Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Utilize essa sessão para criar tópicos relacionados a tabelas dinâmicas, formatações condicionais, subtotais, filtros, etc
Pessoal, tenho uma dúvida que desejava ver se me podem ajudar:

1. Numa sheet tenho uma listagem de dados sobre fornecedores, pagamentos e facturações, que abrange mais de uma centena de linhas e algumas 12 colunas.

2. Numa outra sheet, tenho um modelo de facturas onde muitos dos dados estão sendo buscados da 1ª sheet, através de fórmulas simples de =!Folha1C3... D3, E3, etc.

3. O problema é que ao arrastar o modelo da factura pela sheet abaixo de modo a ter uma factura por cada linha/fornecedor da 1ª Sheet, estas fórmulas não passam de =!Folha1C3... D3, E3 para =!Folha1C4... D4, E4 mas sim para de =!Folha1C28... D28, E28, conforme o número de linhas de intervalo entre as células arrastadas.

Será que conseguem perceber a questão? Não tenho um documento que possa publicar, por isso peço desculpa, mas se for preciso improviso um.

Abraço,
João
Para facilitar a criação e teste de fórmulas, favor postar uma planilha exemplo com algumas linhas da sua planilha real, dados fictícios, e coloque manualmente o resultado esperado, explicando por que ele deve ser assim.
Clique em +Resposta, Adicionar um anexo.

Ab.
Boas,

Segue então um exemplo fictício do excel que descrevi. Na folha 2, destaquei a verde na 1ª factura as fórmulas que vão buscar informação da folha 1, no caso à linha 2 que também está a verde.

O meu objectivo é conseguir uma forma que permita que as facturas da folha 2 busquem correctamente a informação da folha 1, tendo em consideração que o excel original tem centenas de linhas na folha 1 e portanto terei de ter centenas de facturas na folha 2. Não dá para corrigir as fórmulas :D

Julgo que a forma mais natural será arrastar a 1a factura pela folha abaixo, mas não consigo fazer com que as fórmulas saltem apenas uma linha da informação da folha 1.

Resumindo: o que quero é que as células da folha 2 correspondam à informação da folha 1, conforme as cores.

Olhando ao excel será mais fácil ;)

Abraço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Fiz usando a função DESLOC com a seguinte fórmula em C9:
Código: Selecionar todos
=DESLOC(Folha1!$D$2;CONT.SE(D$7:D9;$D$7)-1;0)
Copie para os outros campos ajustando a referência para Folha1!$D$2 e para o intervalo de CONT.SE(D$7:D9;$D$7).

Depois copie o intervalo B1:E25 da primeira fatura e cole em B26 para a segunda fatura, e assim por diante.

Confira no anexo, faça testes e veja se atende.

Good luck!
Viva,

Muito obrigado.
Não sei se estou a fazer algo mal, mas as fórmulas dão erro.
Aparentemente, as fórmulas estão iguais ao seu excel, mas dá-me a mensagem #NOME?
Deixo o meu excel em anexo (já com as fórmulas que me deu) para ver se consegue ajudar-me a identificar o problema.

Obrigado.
João
De nada, João. É um prazer ajudá-lo.

No seu último arquivo, somente a fórmula em C9 estava correta:

=DESLOC(Folha1!$D$2;CONT.SE(D$7:D9;D$7)-1;0)
Observe que, como o texto "Data" sempre ocorre no seu Recibo, utilizo a repetição dessa ocorrência com a função CONT.SE para variar na função DESLOC o incremento de linha na planilha com dados.

Mas é preciso que o intervalo de CONT.SE sempre comece na célula D7 e termine na linha da célula atual.
Por exemplo, seu erro na célula C14 foi iniciar o intervalo em D12, então retornou erro, pois nesse intervalo não há ocorrência de "Data": =DESLOC(Folha1!$D$2;CONT.SE(D$12:D14;D$12)-1;0)

O correto em C14 é =DESLOC(Folha1!$H$2;CONT.SE(D$7:D14;D$7)-1;0) e aumentando o intervalo D$7:D14 à medida que avance para as outras linhas.

Todavia, como DESLOC é uma função volátil, às vezes há possibilidade de erros, então criei esta outra fórmula com funções não voláteis:
C9=SEERRO(ÍNDICE(Folha1!$D$2:$D$1000;QUOCIENTE(LIN();25)+1);"")
Observe que uso a função QUOCIENTE para determinar a linha a ser buscada na aba com dados:
QUOCIENTE(LIN();25)+1. Em C9, no caso, QUOCIENTE(LIN();25) = QUOCIENTE(9;25)=0, por isso acrescento +1, para retornar o valor 1, ou seja, a primeira linha da aba com dados.

Quando você arrastar as fórmulas para o próximo recibo, C9 se tornará C34, logo, QUOCIENTE(LIN();25) = QUOCIENTE(34;25)=1, e +1, retornará o valor 2, ou seja, a segunda linha da aba com dados.
Assim sucessivamente.

Para os outros campos, ajuste a coluna na fórmula, por exemplo:
C14=SEERRO(ÍNDICE(Folha1!$H$2:$H$1000;QUOCIENTE(LIN();25)+1);"")
Favor conferir no anexo.
Espero que funcione desta vez.

Ab.
Boas,

Muito obrigado. Agora sim, problema resolvido :D :D
A outra solução dava-me a mensagem #NOME? mesmo na célula C9, que supostamente estava bem.
Com esta está tudo ok e já apliquei no ficheiro original.

Mais uma vez, muito obrigado.
Grande abraço,
João
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord