Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Olá pessoal, estou criando uma planilha para agilizar um processo de produção audiovisual. Não sou nenhum mestre em Excel, apenas conheço algumas formulas, até agora o Jimi me ajudou muito no ultimo Tópico para organizar e listar o Elenco.

Vamos lá, a minha dificuldade agora é...
Eu crio diversas planilhas que podem ser chamadas de Analise Técnica e preciso copiar uma célula na posição X, outra célula em posição Y e outra em Z e organizar uma lista com esses dados em outra planilha.
A lista que será gerada, coleta dados de diversas planilhas de Analises Técnicas. com as células sempre nas mesmas posições" X, Y e Z"

Depois nessa nova planilha com a lista gerada preciso colorir as linhas comparando duas células.

Ex.:
Na imagem abaixo temos a Analise Técnica chamada F001_C001 e os dados que preciso coletar:
CENA;
EXT ou INT;
NOITE ou DIA;
LOCAÇÃO;
DESCRIÇÃO;
PAGINAS (Que esta em fração de 1/8);
Imagem

Nessa imagem abaixo vemos a planilha que chamei de ESCALETA, onde preciso listar os dados que coletei, note que no campo Detalhes de Cena tenho dois dados juntos.
Imagem

E nessa imagem temos a linha colorida de "verde" sendo a combinação de EXT com NOITE.
Imagem

Aqui esta o Template das cores e as combinações
INT/DIA = Branco
INT/NOITE = Azul
EXT/DIA = Amarelo
EXT/NOITE = Verde

Imagem

Agradeço desde já a ajuda que vier, estou colocando o nome de todos que ajudarem e vou compartilhar com toda escola de Cinema! :D
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Caio,

Vamos começar a trabalhar nisso, mas antes me resposta uma pergunta: você pretende trabalhar com essa planilha no Google Sheets?

Poderia também gerar mais algumas planilhas de cenas, abrangendo várias possibilidades, para que possamos testes mais reais?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Boa Jimmy!
Se criarmos para funcionar no Google Sheets e ficar muito difícil não precisa, mas seria uma ferramenta bem mais completa se funcionar, eu gostaria!

Criei mais 10 análises seguindo a ordem padrão criada com diversos dados aleatórios, menos os que são sequenciais, como Folha e Cena.

Obrigado novamente Jimmy!
Editado pela última vez por caiomaggiore em 08 Nov 2019 às 08:41, em um total de 1 vez.
Olá Caio,

Eu perguntei sobre o Google Sheets porque o que for desenvolvido para Excel, não roda no Google Sheets. Perguntei porque algumas pessoas não sabem disso, e pedem soluções em Excel achando que é a mesma coisa, mas quando vão usar no Google não funcionam. Se pretende usar no Excel mesmo, não haverá problemas.

Vamos fazer por partes, iniciando por montar a planilha Escaleta H. Amanhã já te mando algo pra você ir avaliando.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
Bom dia Caio,

Desculpe, acho que não consegui ser claro na minha mensagem anterior. Neste fórum desenvolvemos apenas Excel, que não é compatível com o Google Sheets. Perguntei porque se fosse intensão sua usar no Google, não adiantaria fazer neste fórum. Você teria que contactar um fórum de desenvolvimento em Google Sheets.

Como você disse que "Se criarmos para funcionar no Google Sheets e ficar muito difícil não precisa" então podemos ir em frente com o Excel, mas já sabendo que não funcionará no Google Sheets.

Jimmy San Juan
Olá Caio,

Duas perguntas:

a) O que acha de mudar a nomenclatura das planilhas de Cenas, de F-001_C-001 para F1_C1. Acho que assim ficaria melhor porque caberiam mais abas de cenas na tela do Excel, e pelo que senti, serão muitas, visto que na nomenclatura original você reservou 3 dígitos para numerá-las.

b) Percebi que a relação de elenco tem 2 colunas. Não lembro se já te perguntei isso, mas a segunda coluna "B" deve ser lida para formar a relação de elenco? Vi que há 2 nomes (Pedro Pedroso e Maria Faria) nessa coluna B na planilha F-001_C-001.

Já estou trabalhando na macro.

Jimmy San Juan
Olá Caio,

Segue a planilha para teus testes.

A parte de elenco já está pegando os nomes das colunas A e B.

A montagem da lista de Escaleta também está pronta, faltando os teus testes.

O próximo passo é tratar das cores, e da planilha Template. Necessito da tua orientação sobre o que precisa ser feito.

Jimmy San Juan
Fala Jimmy,
Ficou ótimo como você fez, tanto com a nomenclatura das planilhas como a coleta dos nomes dos personagens, também notei que na planilha das analises técnicas você colocou as cores para mudar no titulo em Ambiente e Luz, ficou perfeito também.

Você coloriu algumas células das planilhas de Analise Técnica, acredito que foi para referencia na programação, eu posso depois colorir de outra forma?

Sobre as cores na planilha ESCALETA precisa seguir o padrão das cores da analise técnica, fiz um teste aqui seguindo a formula que você utilizou para as analises técnicas para comparar as duas células e coloria uma linha inteira com essa formula.
Código: Selecionar todos
=('$C$3 & "/" & $E$3) = "INT/NOITE"  aplica-se a =$3:$3
[/b]

Mas não consigo replicar isso para cada linha individual, exemplo, cada linha precisa comparar as células C e E e colorir a linha baseado nas combinações, então comparando as células C e E da linha 4, pinte a linha 4, comparando C e E da linha 5 pinte linha 5... e assim por diante.

Outra coisa que notei que na coluna H da planilha escalera, contagem de paginas, não esta formatando para fração de 4/8, o teste que realizei foi limpar todos os dados da planilha escaleta, formatei a coluna H para frações em 4/8 e cliquei para gerar lista, mas ele sempre perde a formatação.

A ultima questão agora e referente a coluna F da planilha escaleta, onde preciso listar qual personagem esta nessa analise técnica usando o ID que foi gerado na planilha elenco. exemplo;
os personagens
1 Pedro
2 Maria
3 Jose

na lista ficam apenas os IDs separados por virgula. 1, 2, 3

Cara, agradeço de coração!
estou muito feliz com o resultado até agora, você é fera!
Abraços
Bom dia Caio,
caiomaggiore escreveu:notei que na planilha das analises técnicas você colocou as cores para mudar no titulo em Ambiente e Luz
Sim, tomei a liberdade de alterar um pouco o leiaute. Exclui algumas colunas desnecessárias; antes a planilha de cenas tinha 10 colunas, e agora 5). Se algo não ficou de acordo com o esperado é só avisar.
caiomaggiore escreveu:Você coloriu algumas células das planilhas de Analise Técnica, acredito que foi para referencia na programação, eu posso depois colorir de outra forma?
Sim, foram coloridas provisoriamente para referência, e acabei esquecendo de tirar as cores.

Vou colorir as linhas da planilha Escaleto, e corrigir a formatação da contagem de páginas. Ambos devem ser feitos via macro, pois ela apaga todas as linhas da lista antes de refazê-la, e com isso a formatação feita na planilha vai embora.

Por falar em formatação, notei, lá no início, que a formatação (cor de fundo da célula) das 2 primeiras linhas da planilha Escaleta, iam até a última coluna (XFD) da linha. Evite formatar toda uma linha ou toda uma coluna. Procure formatar apenas as células que devem ser atingidas com aquela formatação.
caiomaggiore escreveu:A ultima questão agora e referente a coluna F da planilha escaleta, onde preciso listar qual personagem esta nessa analise técnica usando o ID que foi gerado na planilha elenco
Ok, na próxima versão já estará funcionando.
caiomaggiore escreveu:Cara, agradeço de coração!
Você já está agradecendo quando dá um like em cada mensagem. É a forma que o fórum registra isso. Obrigado.

Jimmy San Juan
Olá Caio,

Segue a planilha para teus testes.

Eu criei um botão na planilha Escaleta, mas depois percebi que já há um botão na célula G1. Apago o que fiz e passo a macro para esse da G1?

A coluna TEMPO ESTIMADO ("I") vai ficar em branco, ou trará algum campo das planilhas de cena?

Estive pensando que você vai usar essas planilhas de Elenco e Escaleta, para administrar a produção do filme, quem deve chamar para determinado dia, em determinado local e horário.

Percebi que em cada cena há uma relação de atores sem fala. Creio que seria interessante, para fins de administração, inclui-los na lista de elenco e nos IDs na planilha Escaleto. Pensei que o fato de não abrirem a boca não é relevante para a administração das pessoas, recursos e tempos. O que você acha disso?

Próximo passo será a planilha Templates, mas antes vamos deixar até aqui bem sedimentado.

Jimmy San Juan
Ótimo Jimmy!
vamos por partes...
Jimmy escreveu:Eu criei um botão na planilha Escaleta, mas depois percebi que já há um botão na célula G1. Apago o que fiz e passo a macro para esse da G1?
Sim, tinha preparado aquele botão justamente para rodar a macro, eu sempre travo nas macros, mas pode mudar para esse lindo botão do G1 :D
Jimmy escreveu:A coluna TEMPO ESTIMADO ("I") vai ficar em branco, ou trará algum campo das planilhas de cena?
Eu encontrei um layout dessa tabela na internet e achei interessante colocar, pensei realmente em colocar esse valor manualmente, o que vou perguntar para o meu professor de produção na segunda a importância de estimar o tempo de gravação pois já temos definido que em média gravamos de 3 a 5 paginas por dia.
Vou descobrir isso e te aviso.
Jimmy escreveu:Estive pensando que você vai usar essas planilhas de Elenco e Escaleta, para administrar a produção do filme, quem deve chamar para determinado dia, em determinado local e horário.
Essa responsabilidade é do Produtor, inclusive esse é o exercício, depois que essa lista é gerada eu preciso manualmente separar a ordem de gravação das cenas com alguns critérios, que pode mudar baseado em clima, se interno é mais fácil ou mais rápido que externa, depois realizar primeiro tudo a noite ou de dia... então o importante de ser gerado automático é essa lista, após isso será tudo manual pois depende de cada produção.
Jimmy escreveu:Percebi que em cada cena há uma relação de atores sem fala. Creio que seria interessante, para fins de administração, inclui-los na lista de elenco e nos IDs na planilha Escaleto. Pensei que o fato de não abrirem a boca não é relevante para a administração das pessoas, recursos e tempos. O que você acha disso?
Na verdade os atores sem falas muitas vezes pode ser figurante, tem baixa importância para contribuir na história como um todo, o que precisamos de fato com essa escaleta é organizar a programação das gravações e levando apenas as informações mais importantes, Dia ou Noite, Int ou Ext, onde acontece a cena e local da gravação e quantidade de paginas para determinar a divisão dos dias. Pois no dia da gravação vamos levar impresso a própria analise técnica com todas as informações.
Jimmy escreveu:Próximo passo será a planilha Templates, mas antes vamos deixar até aqui bem sedimentado.
Essa planilha Templates eu criei apenas para te dar uma base das cores e do layout da escaleta. Uma coisa que ia comentar com você, nesse template na COLUNA A temos o modelo de formatação para o Detalhe da Cena da Escaleta, com a macro você consegue deixar a primeira linha em negrito tamanho 11 e a segunda linha sem negrito e com tamanho 10?
Ex.:
Banheiro - Casa de João
João se barbeia no espelho e corta o pescoço.

No geral esta tudo perfeito, não poderia ser diferente!
Olá Caio,
caiomaggiore escreveu:... a importância de estimar o tempo de gravação pois já temos definido que em média gravamos de 3 a 5 paginas por dia.
Desculpe-me, não entendo nada de produção de filmes e já estou dando palpites... kkkk
Eu creio que o tempo de gravação deve ser uma informação da planilha Cena, que depois seria passada para a Escaleta. De modo geral, em planejamento, a assertividade na estimativa de tempo é crucial, e a planilha Cena é que tem todas as informações que serviriam de base para essa estimativa.
caiomaggiore escreveu:Essa planilha Templates eu criei apenas para te dar uma base das cores e do layout da escaleta.
Há duas cores (DAY BREAK e BANNER) que não foram utilizadas. Seriam dias a serem inseridos manualmente na lista da Escaleta? Se for inserir linhas com Day Break, a planilha Escaleta começa a ganhar também conotação de cronograma. Não seria interessante então inserir uma coluna para a data (ou faixa de data: de 02 a 05/11/2019) para cada lina?
caiomaggiore escreveu:Uma coisa que ia comentar com você, nesse template na COLUNA A temos o modelo de formatação para o Detalhe da Cena da Escaleta, com a macro você consegue deixar a primeira linha em negrito tamanho 11 e a segunda linha sem negrito e com tamanho 10?
Sim, vou fazer. E o restante das informações? Corpo 10 ou 11?

E as colunas "B" CAST LEGEND, e "C" SET LOCATION, da planilha Template?

Jimmy San Juan
Olá Jimmy, me desculpe a demora, pude conversar hoje com o professor e apresentei para sala.
Jimmy escreveu:Desculpe-me, não entendo nada de produção de filmes e já estou dando palpites... kkkk
Eu creio que o tempo de gravação deve ser uma informação da planilha Cena, que depois seria passada para a Escaleta. De modo geral, em planejamento, a assertividade na estimativa de tempo é crucial, e a planilha Cena é que tem todas as informações que serviriam de base para essa estimativa.
Realmente esse dado de tempo estimado de gravação deve ser colocada manualmente dependendo de diversos fatores que vamos coletar quase próximo o dia de gravação. Então não precisa.
Jimmy escreveu:Há duas cores (DAY BREAK e BANNER) que não foram utilizadas. Seriam dias a serem inseridos manualmente na lista da Escaleta? Se for inserir linhas com Day Break, a planilha Escaleta começa a ganhar também conotação de cronograma. Não seria interessante então inserir uma coluna para a data (ou faixa de data: de 02 a 05/11/2019) para cada lina?
A data também não precisa, pois eu preciso colocar a data a partir de outros dados de outras equipes, mas essa linha Day Break e Banner são linha que inserimos para fazer separação depois de organizar as escaletas, então também vou colocar manualmente.
Jimmy escreveu:Sim, vou fazer. E o restante das informações? Corpo 10 ou 11?
E as colunas "B" CAST LEGEND, e "C" SET LOCATION, da planilha Template?
Gostaria que as linhas tivessem tamanhos diferentes, a primeira linha (locação) com 11 e negrito e a segunda linha (descrição) com 10, para facilitar a visualização das informações.
A planilha Template apenas serve como base de layout para as outras.
Olá Caio,

Segue a planilha para teus testes. Depois me ponha nos créditos do filme kkkk

Jimmy San Juan
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord