Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Olá Pessoal, tudo bem!?

Estou com uma grande duvida, estou atualizando uma planilha que utilizamos para calculo e cotação de alguns itens... o problema se dá no momento do cálculo de área de cada item, pois se for até uns 10 itens da pra calcular na mão... mas as vezes são quase 200 itens, perde-se meio dia calculado...

A ideia é tenta deixar o mais automático possível, porem cada modelo de item demanda de uma formula diferente para calcular... por exemplo:

item1 =
Comprimento total:
(comprimento+2/3)+(largura*5)
Largura total:
(altura/2)+(largura*5)

item2 =
Comprimento total:
(altura+2/3)+(largura*5)
Largura total:
(comprimento/2)+(largura*5)

Eu preciso destes 2 dados para calcular a área total usada e assim conseguir precificar o material...
A dificuldade se da que cada linha pode ser um tipo de item (tem + de 80 modelos e cada vez é criado mais modelos) e depende do modelo para calcular com determinada formula...

Em anexo estou passando a planilha quase montada (alterei as informações com nomes genéricos, mas é daquele modelo mesmo), coloquei alguns comentários tentando deixar o mais simples possível oque eu preciso..
Se precisar posso passar mais informações...

Sei o básico de Excel, as vezes consigo fazer umas planilhas um pouco melhor, sei que existem diversos recursos incríveis no Excel mas não detenho domínio sobre eles...

Tentei buscar resposta sobre o tema, mas não consegui encontrar nada...

Espero que alguém consiga me ajudar!

Agradeço!!!

Abimael Manasses
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Pelo que entendi, os valores de comprimento, largura e altura serão informados manualmente.
Então na aba FORMULAS MEDIDAS, tente esta em C3:
Código: Selecionar todos
=SEERRO((ÍNDICE(COTAÇÃO!$D$4:$D$17;CORRESP('FORMULAS MEDIDAS'!B3;COTAÇÃO!$M$4:$M$18;0))+ÍNDICE(COTAÇÃO!$E$4:$E$17;CORRESP('FORMULAS MEDIDAS'!B3;COTAÇÃO!$M$4:$M$18;0)))*2+44;"")
E esta outra em D3:
=SEERRO(ÍNDICE(COTAÇÃO!$F$4:$F$17;CORRESP('FORMULAS MEDIDAS'!B3;COTAÇÃO!$M$4:$M$18;0))+6+(ÍNDICE(COTAÇÃO!$E$4:$E$17;CORRESP('FORMULAS MEDIDAS'!B3;COTAÇÃO!$M$4:$M$18;0))/2+2)*2;"")
Faça a adaptação para as outras fórmulas.

Na aba COTAÇÃO, copie o intervalo J2:K2 e cole como valores em C2:D2, na aba FORMULAS MEDIDAS.
E em seguida tente esta em J4 da aba COTAÇÃO:
=SEERRO(ÍNDICE('FORMULAS MEDIDAS'!$C$3:$D$100;CORRESP(COTAÇÃO!$M4;'FORMULAS MEDIDAS'!$B$3:$B$100;0);CORRESP(COTAÇÃO!J$2;'FORMULAS MEDIDAS'!$C$2:$D$2;0));"")
Copie para K4 e para baixo.

Favor conferir no anexo.

Good luck!
Agradeço o rápido retorno Estevaoba,

Esse código é muito útil, mas infelizmente continuou no mesmo problema que eu estava... por exemplo na primeira linha o calculo é perfeito, porem a segunda linha pode ser que tenha o mesmo modelo, caso isto aconteça ele não vai calcular este segundo modelo, mas sim utilizar das medidas do primeiro...

Nesta planilha eu terei diversos itens utilizando o mesmo modelo, a ideia era criar uma formula que funcionasse para todas as linhas mesmo com 2 modelos usando da mesma formula...

Enviei um anexo com a sua planilha, nela preenchi o modelo 100 B e já deixei meio arrumado para o erro acontecer, veja o que acontece se na célula M6 você alterar para 100 B, as medidas da linha 7 serão alterados conforme calculo feito na linha 6... O mesmo ocorre com a linha 4 e 5, veja que ambos tem medidas diferentes, mas o calculo de area está igual... apague o modelo da M4 e a linha 5 fica correta... Existe alguma forma de corrigir isto?
Tomei a liberdade de duplicar a sua aba de fórmulas, dedicando uma para Comprimento total e uma para largura total, renomeando-as com esses títulos para poder referenciá-los com os títulos das colunas J e K da aba Cotação.

Nas abas de fórmulas, usei fórmula matricial para exibir a partir da coluna C o cálculo das várias ocorrências do mesmo código na aba cotação. Para o código 100 A, em C3 da aba Comprimento total, por exemplo, ficou assim:
=SEERRO((ÍNDICE(COTAÇÃO!$D$4:$D$17;MENOR(SE(COTAÇÃO!$M$4:$M$18=$B3;LIN(COTAÇÃO!$M$4:$M$18)-3);COL(A$1)))+ÍNDICE(COTAÇÃO!$E$4:$E$17;MENOR(SE(COTAÇÃO!$M$4:$M$18=$B3;LIN(COTAÇÃO!$M$4:$M$18)-3);COL(A$1))))*2+44;"")
Ao editar, se estiver com a versão mais recente do Excel, basta teclar Enter. Do contrário, confirme com Ctrl+Shift+Enter.
E copiei até a coluna i.
Fiz adaptação para o código 100 B.

Na aba Cotação, para evitar fórmulas matriciais, fiz a busca com a função DESLOC e uso INDIRETO para usar os títulos das colunas J e K. Em J4 ficou assim:
=SEERRO(DESLOC(INDIRETO("'"&J$2&"'!B2");CORRESP(COTAÇÃO!$M4;'Comprimento total'!$B$3:$B$100;0);CONT.SE($M$4:$M4;$M4));"")
Copie para K4 e para baixo.

Favor conferir no anexo.

Ab.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord