Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
Bom dia!

Uma colega do trabalho faz uma planilha diariamente com um trabalho extremamente penoso. Estou tentando agilizar o serviço dela com umas fórmulas no excel.
O trabalho é diário, as vezes feito de manhã e de tarde, e consiste em:
- Pegar todas as cotas de consórcio do nosso site da data de hoje;
- Comparar com as cotas de ontem para verificar quais saíram e quais entraram;
- Separar entre administradoras, junções ou isoladas, imóvel ou veículo;
- Realizar o cálculo do saldo devedor.

BASICAMENTE é isso, mas é muito demorado por conta da tratativa da planilha.

A minha dúvida é a seguinte:
Do site, pegamos todas as informações e colamos diretamente no Excel.
Ele vem assim:
(Lê-se: administradora > $ carta > $ entrada > parcelas > $ parcela > vencimento)
SANTANDER - 25.570,00 - 10.710,00 - 36 - 620,00 - 25/09/2019 (isolada)
GAZIN - 26.410,00 - 13.920,00 - 68 - 64 x 352,00 + 4 x 230,00 - 10/09/2019 (junção)
Consórcio - 26.530,00 - 2.700,00 - 17 - 1.798,00 - 22/09/2019 (isolada)
Quando colo todos esses dados no excel, a fórmula para calcular o saldo devedor das parcelas normais (cotas isoladas só tem 1 valor de parcela) é bem simples. Quantidade de parcelas x Valor da parcela = saldo devedor
O problema é na junção. Quando tem mais de um valor de parcela e mais de uma quantidade de parcela. Como no exemplo acima.
O que nós fazemos, na lista de 200 cotas, é clicar em cima da célula com essa fórmula por extenso, copia o texto, clica na célula onde ficará o saldo devedor, coloca = ctrl + v. Dá enter para corrigir a fórmula e calcula "manualmente".
Em todas as junções, temos que fazer o cálculo manual.

Gostaria de saber, se alguém pode me auxiliar, nessa parte de calcular a junção sozinha. Uma fórmula... Porque eu coloquei o = e arrastei a fórmula pra baixo, e fica tudo igual a outra, ele puxa esse "Cálculo" que fiz na primeira célula.

Desculpe a mega explicação, mas é que não sei pedir ajuda sem que a pessoa entenda o que estou fazendo kkkk...
Valeu desde já galera!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Veja se resolve. Veja o Gerenciador de Nomes para ver o que foi feito. Foi usada uma função chamada AVALIAR no Excel 4.0 Macro. Só funciona no Gerenciador de Nomes e a pasta de trabalho tem que ser salva habilitada para Macro (extensão xlsm).
Esqueci de anexar na mensagem anterior.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Acho que não deu certo. Pois fiz a conta do lado para verificar se o resultado é o mesmo, mas não bateu.
Por exemplo:
21632 - 1 x 3.465,00 + 45 x 3.115,00 + 127 x 1.427,00 = R$ 324.869,00 <--- no cálculo que faço
21632 - 1 x 3.465,00 + 45 x 3.115,00 + 127 x 1.427,00 = R$962,00 <--- na fórmula que indicou
Estranho. Acabei de baixar a pasta de trabalho que te enviei. Está com o valor correto, o mesmo que você calculou. Note que calculei apenas para o dia 29/08, mas você pode fazer uma outra fórmula no Gerenciador de Nomes para o dia 28/08.
babdallas escreveu:Estranho. Acabei de baixar a pasta de trabalho que te enviei. Está com o valor correto, o mesmo que você calculou. Note que calculei apenas para o dia 29/08, mas você pode fazer uma outra fórmula no Gerenciador de Nomes para o dia 28/08.
Poxa eu tentei de novo e agora deu certo... Mas mão faço a menor ideia do que eu fiz para funcionar.
Antes de fechar o tópico, pode me ensinar a fazer essa fórmula?
Fui no gerenciador de nomes e não consegui fazer sozinha a fórmula igual a sua.
Não consegui localizar o que era o AVALIAR.
Usando a fórmula já pronta, repassei ela pra outra aba da planilha, dupliquei a fórmula e editei a base e deu certo.
Mas não entendi por qual motivo ela funciona apenas com a função SUBSTITUIR.
Imagine que você quer resolver a sequinte expressão matemática:
1.000 x 10 + 100 x 2

Se eu escrever esta expressão no Excel desta forma, o Excel considerará isso como texto. Mas como sria esta expressão matemática escrita no Excel para que ele calcule? Seria ssim

1000 * 10 + 100 *2

POrtanto, precisamos substituir o ponto (".") por vazio (""), para que o números acima de 1000 sejam considerados como números de fato. Além disso, precisamos substituir o "x" pelo sinal de multiplicação no Excel ("*").
Por este motivo usei a função substituir, ou seja, para que a expressão matemática ficasse da maneira que o Excel entende.

Após fazer estas substituições usando 2 vezes a função SUBSTITUIR, ainda assim a expressão matemática não deixa de ser um texto. Aí entra a afunção AVALIAR do Excel 4.0 Macro, que tem a capacidade de avaliar uma expressão matemática. Só que por não ser mais uma funão documentada e ser do Excel 4.0 Macro, precisa ser utilizada no Gerenciador de Nomes.

Espero que você tnha entendido o motivo do uso da função AVALIAR e SUBSTITUIR. Caso ainda não tenha entendido, diga que tento explicar de outra maneira.
babdallas escreveu:Imagine que você quer resolver a sequinte expressão matemática:
1.000 x 10 + 100 x 2

Se eu escrever esta expressão no Excel desta forma, o Excel considerará isso como texto. Mas como sria esta expressão matemática escrita no Excel para que ele calcule? Seria ssim

1000 * 10 + 100 *2

POrtanto, precisamos substituir o ponto (".") por vazio (""), para que o números acima de 1000 sejam considerados como números de fato. Além disso, precisamos substituir o "x" pelo sinal de multiplicação no Excel ("*").
Por este motivo usei a função substituir, ou seja, para que a expressão matemática ficasse da maneira que o Excel entende.

Após fazer estas substituições usando 2 vezes a função SUBSTITUIR, ainda assim a expressão matemática não deixa de ser um texto. Aí entra a afunção AVALIAR do Excel 4.0 Macro, que tem a capacidade de avaliar uma expressão matemática. Só que por não ser mais uma funão documentada e ser do Excel 4.0 Macro, precisa ser utilizada no Gerenciador de Nomes.

Espero que você tnha entendido o motivo do uso da função AVALIAR e SUBSTITUIR. Caso ainda não tenha entendido, diga que tento explicar de outra maneira.
A parte da Substituição dos número eu entendi, nem tinha me ligado disso! Claro que o excel não vai calcular 100 x 2 porque ele calcula 100 * 2.

A parte do Avaliar ainda ficou um pouco misteriosa apenas quanto ao uso.
Eu posso fazer uma fórmula no excel escrito avaliar? Não consegui entender ela com a parte do gerenciador de nomes....
Após várias modificações, consegui criar uma planilha separada, onde a pessoa que é responsável por essa tabela, faz todas as modificações que precisa na tabela principal e essa parte chata do cálculo, ela faz na planilha separada e cola como valores na planilha original.
Um pouco depende da força de vontade de a pessoa querer SE ajudar, mas se assim já facilitou o trabalho dela, fico feliz.

Muito obrigada pela ajuda! Deu super certo!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord