segue documento com apenas as informações as quais estou com dificuldades e com breves explicações, espero agora ter sido mais clara. Como é difícil explicar o que eu preciso! Já acho que estou tentando fazer um elefante branco rsrs :D
Conforme explicação do colega MarcosJanczeski, acredito que seja mais passível de erros o que estou querendo fazer, mas se vocês tiverem alguma solução para o meu problema e que seja totalmente viável, me ajudará e muito.

Obrigada pela atenção de todos!!
Camila.

Eu só sei fazer desta forma espero ter ajudado

Decio
Camila peço desculpas anexei arquivo errado segue agora o correto

Desculpas

Decio
Camila.

Depois de varios teste achei um mode de fazer a soma de varias planilhas com critério, olha como ficou
Usei a função SomaProduto

=SOMARPRODUTO((JAN!$A$4:$A$11=A3)*(JAN!$A$4:$A$11=A3)*(JAN!$C$4:$C$11))+SOMARPRODUTO((FEV!$A$4:$A$11=A3)*(FEV!$A$4:$A$11=A3)*(FEV!$C$4:$C$11))+SOMARPRODUTO((MAR!$A$4:$A$11=A3)*(MAR!$A$4:$A$11=A3)*(MAR!$C$4:$C$11))

é so continuar até Dez.

Boa sorte

Espero ter ajudado

Decio
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord