Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por vtenorio
Olá amigos. Estou tentando algo que nem sei se é possível:

MOMENTO_____IMEDIATO_____15min_____1h_____2h_____4h_____8h
NOTA
____________10___________9________8______6______4______2

Preciso definir uma fórmula de Média Ponderada que conte automaticamente a quantidade de células preenchidas em um intervalo e atribua pesos de forma decrescente, da esquerda para a direita também de acordo com essa quantidade.

Na tabela acima, tenho 6 valores, que precisam ter menos impacto conforme avançam as horas. Desta forma, gostaria que o Imediato começasse com peso 6, até chegar às 8h com peso 1 (é necessário que o peso do último valor sempre seja 1).

Isso seria muito fácil caso esses momentos fossem fixos, mas terei situações em que contarei com menos fatores e outras em que precisarei incluir mais:

MOMENTO_____IMEDIATO_____1h_____4h_____8h
NOTA
____________10________8______4______2

Neste cenário, preciso que o peso do valor de "Imediato" caia de 6 para 4, pois só há 4 momentos agora (lembrando que o último tem que ser 1).

Similarmente, no caso abaixo, é necessário considerar a entrada de um novo momento, e recalcular o peso do primeiro momento para 7, pois agora temos mais um fator.

MOMENTO_____IMEDIATO_____15min_____1h_____2h_____3h_____4h_____8h
NOTA
____________10___________9________8______6______5______4______2

Algumas fórmulas que me ocorreram foram ORDEM.EQ, ÍNDICE e SOMAPRODUTO, mas não consegui agregá-las em uma solução. Acredito ter alguma outra fórmula que eu desconheça que pode me ajudar.

Adicionalmente, gostaria de tentar resolver em uma única célula, sem precisar de tabelas adicionais.

Muito obrigado!

Victor

obs. aparentemente, como sou usuário novo do fórum, não pude postar imagens, mas me esforcei para deixar a explicação do problema o mais clara possível.
Por Jimmy
Olá Tenório,

Veja a planilha anexa.

Fiz com os horários na forma crescente, como você pediu, e na forma decrescente como alternativa.

Para poder copiar a fórmula de um caso para outro, e funcionar, é preciso já prever a faixa máxima de dados. Para os casos em que os dados não ocupem todas as colunas, não há problema porque não serão considerados.

Você não colocou o resultado da média, logo, não pude verificar o valor obtido na fórmula. Peço que verifique.

Se esta mensagem colabora para a solução do problema, peço que dê um Like, clicando no botão com o "positivo", acima e a direita.

Jimmy San Juan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord