Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Por Jimmy
Olá jfelim,

Você fez tudo certo (quase!). A única falha foi o nome dado. Você criou o terceiro jogo na jornada 2, e não na 3, mas deu o nome de Jogo.3.3. Quero deixar claro que o de vai depois do primeiro ponto (no caso 3.3) não é visto pela macro, que só olha para o "Jogo." para identificar um jogo. Assim, essa digitação errada que fez não prejudica em nada a macro. O que vem depois do primeiro ponto é apenas para organização sua.

Nessa organização, parece que estamos pensando de formas diferentes. Eu, inicialmente tinha pensado em padronizar o primeiro número como sendo o jogo, e o segundo a jornada. Provavelmente não fui claro nisso, e acredito que você está entendendo o primeiro número como jornada e o segundo como jogo. Como isso não afeta em nada a macro (a exigência é apenas que o nome inicie com “Jogo.”), escolha qual das duas formas prefere, e vamos em frente com ela. `Pode escolher outra forma qualquer também.

Levando em conta que os nomes atualmente existentes estão com o primeiro número como sendo a Jornada, se for continuar assim basta mudar o nome deste último que criou. Como foi na segunda jornada, terceiro jogo, o nome deve ser Jogo.3,2. Para corrigir isso você deve acessar a tabela de nomes (FORMULAS / GERENCIADOR DE NOMES), dar um duplo-clique no nome, alterar e clique em OK.

Os demais nomes da lista já existiam na planilha (não fiu eu quem os criou), mas estão com erro #REF.

Eu prefiro ir passo a passo, logo, vamos acertar essa questão da padronização dos nomes, vamos deixar claro como criar uma nova Jornada, um novo Jogo, e então prosseguimos, ok? Da planilha JOGOS ainda não temos nada feito. Será o próximo passo.

Peço que exclua os comentários da planilha (os quadradinhos amarelos com explicações sobre a célula), porque não são mais necessários, e poluem.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Boa Noite Jimmy.
Penso que já percebi a questões dos nomes.
Priemrio ponto editei os nomes de modo a trata-los da seguinte forma:
JOgo.1.1 -- Jogo 1 da jornada 1
Jogo.2.1--JOGO 2 DA JORNADA 2
Depois disto, para ver se consegui criar as formulas corretamente, salvando nomes, criei o jogo 3 e jogo 4 na jornada1.
Ficando Jogo3.1 e Jogo.4.1.
Achas que estamos capaz de passar ao ponto seguinte?
Junto anexo ficheiro, de modo a ver alterações.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Olá jfelim
jfelim escreveu:Jogo.2.1--JOGO 2 DA JORNADA 2
Esse deve ter sido apenas um erro de digitação, porque os nomes estão apontando para as áreas corretamente.

Vamos passar para a próxima etapa. Antes de você me explicar o que deseja da planilha JOGOS, tenho uma pergunta.
A quantidade de zonas, de equipes e de jogadores é muito volátil, ou seja, se alteram em curto período de tempo, ou uma vez montada a planilha dificilmente haverá alterações?

Nas mensagens que colaboram para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Esse deve ter sido apenas um erro de digitação, porque os nomes estão apontando para as áreas corretamente.
Sim foi mesmo erro de digitação, parece que este ponto já percebi.
A quantidade de zonas, de equipes e de jogadores é muito volátil, ou seja, se alteram em curto período de tempo, ou uma vez montada a planilha dificilmente haverá alterações?
Atendendo que posso inscrever jogadores ate um periodo alargado, sim posso dizer que é volatil, posso inscrever jogadores de diversas equipas até Dezembro.
Quanto às equipas, anualmente são as mesmas, mas por uma questão de organização, gostava de poder entrar em linha de conta com o adicionar várias zonas e varias equipas nas respectivas zonas.
Envio uam alteração da folha Zonas_equipas (2), onde organizo as equipas e zonas por colunas, para ver se pode ajudar a melhorar.
Resumindo, apos montar esta planilha quero que seja adaptavel para:
. criar mais zonas e /ou inscrever mais equipas por zonas;
. inscrever atletas até dezembro.

Depois explico o que pretendo com a folha Jogos, ok?

Cumprimentos.
Por Jimmy
Olá jfelim,

Você pode escolher o leiaute da planilha de Zonas/Times que melhor te atende. A macro já está feita para o leiaute anterior (todas as zonas/times em 2 colunas), mas posso mudar. Esse novo leiaute me parece mais fácil de enxergar o quadro geral. Eu escolheria este último.

Estou então aguardando seu post sobre a planilha Jogos.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 10 Nov 2019 às 08:42, em um total de 1 vez.
Por jfelim
Você pode escolher o leiaute da planilha de Zonas/Times que melhor te atende. A macro já está feita para o leiaute anterior (todas as zonas/times em 2 colunas), mas posso mudar. Esse novo leiaute me parece mais fácil de enxergar o quadro geral. Eu escolheria este último.
Preferia esta ultima hipótese, uma vez que também acha mais organizada, apenas pretendia também que a macro aceita-se adição de mais zonas e equipas.
Estou então aguardando seu post sobre a planilha Jogos.
Em relação planilha jogos jogos o que pretendo é que os campo sejam automaticamente preenchidos, com os dados bos jogos das jornadas.

Vou pegar na planilha e dar exmplos adicionando manualmente dados cna planilha Jogos de acordo com os jogos respectivos.

Ou seja dados da equipa selecionada na planilja Jornada, dependendo de ser jogo 1 ou jogo 2 …. ira preencher esses campo nas resptivas células da planilha jogos.

Não sei consegui explicar…
Por Jimmy
Olá jfelim,

Vou alterar a macro para aceitar o novo leiaute de Zonas/Equipas. Penso em buscar as zonas a partir da coluna C, até a última coluna preenchida, podendo haver colunas em branco no meu para efeitos de organização. Para cada zona encontrada, pegarei as equipas na sua coluna, até a última linha preenchida, podendo haver células em branco para efeito de organização.

A planilha de jogos é trabalhosa pra montar automaticamente. Vamos ver o que podemos automatizar, e o que permanecerá manual.

Antes de iniciarmos, temos que tirar todas as dúvidas. Tenho algumas:

a) A montagem das planilhas, zonas, equipes, jornadas e jogos é feita antes do início da competição, de forma que quando iniciada a planilha está completa e pronta para receber os resultados, ou vai sendo alterada ao longo da competição?

b) Na planilha JOGOS, o valor da célula F3 não deveria ser 3?

c) Na planilha JOGOS há 12 grupos de colunas, uma para cada Jornada. Até ai ok. Para a Jornada 1, que pode ter até 12 jogos, onde estão esses 12 jogos? Eu só vi jogo 1 na jornada 1, jogo 2 na jornada 2, etc... Onde estão, por exemplo, o jogo 3 da jornada 1, ou o jogo 2 da jornada 2?

d) Supondo que estamos na Jornada 4, por exemplo, e houve 6 jogos, logo, haverá 12 equipes com resultados. Pode ocorrer que uma equipe que está nas primeiras linhas da tabela de JOGOS, jogar contra outra que está na parte de baixo da tabela. Como saberemos quem jogou com quem, entre aquas 12 equipes? Basear-se apenas no resultado é insuficiente uma vez que alguns desses jogos podem ter tido o mesmo placar final. Pensei na possibilidade de acrescentar mais uma coluna em cada Jornada (na planilha JOGOS) com o número do jogo. Então teríamos a nova coluna "J":
Código: Selecionar todos
                                   Jornada 1				
                           J     R     M     S     A     V     M Id
               SUL1						
ES1        EQUIPA SUL1     1     V     6     4     4     4     45
ES2        EQUIPA SUL2     1     D     4     6     1     1     57
Poderemos então apagar os "Jogos" da linha 29 e 64.

Creio que li algo a respeito de proteger as fórmulas. Após terminar com a planilha JOGOS, passamos para esse assunto.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Ola Jimmy, vou tentar responder as suas questões em baixo
Vou alterar a macro para aceitar o novo leiaute de Zonas/Equipas. Penso em buscar as zonas a partir da coluna C, até a última coluna preenchida, podendo haver colunas em branco no meu para efeitos de organização. Para cada zona encontrada, pegarei as equipas na sua coluna, até a última linha preenchida, podendo haver células em branco para efeito de organização.
Na medida em que para um próximo campeonato, podem existir mais zonas, sim é preferível poder ter um maior intervalo para as zonas. Por exempo da coluna c à coluna k.

a) A montagem das planilhas, zonas, equipes, jornadas e jogos é feita antes do início da competição, de forma que quando iniciada a planilha está completa e pronta para receber os resultados, ou vai sendo alterada ao longo da competição?
Sim essa montagem é feita no inicio da época e inalteravel ate ao fim da mesma. Mas a minha ideia é ficar de forma a que para o ano se apareçam mais equipas, poder adicionar as equipas e números de jogos.
b) Na planilha JOGOS, o valor da célula F3 não deveria ser 3?
Correto, foi erro ao digitar manualmente
c) Na planilha JOGOS há 12 grupos de colunas, uma para cada Jornada. Até ai ok. Para a Jornada 1, que pode ter até 12 jogos, onde estão esses 12 jogos? Eu só vi jogo 1 na jornada 1, jogo 2 na jornada 2, etc... Onde estão, por exemplo, o jogo 3 da jornada 1, ou o jogo 2 da jornada 2?
A ideia é essa mesmo, mas ainda não montei, è necessário fazer já ou depois de ver como voçe deixa as coisa?
d) Supondo que estamos na Jornada 4, por exemplo, e houve 6 jogos, logo, haverá 12 equipes com resultados. Pode ocorrer que uma equipe que está nas primeiras linhas da tabela de JOGOS, jogar contra outra que está na parte de baixo da tabela. Como saberemos quem jogou com quem, entre aquas 12 equipes? Basear-se apenas no resultado é insuficiente uma vez que alguns desses jogos podem ter tido o mesmo placar final. Pensei na possibilidade de acrescentar mais uma coluna em cada Jornada (na planilha JOGOS) com o número do jogo. Então teríamos a nova coluna "J":
Há aqui um pormenor. As equipas de uma zona so jogam entre si, nao com equipas de outras zonas.
Logo a ideia era, automatizar, se a equipa escolhida na planilha Jornada1, jogo, fazer corresponder os dados referente a mesma na tabela jogos.
A questão de acrescentar uma coluna para o numero do jogo parece me bem. Podemos dar numeração aos jogos, porque no calendário temos essa numeração. Sabemos que o jogo 1 da jornada 1 é o numero x, se conseguirmos fazer essa correpondencia era bom.
Mas penso que pensou nessa hipótese pela possibilidade das equipas de zonas diferentes se defrontarem, correto?
[/quote]
Poderemos então apagar os "Jogos" da linha 29 e 64.
Não pela razão que indiquei acima, as equipas de zonas diferentes Não disputam jogos entre si.
Creio que li algo a respeito de proteger as fórmulas. Após terminar com a planilha JOGOS, passamos para esse assunto.
Podemos ver isso no final
Por Jimmy
jfelim escreveu:A ideia é essa mesmo, mas ainda não montei, è necessário fazer já ou depois de ver como voçe deixa as coisa?
Por enquanto estou em processo de entender a tabela. Depois que entender, definiremos o que será manual e o que automático.
jfelim escreveu:Há aqui um pormenor. As equipas de uma zona so jogam entre si, nao com equipas de outras zonas.
Ok
Logo a ideia era, automatizar, se a equipa escolhida na planilha Jornada1, jogo, fazer corresponder os dados referente a mesma na tabela jogos.
Não entendi isso.
A questão de acrescentar uma coluna para o numero do jogo parece me bem. Podemos dar numeração aos jogos, porque no calendário temos essa numeração. Sabemos que o jogo 1 da jornada 1 é o numero x, se conseguirmos fazer essa correpondencia era bom.
Eu tinha pensado em usar o próprio número da planilha de Jornadas. Se as Jornadas estão em grupos de COLUNAS da planilha JOGOS, os jogos devem estar em linhas.
Mas penso que pensou nessa hipótese pela possibilidade das equipas de zonas diferentes se defrontarem, correto?
Não exatamente. Mesmo olhando para a Zona Norte, por exemplo. São 13 equipes, e acredito que na jornada 1 haverá vários jogos, com todos os resultados na faixa das colunas C:H, e nas linhas 31:43. Pensei nessa hipótese porque olhando para os resultados apenas, não temos como saber quem jogou com quem. O número do jogo da jornada 1 iria conectar as duplas que jogaram.
Poderemos então apagar os "Jogos" da linha 29 e 64?
Não pela razão que indiquei acima, as equipas de zonas diferentes Não disputam jogos entre si.
Isso eu não entendi. Mesmo só disputando jogos entre si, acredito que numa mesma jornada, para uma mesma zona, várias equipes jogarão, correto? Então haverá jogo 2, jogo 3, jogo 4... na Jornada 1, certo? Onde ficarão?
Ou será que só há um jogo por jornada para uma zona? Digo, será que em cada jornada há apenas 1 jogo de uma determinada zona?

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 10 Nov 2019 às 23:45, em um total de 1 vez.
Por jfelim
Logo a ideia era, automatizar, se a equipa escolhida na planilha Jornada1, jogo, fazer corresponder os dados referente a mesma na tabela jogos

Não entendi isso..
O que eu quero dizer, é que no jogo 1 da primeira jornada a equipas que eu selecionar em Jornada 1, jogo1, os campos a preencher serão os campos na planilha Jogos, referentes a essa equipa.
Por exemplo equipa 1 vs equipa 2 da zona sul.
Os campos a preencher é os campos da equipa 1 e equipa 2 na planilha Jogos.
Mas sim penso que a melhor forma é mesmo entrar em linha de conta com os números de jogos.

A questão de acrescentar uma coluna para o numero do jogo parece me bem. Podemos dar aos jogos, porque no calendário temos essa numeração. Sabemos que o jogo 1 da jornada 1 é o numero x, se conseguirmos fazer essa correpondencia era bom.
Eu tinha pensado em usar o próprio número da planilha de Jornadas. Se as Jornadas estão em grupos de COLUNAS da planilha JOGOS, os jogos devem estar em linhas.[/Quote]

Condordo

Isso eu não entendi. Mesmo só disputando jogos entre si, acredito que numa mesma jornada, para uma mesma zona, várias equipes jogarão, correto? Então haverá jogo 2, jogo 3, jogo 4... na Jornada 1, certo? Onde ficarão?
Ou será que só há um jogo por jornada para uma zona? Digo, será que em cada jornada há apenas 1 jogo de uma determinada zona?
Sim jogarão, É mesmo melhor entrar com o número de jogo
Porque senão ter que preencher tudo Manual é Muito mau.

Podemos ver como ficaria com o número de jogos?
Abraço
Por Jimmy
Olá jfelim,
jfelim escreveu:Podemos ver como ficaria com o número de jogos?
Sim, podemos. Segue anexo.

Como a planilha JOGOS vai pegar valores diretamente das planilhas de Jornadas, a planilha de Jornadas deve ter seu leiaute bem definido, pois os locais de informação estarão fixos dentro da macro. Por isso, vamos deixar isso bem definido.

Ao analisar a planilha JOGOS entendi melhor alguns campos das Jornadas.

Fiz algumas alterações na planilha de jogos das Jornadas (JORNADA MODELO) que gostaria que você avaliasse.

Os campos de gols do resultado final (K3:K4) que estavam digitados, passei para fórmula. Idem para os carões e idades (G8:K9). Também coloquei os nomes das equipes nos campos B8 e B9 com formula.

Para visualizar melhor onde estão os locais onde haverá digitação, e onde não se deve digitar, deixei com fundo branco apenas os locais onde haverá digitação. Só não entendi que informação será digitada na faixa C8:F9.

Na coluna amarela da esquerda, incluí os nomes dos times, e tornei automático o texto com o número do jogo e jornada.

Nas planilhas de EQUIPAS_ZONAS e ATLETAS padronizei o nome das Zonas, pois num constava ZONA SUL, e no outro apenas SUL. Idem para os nomes das equipes.

Montei um leiaute da planilha JOGOS ainda sem fórmulas nas colunas de Jornadas, mas coloquei fórmulas no jogo 1 da Jornada 1, apenas para você ver como será. Nessa planilha não deve haver digitação alguma, pois tudo o que ela precisa está na planilha de jogos. A única dúvida quanto a isso é referente à primeira coluna da JOGOS. De onde vem essas siglas? Elas estarão na planilha de jogos das Jornadas?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Show....

Vamos Ver então

[quote]
Fiz algumas alterações na planilha de jogos das Jornadas (JORNADA MODELO) que gostaria que você avaliasse.
Os campos de gols do resultado final (K3:K4) que estavam digitados, passei para fórmula. Idem para os carões e idades (G8:K9). Também coloquei os nomes das equipes nos campos B8 e B9 com formula.
[\quote]

Parece me bem, essa parte não a tinha colocado, mas tinha pensado nisso.
[quote]Para visualizar melhor onde estão os locais onde haverá digitação, e onde não se deve digitar, deixei com fundo branco apenas os locais onde haverá digitação. Só não entendi que informação será digitada na faixa C8:F9.[\quote]
Aqui é informação que não vai interverir em nada no resultado da tabelas Jogos, serve para apontar o tempo de desconto[quote]Na coluna amarela da esquerda, incluí os nomes dos times, e tornei automático o texto com o número do jogo e jornada.[\quote]
Parece me bem, de modo a que se identifiquem bem os campos a preencher na tabela jogos[\quote]

[quote]Nas planilhas de EQUIPAS_ZONAS e ATLETAS padronizei o nome das Zonas, pois num constava ZONA SUL, e no outro apenas SUL. Idem para os nomes das equipes.[\quote]
Apenas coloquei essas zonas porque pode variar de ano para ano. Aqui questiono, noutra época desportiva posso editar esses nomes? Está a contemplar quantas zonas? Na coluna E se colocar uma zona com qualquer nome, a macro reconhece ela?[\quote]

[quote]Montei um leiaute da planilha JOGOS ainda sem fórmulas nas colunas de Jornadas, mas coloquei fórmulas no jogo 1 da Jornada 1, apenas para você ver como será.[\quote]
Ficou bom, apenas um repar, voçe esta a considerar que o primeiro jogo será sempre entre os dois primeiros da tabela? Pergunto isto porque no golos sofrido, em vez de colocar ='Jornada Modelo'!, colocou F7.[\quote]
[quote]Nessa planilha não deve haver digitação alguma, pois tudo o que ela precisa está na planilha de jogos. .[\quote]
è essa a minha intenção.
[quote]A única dúvida quanto a isso é referente à primeira coluna da JOGOS. De onde vem essas siglas? Elas estarão na planilha de jogos das Jornadas?[\quote]
Essa coluna pode desaparecer. A não ser que necessite dela.

Quanto a planilha Jogos, podemos aumentar para as 12 jornadas correto, ou num outro cenário para 13 ou 14 .....?
Como Identificou Jornada 1 Jornada 2 Jornada 3, que eu nas células apenas vejo 1, 2 , 3?
Podemos aumentar as zonas e os respectivos jogos, correcto?

Na pratica esta a ficar como eu imaginava.
Por Jimmy
Olá jfelim,
Apenas coloquei essas zonas porque pode variar de ano para ano. Aqui questiono, noutra época desportiva posso editar esses nomes? Está a contemplar quantas zonas? Na coluna E se colocar uma zona com qualquer nome, a macro reconhece ela?
A padronização é a seguinte: A linha 3 contém os nomes das Zonas. Da linha 4 para baixo o nome das equipes. As Zonas iniciam na coluna “C” (deixei as 2 primeiras colunas livres) e vão para a direita. Podem ser colocadas quantas zonas quiser, até o máximo de 16.380 zonas. Acho que deve ser suficiente kkkkk.
Pode deixar colunas em branco sem problema, assim como a coluna E está em branco atualmente. As colunas que não tiverem nada digitado em sua linha 3 (nome da zona em branco) não serão consideras, mesmo que contenham equipes da linha 4 para baixo, porque equipes sem identificação de zona, não servem para nada.

A quantidade de equipes, que estão da linha 4 para baixo, não tem limite máximo, ou melhor, tem mas esse limite é acima de 1 milhão. Ou seja, na prática não há limite de equipes ou zonas.
Ficou bom, apenas um repar, voçe esta a considerar que o primeiro jogo será sempre entre os dois primeiros da tabela? Pergunto isto porque no golos sofrido, em vez de colocar ='Jornada Modelo'!, colocou F7.
Não estou considerando os dois jogos com os 2 primeiros da tabela, podem ser quaisquer times da zona. Usei os 2 primeiros apenas porque nos dados de teste você só colocou jogadores para os 2 primeiros times. Os demais constam na tabela de Zonas/Equipes, mas não tem jogador algum. A escolha dos times de qualquer jogo é livre; basta escolhe-los na tabela de Jogos nas planilhas de Jornadas. Quando à fórmula de =F7, ficará como a outra. Apenas cortei um caminho por preguiça, uma vez que entre os 2 que jogaram, os gols feitos de um são os mesmos sofridos pelo outro, e vice-versa.
Eu não necessito. Posso deixar a coluna B em branco, fora da moldura, para o caso de uma necessidade futura. Ela pode ficar oculta sem atrapalhar. Ok?
Quanto a planilha Jogos, podemos aumentar para as 12 jornadas correto, ou num outro cenário para 13 ou 14 .....?
Como a planilha de jogos tem aproximadamente 40 linhas, e a planilha tem um pouco mais de 1 milhão de linhas, o máximo de jogos por jornada é de aproximadamente 25 mil. Acho suficiente kkkk. As planilhas de Jornadas também não tem limite teórico. O único detalhe é que para cada jogo copiado e colado, a área dele deve ser nomeada no padrão Jogo.X.Y onde X é o número do jogo e Y o da jornada.Da forma inversa, quando excluir um jogo, deve ir no gerenciador de nomes e excluir o nome, pois caso contrário, com o passar do tempo, ficarão dezenas de nomes inúteis de jogos que foram apagados. Outra exigências é que todas as planilhas de jornadas iniciem o nome com "Jornada" um espaço e u=o seu número.

Quando digo que na prática não há limite de zonas, de times de jogos por jornada e de jornadas, na verdade o limite é a capacidade do Excel. Se colocar muitos elementos, o Excel vai sentindo, ficando pesado e acaba por ficar não usável. Se você colocar uns 10 ou 20 jogos por jornada, e uma 10 a 20 jornadas, creio que ficará longe ainda do limite do Excel.

Eu criei 3 novos nomes na planilha JOGOS para balizar a ação da macro a ser criada. Quando estiver pronta te explico.
Como Identificou Jornada 1 Jornada 2 Jornada 3, que eu nas células apenas vejo 1, 2 , 3?
Fiz uma formatação personalizada. É algo similar à formação de um número como moeda, onde aparece R$ (aqui no Brasil), mas na célula está digitado apenas o número. Na planilha de jogo modelo fiz o mesmo com os 2 cartões azuis e os 2 vermelhos, porque o vermelho tinha pouco espaço para o texto. Com o texto e o número ocupando as 2 células mescladas, fica melhor.

Tudo esclarecido? Leiautes validados e aprovados? Podemos partir para a macro?

Jimmy San Juan
Por jfelim
Jimmy escreveu:Olá jfelim,
Apenas coloquei essas zonas porque pode variar de ano para ano. Aqui questiono, noutra época desportiva posso editar esses nomes? Está a contemplar quantas zonas? Na coluna E se colocar uma zona com qualquer nome, a macro reconhece ela?
A padronização é a seguinte: A linha 3 contém os nomes das Zonas. Da linha 4 para baixo o nome das equipes. As Zonas iniciam na coluna “C” (deixei as 2 primeiras colunas livres) e vão para a direita. Podem ser colocadas quantas zonas quiser, até o máximo de 16.380 zonas. Acho que deve ser suficiente kkkkk.
Pode deixar colunas em branco sem problema, assim como a coluna E está em branco atualmente. As colunas que não tiverem nada digitado em sua linha 3 (nome da zona em branco) não serão consideras, mesmo que contenham equipes da linha 4 para baixo, porque equipes sem identificação de zona, não servem para nada.

A quantidade de equipes, que estão da linha 4 para baixo, não tem limite máximo, ou melhor, tem mas esse limite é acima de 1 milhão. Ou seja, na prática não há limite de equipes ou zonas.
Ficou bom, apenas um repar, voçe esta a considerar que o primeiro jogo será sempre entre os dois primeiros da tabela? Pergunto isto porque no golos sofrido, em vez de colocar ='Jornada Modelo'!, colocou F7.
Não estou considerando os dois jogos com os 2 primeiros da tabela, podem ser quaisquer times da zona. Usei os 2 primeiros apenas porque nos dados de teste você só colocou jogadores para os 2 primeiros times. Os demais constam na tabela de Zonas/Equipes, mas não tem jogador algum. A escolha dos times de qualquer jogo é livre; basta escolhe-los na tabela de Jogos nas planilhas de Jornadas. Quando à fórmula de =F7, ficará como a outra. Apenas cortei um caminho por preguiça, uma vez que entre os 2 que jogaram, os gols feitos de um são os mesmos sofridos pelo outro, e vice-versa.
Eu não necessito. Posso deixar a coluna B em branco, fora da moldura, para o caso de uma necessidade futura. Ela pode ficar oculta sem atrapalhar. Ok?
Como a planilha de jogos tem aproximadamente 40 linhas, e a planilha tem um pouco mais de 1 milhão de linhas, o máximo de jogos por jornada é de aproximadamente 25 mil. Acho suficiente kkkk. As planilhas de Jornadas também não tem limite teórico. O único detalhe é que para cada jogo copiado e colado, a área dele deve ser nomeada no padrão Jogo.X.Y onde X é o número do jogo e Y o da jornada.Da forma inversa, quando excluir um jogo, deve ir no gerenciador de nomes e excluir o nome, pois caso contrário, com o passar do tempo, ficarão dezenas de nomes inúteis de jogos que foram apagados. Outra exigências é que todas as planilhas de jornadas iniciem o nome com "Jornada" um espaço e u=o seu número.

Quando digo que na prática não há limite de zonas, de times de jogos por jornada e de jornadas, na verdade o limite é a capacidade do Excel. Se colocar muitos elementos, o Excel vai sentindo, ficando pesado e acaba por ficar não usável. Se você colocar uns 10 ou 20 jogos por jornada, e uma 10 a 20 jornadas, creio que ficará longe ainda do limite do Excel.

Eu criei 3 novos nomes na planilha JOGOS para balizar a ação da macro a ser criada. Quando estiver pronta te explico.
Fiz uma formatação personalizada. É algo similar à formação de um número como moeda, onde aparece R$ (aqui no Brasil), mas na célula está digitado apenas o número. Na planilha de jogo modelo fiz o mesmo com os 2 cartões azuis e os 2 vermelhos, porque o vermelho tinha pouco espaço para o texto. Com o texto e o número ocupando as 2 células mescladas, fica melhor.

Tudo esclarecido? Leiautes validados e aprovados? Podemos partir para a macro?

Jimmy San Juan
Jimmy, mais uma vez obrigado, sim parece isso mesmo! Não me parece que exista algo mais a referir!
Estou desejando ver essas macros! Ver se aprendo alguma coisa!
Aguardo, entao, para depois montar a planilha toda com os dados reais!
Até já!
Por Jimmy
Olá jfelim,

Aconteceu um problema, mas já teve solução. Comecei a fazer a macro da planilha JOGOS, dupliquei vários jogos na Jornada 1, e em outras jornadas. Apaguei diversos jogos também. Tudo isso para criar um ambiente de testes. Então percebi que havia uma porção de nomes inválidos, criados para jogos que acabaram por ser apagados, outro tanto com momes diferentes mas referindo-se ao mesmo jogo, etc. Em suma, percebi que o sistema de definição de nomes não estava funcional, e iria te dar dor de cabeça no futuro, após diversas manipulações que farias nos jogos ao longo do tempo.

Resolvi mudar tudo,e tornar mais simples e mais seguro.

Primeiro: Agora as macros, sempre que acionadas, apagam todos os nomes que estejam com referência inválida. Uma referência inválida pode-se identificar fácil pois tem um #REF! no lugar do nome da planilha ou da célula.

A segunda é que você não irá mais adicionar o nome diretamente, como fazia, a macro é quem vai fazer, e se nessa hora houver algum outro nome apontando para a mesma área (mesmo jogo) o anterior será apagado pela macro.

Creio que assim sempre teremos os nomes em ordem.

Para criar um novo nome o procedimento passou a ser o seguinte.

a) Após copiar um jogo e colá-lo mais abaixo, você deve dar um duplo-clique na primeira célula de sua área, ou seja, naquela que está escrito ZONA.

b) Ao fazer isso, a macro irá te perguntar qual é o número daquele jogo que está incluindo. Nessa hora, toda a área do jogo é selecionada e o zoom da tela é alterado para que você possa se certificar que a área foi corretamente obtida. Você digita o número e tecla OK. O zoom volta ao normal.

C) Só isso.

A macro, com base na célula que você deu o duplo-clique, e com base no número da jornada que ela obtém do nome da planilha, irá identificar a área do jogo (para o jogo 1 seria B2:K37, por exemplo) e criará o nome.

Essa identificação de área eu gostaria que você entendesse bem. A partir da célula que deu duplo-clique, (B2 por exemplo) o Excel irá identificar o bloco como sendo a área retangular que contém a célula B2, e que está cercado de espaços em branco por todos os lados. Vai identificar essa ilha automaticamente. No caso da faixa B2:K37, a linha de cima (linha 1), assim como a de baixo (38), assim como a coluna da esquerda ("A") e da direita ("L") estão totalmente vazias, logo o Excel achou a ilha onde a célula B2 se encontra. Resumindo, o bloco será o grupo retangular de células, onde está inseria a célula B2, e que está cercado de células em branco por todos os lados.

Agora vejamos a linha 10, onde está o nome da equipa 1. Se apagarmos toda essa linha, selecionando-a e teclando DEL, e dermos o duplo-clique na B2, o Excel entenderá que o bloco se encerra na linha 9, e não na 37 como seria correto. Por isso, não podemos deixar linhas totalmente em branco na ficha do jogo.

Outro detalhe é que a coluna A tinha o nome do jogo e os nomes dos times, logo, como não estava em branco, fazia parte do bloco, que ficava de A2:K37. Por isso, apaguei tudo da coluna A. Coloquei o nome da ficha (Jogo 2 - Jornada 3) na célula D2, e os nomes das equipes nas células E10 e E24, onde antes constava apenas "EQUIPE 1" e "EQUIPE 2".

Tive que colocar o número do jogo, aquele que você digita na criação do nome, em algum lugar da planilha do jogo. Coloquei na célula B5. O título do Jogo o usa, e para que não fique feio no meio da planilha, coloquei a cor da fonte igual à cor do fundo para que não seja visto o seu conteúdo.

Caso não tenha entendido alguma parte do que expliquei, pode perguntar.

Gostaria que você testasse a criação de novos jogos, e que depois me diga o que achou.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Óptimo.

So não entendi uma coisa, só posso criar novo jogo depois de ter toda a ficha de jogo do primeiro toda concluida?, so posso por exemplo clicar em B2 depois de ter todos os campo preenchidos?

Ou posso fazer copy past dos boletins copiando as celulas e depois para nomear o jogo faço clicar na b2 ou b...
ou seja seu neste momento tenho dois jogos, se quiser criar o terceiro, posso fazer copy past da respectiva tabela correspondente ao boletim de jogo, como ja me ensinou anteriormente, preencher e no fim clicar em B(celua correpondente) e nomeio o jogo?

Posso criar mais jogos e mais jornadas? ou utilizo sempre a mesma tabela e deposi de nomear jogo posso preencher novamente a mesma?
Eu pretendia ter numa jornada os boletins da totalidade dos jogos da jornada.
ou seja se na jornada houver 6 jogos, pretendia 6 tabelas de boletins de jogo.
É isso?

Abr
Por Jimmy
jfelim,
So não entendi uma coisa, só posso criar novo jogo depois de ter toda a ficha de jogo do primeiro toda concluida?, so posso por exemplo clicar em B2 depois de ter todos os campo preenchidos?
Não, ao contrário. Deve criar o nome antes de preencher, porque caso contrário a macro não reconhecerá aquela área como um jogo, e quando escolher uma zona, seus times não aparecerão automaticamente na lista de times disponíveis para escolha.
ou seja seu neste momento tenho dois jogos, se quiser criar o terceiro, posso fazer copy past da respectiva tabela correspondente ao boletim de jogo, como ja me ensinou anteriormente, preencher e no fim clicar em B(celua correpondente) e nomeio o jogo?
Se já tiver 2 jogos, crie o terceiro, dê nome, e depois preencha.
Posso criar mais jogos e mais jornadas? ou utilizo sempre a mesma tabela e depos de nomear jogo posso preencher novamente a mesma?
Pode criar quantos jogos quiser por Jornada, e quantas jornadas quiser, mas todos os jogos terão que ter seu nome único. Se der ao jogo uma numeração de um jogo que já existe, o nome anterior será apagado e valerá o novo, ou seja, o anterior não terá nome, logo a macro não vai considerá-lo como um jogo. As jornadas devem ter nome padrão: "Jornada " + número. Ex. "Jornada 5" ou "Jornada 85". Se for controlar diversos torneios, pode duplicar a pasta de trabalho e deixar uma para cada torneio.
Eu pretendia ter numa jornada os boletins da totalidade dos jogos da jornada.
ou seja se na jornada houver 6 jogos, pretendia 6 tabelas de boletins de jogo.
Para isso duplique 6 jogos na planilha da Jornada 1, e usando o duplo-clique na ZONA, dê nome aos 6. Pronto.

jfelim, como agora não é mais você que dá o nome, você apenas aciona, por duplo-clique ,a rotina que dará nome, eu mudei o padrão de nome para "X_Jogo." (antes era "Jogo."), mas isso não te afeta, porque é a macro quem dá o nome. Mudei apenas para que na relação de nomes (no gerenciamento de nomes), os nomes utilizados pelas macros fiquem na parte de baixo da classificação alfabética, e na parte de cima terá os nomes que você por ventura crie para suas finalidades particulares, se é que usará esse recurso. Ou sejam, os nomes começando por X, não se misturarão aos teus particulares.

Estou na metade da macro de Resumo dos Jogos. Preciso que você duplique jogos e Jornadas, preencha com dados fictícios, para que quando eu acabar a macro, tenha um ambiente de teste. Não precisam ser 100 times, de 5 zonas, etc. Faça algo reduzido, como por exemplo, 2 ou 3 zonas, de 4 a 6 times por zona, 4 jornadas. Preencha com resultados de gols, cartões, idades, etc.

Faça tudo isso sobre a planilha que estou mandando neste post, pois alterei algumas coisas, e é mais atual.

Jimmy San Juan
Por jfelim
Planilha de jogos B.xlsm
Planilha de jogos B.xlsm
Boa noite Jimmy, muito obrigao!

Estive a tentar preencher os boletins de jogo. Vou dizendo os passo e reportando o que encontrei de errado ou estou a fazer mal.

1- Preenchi o boletim de jogo 1 da 1 jornada, ao tentar prencher com os numero de atletas, deu em erro que deixo nos anexos,
2- ao preencher deparo me com uma situação nova que nao lhe disse, so quero que conte para a media de equipa, atletas que entraram em , colunas j e k;
ao preencher tudo , fiz duplo clique ma celula b2, nomiei o jogo como jogo um..a te aqui tudo bem. fui a palnulha jogos e nao foi registado nada!!
depois para o jogo doi, copiei a jornada matriz e coloquei na jornada um para servir de base ao jogo 2; aqui deparo me que ao selecionar zona norte, nao me corresponde equipas do norte! em equipa 1 equipa 2nao aparecem equipas do norte.

nao salvei este jogo 2. junto envio a planilha com o que preenchi! nao fiz mais que 2 jogos, de modo a nao complicar voçe!
vou anexar ficheiro com dados inserido e para voce me dar feedback.

abraço

PS: nao consigo anexar imagem de erro, mas diz o seguinte:

"erro inesperado: jogador repetido, linha 41"
Por Jimmy
Bom dia jfelim,
Preenchi o boletim de jogo 1 da 1 jornada, ao tentar prencher com os numero de atletas, deu em erro que deixo nos anexos,
"erro inesperado: jogador repetido, linha 41"
O motivo do erro é que na planilha de jogadores, o número do cartão deve estar associado a apenas um time/jogador. Ou seja, cada cartão deve aparecer uma só vez, pois o jogador ou joga cá, ou joga lá. Na planilha que você enviou, se consultar a linha 41 (que é o que diz mensagem de erro) verá que trata-se do cartão 1260. Se fizer uma busca na planilha por esse número, verá que ele também aparece na linha 28. Isso significa que o jogador joga no time Cravo e no time Rosa. Por isso a macro deu o alerta. Se essa condição de um jogador poder jogar em mais de um time for uma condição aceita, então creio que o melhor seria ele ter 2 números de cartão: uma para quando ele joga em um time, e outro para quando joga no outro.
ao preencher deparo me com uma situação nova que nao lhe disse, so quero que conte para a media de equipa, atletas que entraram em , colunas j e k;
Fiz uma alteração no leiaute da planilha de jogos, e passo anexo para a sua avaliação. A planilha anexa é só para avaliação dessa questão. Deixei apenas a planilha de Jornada Matriz, e desliguei as macros. Altere apenas o SIM/NÃO da última coluna para ver como prefere .
Eu acho desnecessárias 2 colunas para indicar se o jogador entrou ou não em campo. Basta uma que diga SIM, ou dia NÃO. Da forma que eu fiz, se a coluna tiver um SIM, significa que o jogador entrou em campo. Se estiver em branco ou se tiver um NÃO, significa que não entrou. Alterei a fórmula da média pra só considerar jogadores que entraram em campo.
Quando à coluna de idade, para os jogadores que não entraram em campo, ela pode permanecer em branco, e aparecer a idade apenas quando um SIM é digitado, ou pode aparecer a idade mas com uma cor mais fraca indicando que aquele valor não está sendo considerado na média, ou ainda aparecer em cor normal, mas com os algarismos riscados. Essas duas últimas alternativas coloquei no exemplo que criei (cor clara para a equipe 1, e fonte riscada para a 2).
Peço que avalie qual opção prefere, ou sugira uma outra.
..a te aqui tudo bem. fui a palnulha jogos e nao foi registado nada!!
A planilha JOGOS ainda não está pronta. Estou fazendo a macro. Por isso te pedi que fizesse um ambiente de testes, para poder desenvolver a macro. Por enquanto estamos testando a parte de jogos.
depois para o jogo doi, copiei a jornada matriz e coloquei na jornada um para servir de base ao jogo 2; aqui deparo me que ao selecionar zona norte, nao me corresponde equipas do norte! em equipa 1 equipa 2nao aparecem equipas do norte.
Isso deve ter ocorrido porque você não deu nome (duplo-clique) ANTES de preencher os dados. A macro é responsável por verificar qual zona selecionou, e disponibilizar para escolha apenas os times que pertencem àquela zona. Porém, a macro só atua em Jogos que tenham nome. Assim, se tenta preencher o jogo antes de nomear, não dá certo.

Outro assunto: temos que começar a pensar nas questões de segurança da planilha. Para isso:

A) acho que o melhor caminho é manter uma planilha de Jornada e uma de JOGOS como matrizes, que não podem ser alteradas, e conforme a necessidade vão sendo copiadas, e suas cópias alteradas, mas sempre preservando as matrizes. Concorda?

B) Temos que restringir as alterações a células que não devem receber digitação, e para aquelas que devem, restringir o que pode ser digitado. Por exemplo, na coluna de GOLOS devemos restringir a digitação a números inteiros, e maiores que 1. Não faz sentido digitar algo diferente disso nessa coluna, concorda?

Amanhã é feriado no Brasil, e na próxima quarta-feira é feriado aqui em São Paulo. Devo viajar e, portanto, ficarei uns dias sem contato.

Próximos passos:
- Aguardo seus comentários sobre a questão do "Erro inesperado: Jogador repetido";
- Aguardo sua escolha sobre a questão da coluna de "jogador em campo"Erro;
- Após sua decisão, te mandarei uma planilha, já com a sua escolha implementada, para que você, em cima dessa versão, trabalhe na confecção da planilha de testes para que eu possa terminar a macro da planilha de JOGOS.

Nas mensagens que colaboram para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Por jfelim

O motivo do erro é que na planilha de jogadores, o número do cartão deve estar associado a apenas um time/jogador. Ou seja, cada cartão deve aparecer uma só vez, pois o jogador ou joga cá, ou joga lá. Na planilha que você enviou, se consultar a linha 41 (que é o que diz mensagem de erro) verá que trata-se do cartão 1260. Se fizer uma busca na planilha por esse número, verá que ele também aparece na linha 28. Isso significa que o jogador joga no time Cravo e no time Rosa. Por isso a macro deu o alerta. Se essa condição de um jogador poder jogar em mais de um time for uma condição aceita, então creio que o melhor seria ele ter 2 números de cartão: uma para quando ele joga em um time, e outro para quando joga no outro.
Não, um jogador so joga numa equipa, nunca terá outro cartão.
Fiz uma alteração no leiaute da planilha de jogos, e passo anexo para a sua avaliação. A planilha anexa é só para avaliação dessa questão. Deixei apenas a planilha de Jornada Matriz, e desliguei as macros. Altere apenas o SIM/NÃO da última coluna para ver como prefere .
Eu acho desnecessárias 2 colunas para indicar se o jogador entrou ou não em campo. Basta uma que diga SIM, ou dia NÃO. Da forma que eu fiz, se a coluna tiver um SIM, significa que o jogador entrou em campo. Se estiver em branco ou se tiver um NÃO, significa que não entrou. Alterei a fórmula da média pra só considerar jogadores que entraram em campo.
Quando à coluna de idade, para os jogadores que não entraram em campo, ela pode permanecer em branco, e aparecer a idade apenas quando um SIM é digitado, ou pode aparecer a idade mas com uma cor mais fraca indicando que aquele valor não está sendo considerado na média, ou ainda aparecer em cor normal, mas com os algarismos riscados. Essas duas últimas alternativas coloquei no exemplo que criei (cor clara para a equipe 1, e fonte riscada para a 2).
Peço que avalie qual opção prefere, ou sugira uma outra. [\quote]
Parece me bem todas asalterações, e gostaria que fique a idade riscada, quando não entre em jogo [\quote]..
..a te aqui tudo bem. fui a palnulha jogos e nao foi registado nada!!
A planilha JOGOS ainda não está pronta. Estou fazendo a macro. Por isso te pedi que fizesse um ambiente de testes, para poder desenvolver a macro. Por enquanto estamos testando a parte de jogos.

Isso deve ter ocorrido porque você não deu nome (duplo-clique) ANTES de preencher os dados. A macro é responsável por verificar qual zona selecionou, e disponibilizar para escolha apenas os times que pertencem àquela zona. Porém, a macro só atua em Jogos que tenham nome. Assim, se tenta preencher o jogo antes de nomear, não dá certo.
Eu prenchi os dados da primeira, e salvei o jogo um, depois preenchi os dados do segundo jogo.
Tenho de nomear o jogo 2 antes de preencher o respectivos campos?

Outro assunto: temos que começar a pensar nas questões de segurança da planilha. Para isso:

A) acho que o melhor caminho é manter uma planilha de Jornada e uma de JOGOS como matrizes, que não podem ser alteradas, e conforme a necessidade vão sendo copiadas, e suas cópias alteradas, mas sempre preservando as matrizes. Concorda?
concordo
B) Temos que restringir as alterações a células que não devem receber digitação, e para aquelas que devem, restringir o que pode ser digitado. Por exemplo, na coluna de GOLOS devemos restringir a digitação a números inteiros, e maiores que 1. Não faz sentido digitar algo diferente disso nessa coluna, concorda?
..
concordo

Amanhã é feriado no Brasil, e na próxima quarta-feira é feriado aqui em São Paulo. Devo viajar e, portanto, ficarei uns dias sem contato.
Bom fim de semana
Próximos passos:
- Aguardo seus comentários sobre a questão do "Erro inesperado: Jogador repetido";
Podemos implementar
- Aguardo sua escolha sobre a questão da coluna de "jogador em campo"Erro;
Pode implementar como referi em cima
- Após sua decisão, te mandarei uma planilha, já com a sua escolha implementada, para que você, em cima dessa versão, trabalhe na confecção da planilha de testes para que eu possa terminar a macro da planilha de JOGOS.
Aguardo
Muito obrigado
Bom fim semana

PS:desculpa mas já editei mensagem 3 veze e não consigo fazer corretamente as citações.
Espero que esteja perceptivel
Editado pela última vez por jfelim em 15 Nov 2019 às 05:57, em um total de 1 vez.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord