Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por lidy
Boa tarde!

Pessoal,

Tenho um banco de dados com valores que se anulam e outros não.
Procuro uma função excel que através de um filtro, por exemplo, consiga eliminar esses valores, reduzindo assim a quantidade registro.

Ex.:
Código Valor
Z1 10
Z1 -10
X2 5
X2 -5
X2 5

Nesse exemplo, quero eliminar os códigos Z1, por que se anulam e o Código X2 fica apenas com registro valido 5.
Usei a função Somase e não adiantou, pois para código X2 apresentou nas três linhas o valor 5. Usei também o somaproduto e deu mesmo resultado, preciso de uma função que sinala-se que o código X2 dois primeiros itens se anulam sendo valido apenas o último, podendo usar o filtro para auxiliar nesta exclusão.

Tentei incluir, anexo xls, mas não consegui.

Espero que possa me ajuda.

Obrigada,
Lidiane
Por Parkeless
Posts Avatar
Lidiane, boa tarde!

Você quer somar os valores dos registros iguais (Z1 = 10 - 10 = 0 ; X2 = 5 - 5 +5 = 5)?
Ou quer somar todos os valores (10 - 10 + 5 - 5 + 5 = 5)?

Para postar uma planilha no fórum, ela tem que estar compactada (formato .zip, acho que .rar também dá), se puder postar fica melhor.
Por lidy
Bom dia, Parkeless!

A ideia seria que a planilha aponte os códigos que se anulam para que possa exclui da planilha.

Segue, anexo.

Obrigada,
Lidiane
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Parkeless
Posts Avatar
Lidiane, tenta isso:
Código: Selecionar todos
=SOMA(SE(($B$4:$B$6=B4)*(ABS($D$4:$D$6)=D4);$D$4:$D$6;0))
É uma fórmula matricial, só funciona se, ao invés de Enter, você apertar CTRL + Shift + Enter.
Por lidy
Parkeless, bom dia!

Muito boa a função, mas não aprsentou o resultado esperado.

Quando incluir um novo código com valor igual ao código anterior, a função apresenta resultado zero, onde na verdade deveria ser o valor do novo código, já que esse não se anula com esse novo código.

Segue anexo para melhor visualização.

Desde já agradeço a atenção.
Lidiane
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Parkeless
Posts Avatar
Lidiane,

Fiz o teste com a nova planilha, e realmente havia um detalhe que tinha esquecido, estou encaminhando abaixo. Mas há um porém; o motivo dele ter retornado zero nas duas últimas linhas foi por causa de uma adaptação que você deve fazer na fórmula, dependendo do número de dados que você tiver.

Função atualizada:
=SOMA(SE(($B$4:$B$8=B4)*(ABS($D$4:$D$8)=ABS(D4));$D$4:$D$8;0))
Na planilha que você mandou no início, o intervalo era da linha 4 até 6; nessa nova, linha 4 até 8. Dependendo do número de linhas, você deve alterar a fórmula para se adequar.
Por exemplo, se seus dados forem até a linha 100:
=SOMA(SE(($B$4:$B$100=B4)*(ABS($D$4:$D$100)=ABS(D4));$D$4:$D$100;0))
Dava para fazer a fórmula contar o número de linhas com valores, mas ela ia ficar muito lenta (mesmo).

Outra opção seria nomear o intervalo, de forma dinâmica. Mas isso você tem que fazer por aí, ou encaminhar a planilha completa.

Mas você alterando manualmente o intervalo na própria fórmula deve resolver.

Tenta aí
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord