Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Tudo que estiver relacionado ao Excel básico, como somar, calcular média, colocar bordas, etc.
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#49191
Prezados,

Galera, é o seguinte, eu possuo mais de setenta planilhas, com as mesmas funções, layout etc, cada qual tratando de em cenário específico. A questão é que, quando é percebido erro em uma das funções, eu preciso corrigir/atualizar isso em todas planilhas, uma a uma.

Preciso então de uma planilha base, que me permita alterar a função e espelhar essa mesma função correta para todas as demais, sejam 70, 100 ou 200 planilhas dependentes.

É possível fazer isso?
#49193
Ayslang

Se na planilha estiver com todas as aba, isso é bem simples

Agrupa todas as abas muda a célula, pronto a mudança esta em todos,.

Mas, se tiver planilha diferente dentro do diretório ai só por Macro, e eu não sei Macro

Se minha resposta foi útil, clique em obrigado é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
#49228
Olá,

Se todas as planilhas tem o mesmo leiaute, o melhor caminho é esse apontado pelo Décio.
Apenas recomendo alguns cuidados:

Após alterar o que necessita LEMBRE-SE DE DESMANCHAR O AGRUPAMENTO, porque se não fizer isso e sair trabalhando em uma das planilhas, vai estragar todas as demais, e dai pra um SALVAR é um pulinho. O ideal é manter backups atualizados.

Outro cuidado é que, mesmo que as planilhas tenham o mesmo leiaute, se tiverem quantidade de linhas diferentes, e você alterar a primeira fórmula da coluna e copiar pra baixo, as planilhas que tiverem quantidade de linhas diferentes poderão ter fórmulas excedentes, ou sem atualização em suas colunas.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
#49231
Fala galera, acho que me expressei mal, desculpe. Na verdade são mais de setenta arquivos distintos. Cada um desses arquivos possuem dezenas de planilhas (abas). O que eu preciso é sincronizar as funções presentes na primeira PLANILHA desses arquivos, então a ideia é ter um arquivo "MÃE" que ao ser alterado, todas os arquivos "FILHOS" sejam atualizados automaticamente, ou seja, quero replicar as funções feitas em um arquivo, para vários outros.

Portanto, o agrupamento não vai funcionar nesse caso. Haveria outra solução? :cry:
#49279
Bom dia,

Está correto o Décio, só com macro, mas para fazer é necessário que você defina:

- Qual o critério para definição de quais arquivos serão alterados? Serão definidos um a um, ou serão todos os que estiverem em uma determinada pasta do Windows?

- Como vai funcionar (não o mecanismo, mas o processo) essa passagem de fórmulas da Mãe para as filhas?

- É importante tb que você forneça um ambiente de testes, ou seja, a planilha mãe (ou um modelo dela) , e algumas filhas.

Jimmy San Juan
Editado pela última vez por Jimmy em 16 Out 2019 às 10:15, em um total de 1 vez.
#49291
Oi Jimmy, bom dia

Serão alterados todos arquivos de uma determinada pasta do Windows.
Ex: As funções contidas em "Planilha1", no intervalo de A13:J15, presente no arquivo "Mãe" serão copiadas para o mesmo intervalo em todos os arquivos filhos, sempre na primeira "Planilha1" dos respectivos arquivos.

Com relação ao processo, se eu fosse fazer, iria gravar uma macro, onde com a planilha mãe já aberta, teria o intervalo de fórmulas copiado, e a partir daí, iria abrindo uma a uma das planilhas filhas, e colando as fórmulas nos intervalos corretos.

Segue quatro planilhas, para servir de teste.

Obrigado pela ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#49306
Olá Ayslang,

Ok, vou olhar as planilhas, mas gostaria de saber como espera que isso funcione.

Por exemplo: você abre a mãe, altera o que quiser, clica em um botão (que aciona a macro e replica as alterações para as filhas), recebe uma mensagem de confirmação de tudo OK, salva e fecha a planilha mãe. Esse processo pra você está satisfatório? O mecanismo que fará esse processo acontecer, eu desenvolverei.

Jimmy San Juan
#49329
Olá Ayslang,

Segue a planilha mãe alterada. Peço que teste e me diga quais ajustes são necessários.

A pasta onde as planilhas filhas serão procuradas é a mesma pasta onde está grava a planilha mãe.

Arquivos nessa pasta que não tenham a terminação *xls? serão ignorados.

É possível implementar uma verificação extra como por exemplo, só considerar as planilhas cujo nome inicie por "Filha". Se for o caso, me avise.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#49346
Oi Jimmy, muito bom, testei aqui e funcionou perfeitamente. Se eu fosse fazer, teria ficado um código enorme e sujo.

Mas já emendo outra dúvida, pois não mencionei que essas planilhas possuem senha de proteção de arquivo, e proteção de planilha. A senha de abertura do arquivo é diferente para todas planilhas, mas a senha de proteção da planilha são iguais para todos.

Como conseguiria driblar esse problema, uma vez que serão inúmeros arquivos?
#49348
Olá,

Sim, é possível, mas de alguma forma a macro terá que saber a senha de cada pasta de trabalho.

Isso pode ficar digitado dentro da macro, ou em colunas dentro da pasta mãe. A cada pasta de trabalho aberta, a macro procuraria sua senha na relação de senhas, e a abriria.

Me passe a relaçãode nomes/senhas, e escolha onde quer que fique (dentro da macro ou na planilha).

Observação: procure sempre montar o ambiente de teste o mais parecido possível com o real.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
#49384
Oi Jimmy,

Se quiser fazer só um teste com as três planilhas filhas, usando as senhas:

Planilha Filha 01: Senha "SENHA01"
Planilha Filha 02: Senha "SENHA02"
Planilha Filha 03: Senha "SENHA03"

Já me dará um norte para fazer aqui. Creio que dentro da macro seja melhor né.

Valeww mano... está ajudando muito.
#49392
Oi Ayslang,

Alterei a macro.

Na macro anterior eu filtrava quais planilhas abrir. Não abria quem não terminasse por "*XLS?", nem tentava abrir a própria planilha mãe, e nem planilhas de trabalho, as que iniciam com "~".

Uma vez que dentro da macro haverá a relação de planilhas a abrir, se não estiver na relação não é aberta.

Fica uma questão: se uma planilha da relação não for encontrada na pasta, o operador deve ser avisado ou não?

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
#50569
Fala Jimmy, cara desculpe a demora em responder, sai de férias e esse trabalho ficou pausado, mas testei aqui e funcionou. Então, mais uma vez, muito obrigado. Não vou fechar ainda, pois acredito que necessite de mais uma ajuda nesse tópico.
#50591
Oi Ayslang,
Fica uma questão: se uma planilha da relação não for encontrada na pasta, o operador deve ser avisado ou não?
Faltou você responder sobre isso.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo" existente acima e a direita de cada mensagem.

Jimmy San Juan
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord