Este fórum está sendo desativado

Depois de 9 anos, este fórum será desativado. Mas calma.... estamos migrando para uma comunidade no DISCORD. Junte-se a nós.

ENTRAR PARA DISCORD

Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Boa Noite!

Em minha empresa, criei uma planilha que serve para verificar a previsão de recebimento do cartão de crédito para uma rede de lojas. O problema é que o arquivo fica com mais de 60mb, é lento pra abrir e preciso recria-la de 2 em 2 anos para não ficar inviável.
Gostaria de algum auxílio para poder simplifica-la de uma forma com que não fique tão gigantesca.

A Planilha funciona da seguinte forma:
- Há uma aba por semestre de cada loja onde é colocado o valor das vendas de cartão, de 1 a 12 vezes. Exemplos: Planilha "LojaX01-18" (primeiro semestre de 2018), "LojaX02-18", "LojaY01-18", LojaY02-18"....
- Criei uma planilha que une todas as planilhas de determinada loja, o objetivo é facilitar depois o cálculo das taxas de cartões de uma forma contínua. Exemplo: "LojaXValores", que une os dados de "LojaX01-18", "LojaX02-18", "LojaX01-19", LojaX02-19".
- Depois vem a planilha a qual nomeio "LojaXResultOp" que calcula os resultados diários, buscando os valores da "LojaXValores". Por exemplo a fórmula de cálculo do resultado das parcelas de 12x: =1/12*((1 - Taxas!$B$15)*( 'LojaX Valores'!N1006 + 'LojaX Valores'!N976 + 'LojaX Valores'!N946 + 'LojaX Valores'!N916 + 'LojaX Valores'!N886 + 'LojaX Valores'!N856 + 'LojaX Valores'!N826 + 'LojaX Valores'!N796 + 'LojaX Valores'!N766 + 'LojaX Valores'!N736 + 'LojaX Valores'!N706 + + 'LojaX Valores'!N676)) + 1/12 * ((1 - Taxas!$D$15)*( 'LojaX Valores'!AA1006 + 'LojaX Valores'!AA976 + 'LojaX Valores'!AA946 + 'LojaX Valores'!AA916 + 'LojaX Valores'!AA886 + 'LojaX Valores'!AA856 + 'LojaX Valores'!AA826 + 'LojaX Valores'!AA796 + 'LojaX Valores'!AA766 + 'LojaX Valores'!AA736+ 'LojaX Valores'!AA706 + 'LojaX Valores'!AA676))
- Finalmente, eu somo os resultados de todas as células do cálculo do resultado (LojaXResultOp) dando então o resultado esperado que entrará no banco das vendas de cartões provenientes de todas as taxas (débito, crédito 1 a 12x).
- Há uma planilha pra colocar o valor das taxas das máquinas de cartões: "Taxas"
- Eu faço essas planilhas para todas as lojas, utilizando macros para o departamento financeiro colocar os dados e "caminhar" entre as planilhas. No final, há uma última aba que demonstra o resultado esperado para cada dia, somando o "ResultOp" de todas as lojas.

Será que deu para entender? Infelizmente é complicado passar os resultados do faturamento de nossas lojas aqui. kkkk.

Desde já agradeço.
EderAppel

Tem muito lugar que deixa a planilha lenta, pode ser formula gerecimento formatação gráficos e outros

Poste seu modelo com dados fictício para que posso analisar e ajudar

ou neste link tem o meu e-mail https://forum.luz.vc/t/pesquisa-com-vlookup/4101/2

Decio
Não ficaria mais leve se você utilizasse uma outra pasta de trabalho apenas para "Base de dados" e outra apenas para os cálculos?
Poderia conectar elas por Power Query.

Acredito que melhoraria o desempenho.
Deciog escreveu:EderAppel

Tem muito lugar que deixa a planilha lenta, pode ser formula gerecimento formatação gráficos e outros

Poste seu modelo com dados fictício para que posso analisar e ajudar

ou neste link tem o meu e-mail https://forum.luz.vc/t/pesquisa-com-vlookup/4101/2

Decio
Obrigado Decio. Só para eu alterar/apagar os dados tudo daria uma trabalheira enorme... Mas a lentidão provavelmente é pela quantidade de dados mesmo... São mais de 100 planilhas com dados A1:Z10000...

Diego100ges escreveu:Não ficaria mais leve se você utilizasse uma outra pasta de trabalho apenas para "Base de dados" e outra apenas para os cálculos?
Poderia conectar elas por Power Query.

Acredito que melhoraria o desempenho.
Não sei... Nunca utilizei Power Query. De verdade, eu sou um leigo que basicamente só sabe usar "IF" e faço milhões de caminhos pra chegar no que preciso... Tenho um pouco de conhecimento de Macro e código, mas só.
Como você indica fazer? Gostei da ideia, talvez ajude mesmo. Tem aproximadamente 50 planilhas que são só para os cálculos e elas são as mais extensas...

Muito obrigado pessoal!
long long title how many chars? lets see 123 ok more? yes 60

We have created lots of YouTube videos just so you can achieve [...]

Another post test yes yes yes or no, maybe ni? :-/

The best flat phpBB theme around. Period. Fine craftmanship and [...]

Do you need a super MOD? Well here it is. chew on this

All you need is right here. Content tag, SEO, listing, Pizza and spaghetti [...]

Lasagna on me this time ok? I got plenty of cash

this should be fantastic. but what about links,images, bbcodes etc etc? [...]

Estamos migrando para uma comunidade no Discord