Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por rit
bom dia,

tenho uma planilha que controla paradas, e quando eu aponto uma parada que esta na troca de turno eu não consigo dividir esse valor referente ao seu turno.

Exemplo: troca do 3° para o 1°, tive uma parada das 04:00 as 06:00.. eu preciso que ele separe essas horas 1 hora para o terceiro turno e outra hora para o 1° turno..

Eu fiz um SE, mas esta cada vez ficando maior as condições..

Alguem ja viu algo parecido?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Por Jimmy
Olá rit,

Pode ser uma função de usuário, e não uma fórmula? Acho que simplifica.

Jimmy San Juan
Bom dia Jimmy,

O que é uma função de usuário? eu só preciso separar o tempo dos turnos :( mas como eu tenho muitas linhas (10k) se eu fizer a formula com SE(SE(SE(SE(SE, a planilha vai ficar travando muito.

pode me dizer do que se trata essa função de usuário?
Por Jimmy
Bom dia rit,

É uma função assim como a SOMA, MAXIMO ou PROCV, só que nós damos o nome que queremos e programamos o que ela deve fazer. Assim, você usa ela como se já fosse nativa do Excel.

Pra fazer o que você quer com fórmulas, vai ser, como você já concluiu, uma pancada de ifs.

Para construir sua lógica, precisamos que ela receba a hora inicial, a hora final, qual o turno que está sendo verificado e a tabela de horários dos turnos. Com isso ela se vira.

A tabela de horários e turnos pode estar na planilha ou dentro da própria lógica da função. No primeiro caso, tornaria a macro um pouco mais pesada porque para cada execução, ela teria que ler a planilha, porém, alterações de horários de turnos ficam mais fáceis, embora nem tanto assim. No segundo a macro fica um pouco mais leve, porque já tem os valores dentro dela (recomendo dessa forma).

Quando à performance, creio que por função fica mais rápido, mas como você deve saber, tudo depende da quantidade de informações a serem trabalhadas.

Se topar tentar, vamos em frente, e monto a função.
Ta, eu topo "qualquer parada que ajude" então os turnos são:

05:00 as 13:30
13:30 as 22:00
22:00 as 05:00

primeiro segundo e terceiro.. o formato das informações são o das planilha 2 em anexo.. data tem inicio x data tempo fim
rit,

Teste essa versão preliminar pra avaliarmos os resultados. Ela foi feita para a planilha que você postou inicialmente, sem data, apenas a hora de início e fim da manutenção.

Vou agora tentar encaixar essa nova informação (data), mas gostaria que você testasse sem data mesmo, pra pegar possíveis erros.
Editado pela última vez por Jimmy em 29 Ago 2019 às 14:55, em um total de 1 vez.
Por rit
Jimmy ficou excelente, só a troca de dia/turno juntos que da pau... tipo se eu pegar um horario das 22 as 07 ele joga tudo pro terceiro turno.

Mas resolvendo isso essa soluçao me atende planamente..
rit,

Você falou em 10 mil linhas mas mandou com 58 mil. Percebi que muitas (não sei mensurar quantas) foram desmembradas por ter passado da meia-noite.

Estou alterando a macro pra contabilizar também quanto a manutenção vira a meia noite. Pegará inclusive trabalhos de vários dias, em uma linha só. Ex:

de 03/01/2019 06:53:08 até 09/01/2019 07:26:23 | turno 1 = 51:33:15 | Turno 2 = 51:00:00 | turno 3 = 42:00:00

Isso diminuirá a quantidade de linhas.

É possível pra você trabalhar assim, sem o desmembramento das linhas?
Editado pela última vez por Jimmy em 29 Ago 2019 às 22:22, em um total de 1 vez.
Olá rit,

Segue planilha
teste gur Jimmy.xlsm
Não precisa mudar o leiaute, a macro calcula da mesma forma, se o registro estiver quebrado em vários, ou se estiver tudo junto. Note que na primeira linha da Planilha2, eu coloquei uma manutenção de levou muitos dias, e a totalização de horas por turno funcionou bem.

Foi apenas uma sugestão deixar de desmembrar as linhas, mas vai funcionar se continuar como está.
Por rit
Jimmy,

Muito obrigado!

A solução ficou excelente, pra quem trabalha com TURNOS e tem algum problema em controlar paradas e trabalha com turnos aconselho a dar uma olhada no modelo.. Queria poder compartilhar minha analise grafica mas não posso por causa dos dados...
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord