Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
  • Avatar do usuário
Por shalimar
#5884
Sou Promotor de Justiça e atuo na área criminal e durante as investigações tenho me debruçado com a seguinte situação:
Tenho feitos algumas pesquisas acerca da análise de vínculos e a utilização de ferramentas de sociometria e análise de redes.
Tenho me debruçado a estudar mas o que tenho visto inclusive em vídeo-aulas de blogs e youtube as ferramentas de análise (anacubis, tableau, nexus, nodexl) a apresentação de uma análisede rede é feita após a obtenção de um arquivo (importado xlxs ou CVS) de uma rede social (por exemplo https://www.youtube.com/watch?v=8rvhuKFiO4A).
Assim o que gostaria de saber é como seria uma tabela que será utilizada no NODEXLou Ghepi (open source), feita com inserção de dados e não com importação.
Criando se os nós e os vertices para serem utilizados.
Pois nem sempre as associações são buscadas em redes sociais de internet, as vezes as relações são apresentadas documentalmente.
Assim, de nada adianta uma ferramenta que faz diversas análises se o banco de dados é deficitário.
Assim venho buscar auxilio nesse ponto de elaboração das tabelas que servirão para a análise.
A idéia da aplicação disso para exemplificação seria mais ou menos isso: tomando um numero de pessoas (ex. 10), extrair os amigos [10 x (ex. 100 (amigos) apenas um exemplo quantitativo] e a partir daí identificar se essas pessoas são amigos e quais a relações de amizades comuns entre elas (10) e seus amigos (10 x100), transpondo isso para um software de análise de vinculo como o Nodexl por exemplo.
Em sendo afirmativa a resposta, consulto se seria possível,um passo-a-passo dessas tabelas.
Desde já agradeço.
Avatar do usuário
Por Vaz
Posts Avatar
#6502
Olá Shalimar,

A análise bibliométrica possui diversas ferramentas para auxiliar na sua condução, pesquise em:

1) Exemplo em inglês Histcite https://www.youtube.com/playlist?list=P ... 5WGtCbncCV
2) Exemplo em inglês Gephi https://www.youtube.com/playlist?list=P ... AWF7CLQs_2
3) Exemplo em português NODEXL https://www.youtube.com/playlist?list=P ... QyipND4Hk3
4) Análise online com Hammer http://hammer.nailsproject.net/

Acredito que essas referências poderão auxiliá-lo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord