Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos relacionados a criação de medidas, fórmulas e funções DAX, relacionamentos etc
Boa tarde pessoal, tudo bem?

Sou iniciante no PBI e gostaria de uma ajudinha, se possível.
Tenho a seguinte situação: Montei uma matriz que apresenta as informações de Receita, Volume e Real/Kg (cenário atual, 2020). Essas colunas se repetem na matriz, porém, os valores são alternados de acordo com 3 filtros de seleção. Além disso, demonstro o valor de delta absoluto e % (variação atual x 3 filtros de seleção). Pois bem, eu gostaria de criar um "ranking" com os valores de delta absoluto, ou seja, demonstrar qual posição, cada valor de delta está (1º, 2º, 3º) - mais ou menos o que a função ordem do excel faz.

Eu utilizei a seguinte função para tentar fazer o ranking:

Ranking = RANKX(ALL(tb_gerente[Gerente_Resumo]), [DeltaAbs])

Gerente Resumo: Apresenta o nome da regional.
DeltaAbs: Medida criada para calcular o delta (diferença), entre o valor atual e as variáveis de seleção (no caso, 3).

O resultado que eu gostaria de chegar:
SP: 9.000 - 1º
RJ: 7.200 2º
MG: -2.000 3º
E por ai vai...

Abaixo, as funções utilizadas:

medida: DeltaAbs = SWITCH(TRUE(),
[SelecaoMedida] = "FAT", FIXED([Atual]-[Comparativo],0),
[SelecaoMedida] = "TON", FIXED([Atual]-[Comparativo], 0),
[SelecaoMedida] = "RealKg", FIXED([Atual]-[Comparativo]), 2)

medida atual:
Atual = SWITCH(TRUE(),
[SelecaoMedida] = "FAT", FIXED([Faturamento],0),
[SelecaoMedida] = "TON", FIXED([Volume],0),
[SelecaoMedida] = "RealKg", FIXED([RealKg],2))

medida comparativo:
Comparativo = SWITCH(TRUE(),
[SelecaoMedida] = "FAT", FIXED([Troca_fat_comp], 0),
[SelecaoMedida] = "TON", FIXED([Troca_ton_comp], 0),
[SelecaoMedida] = "RealKg", FIXED([Troca_RealKG_comp], 2))

medida Troca_fat_comp: (mesma medida criada para calcular volume (ton) e real/kg, segui o mesmo racional, mudando apenas, a coluna calculada):
Troca_fat_comp =
Var FatBP = SWITCH(TRUE(),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'20",CALCULATE(SUM(tb_bp[meta_fat]),FILTER(tb_bp,tb_bp[JJ]=1)),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'21", CALCULATE(SUM(tb_bp[meta_fat]),FILTER(tb_bp,tb_bp[JJ]=2)))
Var FatMeta = SWITCH(TRUE(),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'20", CALCULATE(SUM(tb_meta[meta_fat]),FILTER(tb_meta, tb_meta[JJ]=1)),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'21", CALCULATE(SUM(tb_meta[meta_fat]), FILTER(tb_meta,tb_meta[JJ]=2)))

Var FatYA = SWITCH(TRUE(),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'20", CALCULATE(SUM(tb_bi[Fat]), FILTER(tb_bi, tb_bi[JJ]=0)),
SELECTEDVALUE(tb_aux_JJ[JJ])="JJ'21", CALCULATE(SUM(tb_bi[Fat]), FILTER(tb_bi, tb_bi[JJ]=1)))

return
SWITCH(TRue(),
[SelecaoComp] = "BP",FatBP,
[SelecaoComp] = "Meta", FatMeta,
[SelecaoComp] = "YA", FatYA

Imaginei que essa função funcionaria: Ranking = RANKX(ALL(tb_gerente[Gerente_Resumo]), [DeltaAbs])... mas ela não retorna a posição correta :(

Não sei se fui confusa na minha pergunta, mas agradeço quem conseguir me ajudar :D

Abraços, Na
"... Ranking = RANKX(ALL(tb_gerente[Gerente_Resumo]), [DeltaAbs]) "

R; Quando for utilizar filtros nos relatórios precisa construir a medida com segmentação dinâmica ou seja que irão obedecer os filtros de segmentação de dados e utilizando ALL a medida sempre vai ler a tabela toda ignorando os filtros aplicados no relatório uma possível solução para seu caso e utilizar ALLSELECTED mais ou menos assim:
Ranking =
RANKX(
ALLSELECTED(tb_gerente[Gerente_Resumo]), [DeltaAbs]
)
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord